WWW.BOLANAAREA.PT

terça-feira, agosto 22, 2006

Hélder Conduto


O jogo entre o Sporting e o Inter de Milão se para outra coisa não serviu para além da homenagem do sapo ao Figo, mostrou que há em Portugal quem saiba vestir a pele de relatador de jogos de futebol na TV. Hélder Conduto deu, na RTP1, uma lição completa: de preparação para o jogo, de ritmo e de argúcia, sem causar qualquer espécie de ruído. Muito próximo da nota 20. Parabéns pela excelência! Sem histerismos, sem redundâncias, sem trocadilhos fáceis... Informação pura e dura sobre a imagem e o momento. Demasiado bom para um meio tão maltratado pela indigência e pela falta de trabalho de casa.

17 comentários:

Ricardo disse...

Absolutamente de acordo!!! Desde os tempos do António Tadeia (e apenas como comentador) que eu não via tanta sabedoria num jogo de futebol pela televisão. Assim dá gosto. Deste até o Artur Jorge tem obrigação de gostar!

Só não leva 20 porque exagerou nos "Mas que perigo!" no final de cada jogada de... perigo.

João disse...

Concordo com os elogios. Lidei ao de leve com o Hélder Conduto, na universidade e na profissão, e tenho a ideia de ser um gajo e um profissional a sério. Lá está a grande diferença: enquanto uns querem brilhar por si, outros deixam a informação brilhar. Do primeiro caso temos milhentos exemplares, do segundo demasiado poucos. O Conduto é um deles.

Caneladas disse...

Em televisão, o Hélder é, DE LONGE, o melhor. Na rádio, quanto a mim só perde para dois da RR, Pedro Sousa e Alexandre Santos

Caneladas disse...

Em televisão, o Hélder é, DE LONGE, o melhor. Na rádio, quanto a mim só perde para dois da RR, Pedro Sousa e Alexandre Santos

Gilberto Mandamil disse...

"E que periiiiiiiiiiiiiiiiiiigo!"

É uma pena ser a TVI a detentora dos direitos de transmissão dos jogos da BWIN em canal aberto. Os comentários de João Querido Manha são desinteressantes e pouco dotados de imparcialidade. Pior que isso, o programa desportivo de revisão da jornada é muito fraco e com um horário péssimo.

Malta da Tropa que curte Bola

Anónimo disse...

Não foi ele que gritou golo num remate ás malhas laterais? E não terá sido ele que achou que o penalty por puxão do Tonel ao Ibrahimovic era duvidoso?

Pode ser muito bom mas precisa de comprar uns óculos...

Zirtaev disse...

Também gostei muito, mas, há sempre um mas, perdi-me a rir quando disse: " Ricardo que no Boavista ganhou tudo o que havia para ganhar, no Sporting ainda não ganhou nada "

Até me dei ao trabalho de ir procurar o que ele ganhou no Boavista e é impressão minha ou o Ricardo só chegou à meia final da taça Uefa com o Boavista? E já agora e a Liga dos Campeões? E a taça da raças? E a supertaça Europeia?
Ganhou tudo o que havia para ganhar EM PORTUGAL, o Helder esqueceu-se disso.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

O HC é fantástico!

Sabe o historial todo dos jogadores, quase bate essa vaca sagrada do Gabriel Alves!

João disse...

Antes ouvir dizer "mas que perigo" numa jogada de... perigo do que ouvir o Zé Nunes na SportTV a gritar: "Olhó golo!... Que não acontece porque blábláblá." ou "Olhó remate!... Que não surge porque blábláblá." Todos os comentadeiros têm defeitos, mas o Conduto é dos que menos os revela.

Anónimo disse...

quem disse que saber o nome a idade e a cor de t-shirt preferida do jogador era ser bom narrador....daaaaaaaaaaaaaaa.

Anónimo disse...

quem disse que conhecer para alem do 1º e ultimo também os nomes do meio do jogador, saber a idade, a cor da peuga preferida é narrar bem...?? Daaaaaaaaa. A isso chama-se debitador...

Gilberto Mandamil disse...

Por acaso também acho o Zé Nunes um bom profissional. Só há muito pouco tempo relacionei a voz da SportTV com a do Linha Avançada. Acho muita piada ao "Biqueirada", apesar de ter perdido muito com a saída do Pina.

Malta da Tropa que curte Bola

Anónimo disse...

Eu ouvi o Hélder Conduto e gostei e nem me surpreendi porque já o conhecia quando o ouvia na TSF. A pessoa que se referiu aos comentários dele sobre o Ricardo está a mentir aqui, porque o Hélder Conduto disse e eu ouvi bem que « Ricardo já ganhou tudo o que há para ganhar em Portugal no Boavista, ainda não ganhou nada no Sporting ». Foi isso que eu ouvi, tenho a certeza, portanto o reparo dessa pessoa ao Hélder Conduto não tem razão de ser. Depois dizem que ele debita ?! Ele está lá para debitar a informação, como é óbvio porque senão não seria jornalista.
Eu gostei e felicito a RTP, quem não gostou paciência, em 100 seguramente 80 gostaram.
Se querem que ele diga onde está a bola e que se limite a descrever, fica o conselho : oiçam-no na rádio na Antena 1, onde ele é o melhor.

joaquim agostinho disse...

Será que este blog virou anti - Sportinguista primário. Pelo menos dá para filtrar as suas peças no Record !

Leão Verde disse...

Virou, Joaquim? Sempre foi!

Anónimo disse...

É "bom" e é chefe, não é Sr Eugénio queirós? Será que também é do grupo dos feios PORCOS e maus? Em abono da verdade em nem acredito. É concerteza dos bons. Não tanto nos comentários na tv, mas dos bons...

Sérgio Oliveira disse...

"Sem histerismos, sem redundâncias, sem trocadilhos fáceis..."

Presumo que o Eugenio se refere ao Mitico José Marinho, já não posso ouvir as peças desse gajo! é impressionante como o homem consegue falar só em trocadilhos, pior é o Manuel Machado, para desenvolver uma pequena frase perde-se em metaforas e sinonimos descabidos!

Helder Conduto, conseguiu aliar muito bem o pragamtismo de um comntador tv com relatador da Radio! MUITO BOM!