ARTMEDIA OU SERÁ WREXHAM?


Acontece. Também por isto é que é um fenómeno tão apaixonante. Apesar das "organizações" que mandam nele, apesar dos orçamentos, apesar dos favores e dos favoritismos, às vezes os pequenos ganham aos grandes. Como aconteceu esta noite no Dragão. Não foi por falta de aviso, é verdade, pois este mesmo Artmedia Pertrzalka, clube dos arrabaldes de Bratilava, esta época aviou o Celtic de Glasgow - sim, aquela equipa que disputou a final da Taça UEFA em Sevilha. O mais incrível desta vez é que o FC Porto estava, à beira do intervalo, a ganhar por 2-0. E parecia caminhar para uma goleada. Os gajos marcaram antes de ser servido o catering nos camarotes e as pizzas nas galerias e a história do jogo mudou. 2-2, McCarthy a falhar incrivelmente o 3-2 e depois 2-3. O FCP já não teve força anímica para pelo menos reduzir o prejuízo para o empate. Rebobinado o filme, aceitem cinco razões que podem explicar este desastre em dia de aniversário:
Erro 1. Laterais. Bosingwa a acusar as paragens derivadas de duas lesões esta época, demasiado subido no terreno, sempre a arricar muitos nos cortes. O primeiro golo começa numa perda de bola de Diego mas Bosingwa vai mal à marcação, deixa passar a bola, Jorginho não consegue compensar e Ricardo Costa ultrapassa-se a si mesmo. Baía deixa entrar a bola pelo canto que deveria proteger.
Erro 2. Diagonais. Como explicou o treinador do Artmedia no final, esta equipa lançou o contra-ataque com passes longos na diagonal do terreno, tentando aproveitar o facto de os dois laterais portistas subirem no terreno ao mesmo tempo. É o que Adriaanse quer mas para que isso aconteça precisa de ter alguém que seja capaz de tapar esses buracos: um dos centrais ou um dos médios.
Erro 3. Saída de Diego. Com 2-3, Diego, mesmo nas lonas, devia ter ficado em campo. O miúdo estava com o pé quente.
Erro 4. Ricardo Costa e Bruno Alves. Está visto que são dois centrais que jogam no mesmo registo. Bruno Alves não teve erros directos, Ricardo Costa esteve em todos os golos: no primeiro porque foi de carrinho; no segundo porque o passe foi feito para as suas costas (Baía foi feito num farrapo); e no terceiro porque perdeu no ataque à bola que caiu na área de protecção de...Baía.
Erro 5. Não deveria ter sido permitido que o Artmedia tivesse jogado de verde.