WWW.BOLANAAREA.PT

terça-feira, novembro 07, 2006

NOVA POLL

No café que frequento, o Mar à Vista, no Cabo do Mundo, é um assunto muito debatido: a qualidade dos nossos comentadores desportivos do meio audio e visual. Escolha o melhor e comente.

26 comentários:

lup51 disse...

os piores da lista: fidalgo, costa monteiro, joaquim rita (cruzes!)

joaquim rita: "drogba é tosco", há um ano na sport tv

o melhor mesmo é o fernando correia

Anónimo disse...

É curioso Eugénio, esqueces-te sempre de alguns muito mais importantes que esses que colocas-te à votação. Já agora uma nota: será que ainda não te apercebes-te que o Manuel Oliveira já não é há algum tempo comentador da Renascença?
De todos esses que aí colocas-te não votava em nenhum. E se quiseres um dia explico-te porquê, um a um.

Anónimo disse...

Havia um que era um espectáculo, mas que não sei por onde anda: Rui Almeida da Antena 1. E o que é feito do António Pedro, também da Antena 1? Reformou-se?

pinguim disse...

Activo ou passado???
Marcaram-me muito o Rui Tovar mas, sobretudo, esse monstro do comentário futebolístico, o Gabriel Alves!! :)
Em relação aos actuais, não me pergunte... Nem os ouço!! Qdo vejo futebol na TVI ( q não há pilim para fazer cantar um cego, qto mais para a SporTV ), tiro-lho o som, e ponho música ou, se não for o FCP, aproveito para por o sono em dia esparramado no sofá! ;)

Anónimo disse...

não fará mais sentido escolher o pior? É que são todos tão fraquinhos... (já para não falar facciosos, como se notou, por exemplo, no par de benfiquistas que comentou o Setúbal-Porto). Porque é que o Bruno Ribeiro agride o Lucho e "chegou tarde à bola", e o Bruno Alves agride o Mbama e "é reincidente porque já o ano passado agrediu o Nuno Gomes"?????

Anónimo disse...

Agora é que disseste uma verdade Eugénio.
Mais do que nunca aquela frase do Artur Jorge de que via futebol na tv com o som desligado e a ouvir música clássica, faz mais sentido.

filipe disse...

Eu cá aprecio os que, de facto, percebem de bola e não aqueles que apenas mandam bitaites (que são a maioria)!
O Paulo Sousa tem sido uma revelação (em análises sempre 1 ou 2 dias depois dos jogos) e gostava também muito do Carvalhal...

Há, no entanto, 1 que me tem enchido as medidas e que comenta na Rádio Globo Azul (92.00 Espinho)!!!

Gustavo Soares disse...

Caro Eugénio,
Ao colocares esses nomes a votação acho que já estás a indicar quem são os teus preferidos. Deixaste muitos de fora, entre os quais o que é para mim o melhor de todos (pelo menos fala um português acessível a qualquer um), o Bernardino Barros. Ele que já comentou na TSF, RR e em várias tv's. Bem, mas se calhar não é amigo de quem faz estas eleições.

zaztrazpazguerra disse...

Ontem no Sporting-Braga a seguir ao Djaló ter furado a perna ao Paulo Santos...

"O P.Santos não pode reagir desta maneira, as imagens mostram que o Djaló só queria chegar á bola", "Não existe intencionalidade..." bla bla bla.

Em outra, o jogador do Braga(n me recordo do nome), ao saltar coloca o braço no ombro de um do Sporting fazendo falta, mas apenas isso...comentário do narrador de serviço... "Isto é uma falta grave e o jogador do Braga ainda agride (?) com um pontapé!"

Ai esta TVI...

eugenio disse...

De facto, o BB foi um esquecimento imperdoável. Sim, é um amigo cá do "je", a quem ofereceu recentemente o seu livro "Mui Nobre e Invicto Clube do Porto", obra assinada a meias com Rémulo Jónatas e que volto a recomendar sobretudo para quem se interessa pela história dos grandes clubes portugueses.

eq

Miguel Fidalgo disse...

Boas,
Só para dizer que, dos nomes colocados a votação, o João Rosado me parece o mais coerente. Contudo, concordo com o Gustavo, o BB parte a loiça toda nos seus comentários. Só é pena que tenha escrito um livro do FCP, pois não vai falar quem coloque em causa a sua imparcialidade, mas ele lá sabe...

Anónimo disse...

para mim o melhor a falar de bola, sem banalidades evidentes nem clubites, chama-se luis freitas lobo, um verdadeiro apaixonado pelo jogo

só tem o defeito de nao ser um vaidosito emproado como o rui santos da sic noticias ou um amigalhaço dos senhores certos como o catarro ou o fidalgo

Anónimo disse...

Mas onde está essa lista, que não vejo em lado algum? Se estou vesgo não devo votar, mas já agora...

Anónimo disse...

Perdão, já vi a lista. Mas não voto. Não por ser abstencionista, é que não aprendo com nenhum deles. Se fosse para eleger o pior ainda dava umas dicas, aliás já expostas por outros posts.
E se alguém falou no BB, que está em falta embora não aprecie particularmente, o que dizer do afastado Carlos Daniel?

Anónimo disse...

