EU GOSTO É DO VERÃO


É no que dá estar de férias em Agosto e não estar no Algarve ou num resort qualquer do Brasil ou das Caraíbas. Aqui por Matosinhos City, na semana que passou com quase 40 à flor da pele, também dá para "piscinar" e para pôr a leitura e os filmes em dia, quando a miúda dá umas tréguas. Claro, o regresso do futebol também ajuda a compor a coisa, sobretudo ao fim de semana, que nestes tempos de vacances é o que mais se aproxima da terrível rotina. Dos livros não tenho muito para dizer a não ser que continuo a tentar ganhar balanço para terminar "Jonathan Strange e o sr. Norrel", da colega Susanna Clarke, e foi numa pressinha que se leu o "Capitão", finalmente um livro de futebol com escrita fina, outra coisa não seria de esperar do Carlos Pereira Santos. Mas, confesso, o livro que mais me bateu foi o aparentemente inóspito "A Terra Vista do Espaço", uma edição antiga do "Público" que me veio cair ao colo num domingo de lassidão. Se o tiverem, tirem-no da estante. Obviamente, não dispenso a leitura dos desportivos mas confesso que leio "O Jogo" no café e que o melhor continua a ser o ATT. Sem qualquer tipo de hipocrisia vos digo que A BOLA e o RECORD são, de facto, dois produtos completamente distintos e não estou a falar das páginas dedicadas ao Verão (!). Dá-me um certo gozo lê-los em 20 minutos pois esta é a única altura do ano em que posso gastar tão pouco tempo a ler o que gastou tanto tempo a produzir. É como nos filmes. Por detrás deles temos centenas de pessoas mas quando a fita corre somos capazes de tudo com o maior dos desprezos ou o melhor dos prazeres: dar uma mijinha, dar uma queca ou simplesmente fumar um cigarro na varanda. A propósito, pude finalmente ver, em DVD, "One Milion Dolar Baby" e, claro, o velho Clint voltou a não me desiludir - isto não é cinema de Hollywood, é cinema de autor e de personagens. O pormenor do molho caseiro do pudim de limão é...delicioso. E aquelas murraças da miúda, senhores!!!!!!!!! Habituado que estou a estar apenas actualizado em cinema infantil, estes momentos sabem mesmo a Verão. E quase não falava do frango do Quim. Ao nível do melhor de Moreira, sem dúvida, mas atenção: ainda estamos no ciclo preparatório. Os exames finais só começam em Setembro...