WWW.BOLANAAREA.PT

terça-feira, janeiro 30, 2007

UM DIA EM GONDOMAR

Advogados, mais de 40. Acusados, menos de 10. Valentim Loureiro abriu o dia em Gondomar mas para esclarecer aquela história da boleia de Durão Barroso a Pinto de Sousa, numa trip a Moçambique. O major não se explicou bem e as televisões que chegaram tarde passaram o dia a dizer que Valentim quer que tudo se resolva no julgamento, quando o que o major disse foi que gostaria de ser absolvido antes mesmo de o julgamento começar, ou seja, na fase de instrução que está a terminar. Enfim. À tarde, uma parada de advogados, alguns deles estrelas dos nossos tribunais, outros nem por isso. Foi o primeiro confronto entre este batalhão de causídicos e o procurador adjunto Carlos Teixeira. A coisa esteve preta. O jovem juiz Pedro Miguel Vieira teve de ser o árbitro. No fim, defesas confiantes num bom desfecho: a desmontagem da acusação. Esta, obviamente, sem se pronunciar. Mas uma frase ficou-me no ouvido: "Isto é tudo show-off, julgamento à vista". Será mesmo? Não deve ter sido isso que os advogados disseram aos seus clientes, concluída uma sessão de quase sete horas com um intervalo para uma cigarrada e outro para comer umas bolachinhas que o tribunal encomendou na confeitaria "Douradinha".
PS - Na foto de Manuel Araújo, meu companheiro de estrada, pode ver-se o "je" (é aquela mancha vermelha em pose de craque brasileiro em dia de apresentação) rodeado pelos dois jornalistas que mais sabem sobre Apito Dourado...e não só.

4 comentários:

Anónimo disse...

Havia um jornalista no O JOGO que sabia tudo sobre arbitragem, sobre o apito dourado e noticiava imensos casos e escândalos. Chamava-se acúrcio marcos. Sabe dizer-me que é feito dele?

Anónimo disse...

Se a sua esposa sabe assim tanto. Também é capaz de saber que, quando ainda existia o sorteio de árbitros, as bolas dos que "interessavam" eram colocadas no congelador umas horas antes. Também deve saber disso não!?

zé das coivas disse...

tania laranjo? boa jornalista!

Carla disse...

Bom apanhado!!! ...E a tânia com cara de zangada!! Eheheh