WWW.BOLANAAREA.PT

quinta-feira, setembro 07, 2006

FALÁCIAS


A época futebolística de 2003/2004, aquela que foi varrida pela operação "Apito Dourada", teve não apenas o FC Porto como campeão nacional (e europeu). O Benfica ganhou a Taça de Portugal e o Gondomar subiu à Liga de Honra. Das escutas directamente relacionadas com os jogos do Gondomar resultaram outras. Por exemplo, Valentim Loureiro viu interceptadas centenas de chamadas que fez e que recebeu durante toda a época. Pinto da Costa também acabou por integrar o clube. Mas, curiosamente, outras figuras que apareciam com frequência na "sala de cozinhados" não tiveram essa graça e as escutas que hoje existem e que lhes dizem respeito são apenas consequências de conversas com determinados "alvos" (é o termo técnico que se usa). Quem conhece o processo - e ninguém para além do procurador Carlos Teixeira o conhece na sua totalidade -, resulta uma ideia-mestra: toda a gente queria escolher os árbitros e os árbitros assistentes e quem tinha mais influência até tentava controlar os observadores dos mesmos, que são, como se sabe, os seus avaliadores, determinando subidas e descidas e as cobiçadas internacionalizações (não apenas dependentes da influência do senhor Michel Vautrot). Tudo isto é fado, por outras palavras condenável. Mas a verdade que o futebol português é isto mesmo há muito anos, mesmo antes da Liga começar a "organizar" os dois principais campeonatos. Os beneficiados são sempre os mesmos: os clubes mais influentes e poderosos. Querer ver neste grupo anjos e demónio é uma falácia. Ou uma tentativa de fuga para a frente...

1 comentário:

Anónimo disse...

EQ, simplesmente fabuloso este post. Sintético, mas esclarecedor, sobretudo para lerem aqueles que de repente se esquecem que todos, mas todos, comeram ou querem comer do mesmo!!!

No final, vingarão sempre os mais fortes e vencedores, tanto na época de ouro de Eusébio ( ui, aí não havia jantares nem "toques" a árbitros) como agora na época de ouro azul e branca é evidente que o pêso das camisolas se fez sentir entre os árbitros e dirigentes!!!

Sempre assim foi, mas antes não havia imprensa pra explorar a forma como o SB e o Sporting ganhavam os campeonatos, mas agora, agora sim, só agora a verdade depsortiva está em causa!!!