WWW.BOLANAAREA.PT

quinta-feira, setembro 14, 2006

As contas do leão


O SAD do Sporting anunciou ontem os seus resultados relativos ao exercício 2005/2006. Os leões fecharam com 314 mil euros de lucro, para sermos simplistas na análise de contas que os relatórios divulgados muitas vezes disfarçam com linguagem técnica. Estou apenas a falar do resultado líquido, que é o que resulta da soma do resultado operacional (vendas versus custos operacionais), do resultado financeiro (juros recebidos e descontos versus juros pagos e rendimentos) e do resultado extraordinário (custos e proveitos inesperados ou apenas pontuais, como por exemplo mais valias devido a alienação de património. Importante dado a reter o facto de nestas contas entrarem os 18 milhões de euros relativos à obrigações escriturais que o Sporting colocou em bolsa. Para uma SAD no limite da sobrevivência, não são bons números, se tivermos também em conta que durante este exercício o clube vendeu 6,3 milhões de euros (produto craque de futebol) e comprou 15,6 milhões de euros, embora grande parte deste capital com vista à época já em curso.

14 comentários:

O LEÃO DA ESTRELA disse...

É a última anedota que corre nos bastidores da UEFA. Dizem por lá que o Sporting vai ser suspenso da Liga dos Campeões e de todas as provas da UEFA. É que, depois de uma vitória tão clara sobre o Inter de Milão, estão todos com medo dos leõezinhos à solta...

Anónimo disse...

A sociedade apresenta lucros de 314 mil euros de resultado líquido e este ainda tem um paleio como se as coisas tivessem sido feitas mal. Quero lá saber que 18 milhoes vieram das obrigações escriturais que o SCP pôs em bolsa. E já agora, se o scp tivesse vendido um dos grandes jogadores tinha arrecadado muito mais dinheiro. Vejam é as contas dos outros dois e os orçamentos deles e depois digam qual é a pior gestão. O SCP com muito menos de metade do orçamento de outros ia sendo campeão. E este ano com apenas 17 milhoes de orçamento, contra 25 de uns e 40 de outros e vejam lá os resultados. A má gestão de quem será?
Vamos Sporting, vamos F. Soares Franco, estes jornalistas (que nunca ousaram investigar sinais evidentes de corrupção e compadrios) criticam a corrupção e as falcatruas mas depois não defendem os clubes que têm gente séria. Enfim, mais umas Queiroz(adas)!!!!
Com a alienação do património não desportivo (somos os unicos a poder faze-lo pois os outros nem isso têm) vamos ter mais 50 a 60 milhoes para abater no passivo e nos juros.

Anónimo disse...

Ai aqui esta a prova do teu anti-sportinguismo!!!

Leão Verde disse...

Normalmente não comento (nem respondo a) intervenções de anónimos, mas abro uma excepção para fazer minhas as palavras do (1º) anónimo. E acrescento que neste momento existe já uma campanha para tentar atirar lama para cima do nosso clube, sobretudo porque não há uma escuta, uminha só, no apito emporcalhado, que comprometa o Sporting. E digo isto com à vontade, porque não tenho dúvidas que se houvesse uma leve suspeita ela já tinha saído cá para fora e amplificada até ensurdecermos.

Anónimo disse...

Se a dor de cotovelo fosse musica, este blog era uma festa!!!hehehehhe.

SCP4EVER

Barata disse...

é o problema de se falar do que não se sabe...

Os 18 milhões só mexem com o balanço... ao reembolsar o empréstimo, pagando os juros, aí sim teremos o custo (os juros).

Se o eugénio tem uma empresa e pede um empréstimo de 300.000 euros para comprar maquinaria teve um prejuízo de 300.000 no 1º ano?

Ou será que gerou uma dívida?

Miguel disse...

Mais importante que o RLE que é sobretudo contabilístico, interessam indicadores como EBITDA ou o Cash flow, estes sim verdadeiros indicadores de performance financeira. E o Sporting está melhor que no ano anterior. O cash flow o ano anterior foi de 13 milhões devido a um artifício contabilístico (alienação por 65M€ da participação à DE).

Continua-se a perseguir o equilíbrio.

McBridden disse...

Meu caro Eugénio,

Escreve sobre futebol, a louvar o banho de bola que o Inter levou na terça, e deixa-te de temas sobre os quais, comprovadamente, não percebes nada...
Mas onde é que os números do empréstimo entram no resultado líquido?
Há custos ou proveitos relevantes associados?
Ou uma entrada de capital (activo) e o reconhecimento de uma dívida de longo prazo (passivo).
Se souberes, fala, se não souberes, não mandes bujardas.

Anónimo disse...

Ainda estamos à espera de um post sobre a vitória do Sporting...
Em vez disso, temos esta escrita enviezada, onde se sublinha uma tal alienação de património que ainda não ocorreu...
Patético...

Anónimo disse...

o sporting é um clube morto a médio prazo.
o seu estátuto de grande fenecerá dentro de alguns anos.

K@ffa disse...

O que eu gostava de ver era um estudo sério e profundo às contas dos 3 grandes, onde se comparassem receitas, custos com o pessoal (jogadores e técnicos), juros e amortizações de empréstimos, impostos, mais-valias e menos-valias de jpogadores e património. Isto ao longo dos últimos anos.

Mas isso dá algum trabalho...

Anónimo disse...

ó Eugenio, faz lá um post para o lagartos se masturbarem à custa do miguel veloso e da vitoria contra o inter...

Pauleta disse...

Leão Verde,

O Sporting ainda não veio à baila na história das escutas porque anda muito caladinho. Talvez por medo de alguma coisa. Esse colosso do universo leonino que dá pelo nome de Dias Ferreira admitiu no programa da SIC onde participa que, na altura em que era dirigente, também fez os seus telefonemas. Apesar de se estarem com a mania da perseguição, vc's são iguais aos demais, é td farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Leão Verde,

Quais são as escutas que há sobre o SLB? Há uma para um jogo da Taça, que o Dias Ferreira diz que também ele fazia telefonemas daqueles LOL.... Além do mais, o SCP fazia, no caso da escuta, o SLB recebeu....