João Querido Manha lidera a votação????? Epá, esse gajo nem o Jornal do Benfica o queria por ser demasiado faccioso para o clube do Veiga e do Vieira...

Anónimo disse...

Para além do BB, porque razão a lista do Eugénio não inclui nomes como o Alvaro Braga Junior, Rui Santos, José Nunes ou acima de todos o Jorge Baptista, que não só percebe realmente de futebol, sabe analisar e numa linguagem sem chavões ou os habituais lugares comuns e, para mais, vê-se que se está nas tintas para os lobies e os poderes instalados. Aliás, deve ser um tipo tão incómodo para tanta gente, que raramente falam dele.

Anónimo disse...

cambada de chupistas, todos eles andam a soldo do clube da fruta.
excepto o rui santos, esse é lagarto por natureza...

paulo marques disse...

A maior revelação, no comentário radiofónico, é José Nunes, na Antena 1 (e, já agora, tb na SIC Radical). Só depois vem o Tadeia.

Anónimo disse...

O BB?
Não é aquele fulano que fazia relatos para a TSF pelo telefone a ver o jogo na televisão sentado na secretária de um jornal?

Antonio Dias disse...

O Manuel Oliveira já comenta pouco, mas desconheço as razões, mas de facto é um óptimo comentador. Mas o BB e o Costa Monteiro parecem-me ser os mais directos e clarividentes.

Quanto a relatores, sem dúvida o Pedro Sousa. O homem é o maior. Alguém se lembra da tripla Pedro Sousa/Manuel Oliveira/Alexandre Santos?

Alexandre Oliveira disse...

Caro Eugénio,
Antes de mais quero partilhar da opinião de algumas outras pessoas que já disseram o mesmo neste blogue. Não devias - e nem é preciso enumerar os motivos óbvios e lógicos - aceitar comentários anónimos. Já sei que o blogue é teu e tu é que sabes, mas acho muito infeliz aceitar-se críticas e opiniões de fantasmas. Mas, enfim, quanto ao tema em questão, há gente que confunde comentadores com relatadores, com pivots...enfim, uma cambada de parvalhões que nem sequer sabe do que fala. O melhor "comentador" é, para mim, o João Rosado, mas também gosto, noutro registo, do BB. O mesmo que criticam por fazer comentários na secretária...pois, como se pra comentar fosse preciso estar no estádio. Só se for para comentar as atitudes da maioria dos parvalhões que lá sentam o cú todas as semanas.

José Pereira Viterbo disse...

Não me interessa discutir sobre quem é o melhor. Acho impossivel definir "melhor"? Em quê? Na linguagem, na forma como transmite o que vê? No conteúdo? Há vários de quem gosto e outros que não gosto como o Joaquim (ir)Rita e o Freitas Lobo que usam linguaguem que ninguém entende. É só para intelectuais. Futebol é linguagem do povo e simples, Já agora lembro-vos uma "tripla" de sucesso nos tempos idos da TSF: Carlos Daniel/Bernardino Barros/Teófilo Fernando. Quer maravilha ouvir esses senhores do relato radiofónico. Os melhores. O Carlos Daniel deixou os relatos, o teófilo continua a garantir sucesso na Antena Um e o BB anda pela RR a fazer-se entender e a fazer entender o que é comentar. Goste-se ou não do estilo dele, fala linguagem que toda a gente entende. Não é isso o principio do futebol na rádio? Fazer que quem não vê o jogo, o consiga "visualizar" através do relato e comentário da rádio? Está encontrado o comentador ideal para mim. E digo bem, para mim. os outros t~em a sua opinião que eu respeito.

PS. Já agora alguém me diz onde fazem os outros comentadores os comentários dos jogos internacionais? Em casa? Nas redacções das rádios a olhar para a televisão? Claro que sim, pois mandar um comentador ao estrangeiro custa muito dinheiro. Por isso se o BB fazia os comentarios no jornal não vinha mal ao mundo por isso. Pior eram os "outros" que iam para os campeonatos da Europa e do Mundo e faziam os relatos dos quartos do hotel, enganando os ouvintes, que julgavam que eles estavam no estádio. Deixem-se de falsos moralismos, porque a maior parte deles conheço eu bem.

José Pereira Viterbo
Coimbra

Anónimo disse...

Uma coisa é certa: ainda bem que nenhum destes patetas que aqui escreve comenta seja o que for, porque pela amostra são de facto uns atentados à inteligência. Para além de escolherem de acordo com as suas amizades. Precisamente como o Eugénio a fazer a lista. Tenham dó!

Nunovsky disse...

O meu voto iria, claramente, para Jorge Baptista. Desde que acompanho futebol, foi o melhor comentador que já ouvi opinar sobre bola.

Actualmente, mas num registo diferente, está a aparecer José Nunes da RDP. O tipo faz a "Linha avançada", na Antena 3, que é qualquer coisa de hilariante! Nos comentários na Antena 1 é, por norme, impecável.

Anónimo disse...

Luís Freitas Lobo, a anos de luz de toda a concorrência.

Daniel Nóbrega

Anónimo disse...

O freitas lobo é de facto o melhor...
O futebol é uma ciência...e o homem sabe do que fala.
Abraços