WWW.BOLANAAREA.PT

segunda-feira, novembro 06, 2006

LFV na linha de sucessão de PC

Por incrível que pareça, Luís Filipe Vieira ganhou as "eleições antecipadas" que BnA proporcionou a propósito da sucessão de Jorge Nuno Pinto da Costa. O homem que quer tornar o Benfica o maior clube do mundo é, como todos sabem, sócio do FC Porto e nessa condição pode assumir uma candidatura presidencial, bastando-lhe para tal angariar uns milhares de assinaturas. Mas isso pouco interessa agora. O que importa relevar é o excelente score que LFV conseguiu numa sondagem com um total de 100 participações (que agradeço): 28%. Não é uma maioria absoluta e até podemos admitir que quem votou em Vieira fê-lo numa de "fina ironia". Para bem da nossa sanidade mental, quero crer que sim, que foi isto. O 2.º classificado foi um candidato bem mais natural: António Oliveira, o actual presidente do Penafiel. O homem que mandou cravar em Alvalade a célebre placa "por cada leão que cair outro se levantará" e que se ria com o facto de Lisboa ter o Palácio das Necessidades e o Cemitério dos Prazeres angariou 19% dos votos, bem à frente dos 13% de Fernando Gomes bibota de ouro, outro dragão que vestiu a camisola do Sporting. Oliveira tem a vantagem de ser o maior accionista individual da SAD portista para o futebol, com 11% do capital, e de ter tarimbado no Penafiel como presidente. Para além disso foi, segundo Pedroto, mito do clube, "o maior jogador" que passou pelo FC Porto. Gomes, por seu lado, corre por fora, depois de ter tido uma experiência na empresa de José Veiga, o que propriamente não o recomenda. Com 10%, Vítor Baía é o terceiro do ranking mas atenção à afirmação de Rui Moreira (presidente da Associação Comercial do Porto), que colectou 9% do votos, ficando par a par com Manuel Serrão, ex-sócio do Benfica. O conhecido "entertainer" continua a liderar o lobby de oposição sistemática a quem não se chama José Mourinho mas tem grande poder mediático. Jorge Costa tem um resultado algo decepcionante enquanto Fernando Gomes, actual administrador e homem forte do basquete, não se deixa afundar na tabela e apresenta 4% de preferências. Em desgraça completa estão os homens que tornaram possível a cidade do Dragão - Fernando Gomes e Nuno Cardoso (ex-presidentes da Câmara do Porto, antes do advento de Rui Rio), respectivamente. Ingratos, os nossos votantes!

O RANKING FINAL
1.º Luís Filipe Vieira, 28%
2.ºAntónio Oliveira, 19%
3º Fernando Gomes bibota, 13%
4.º Vítor Baía, 10%
5.ºs Rui Moreira e Manuel Serrão, 9%
7.º Jorge Costa, 7%
8º Fernando Gomes administrador, 4%
9º Nuno Cardoso, 1%
10º Fernando Gomes Galpenergia, 0%

5 comentários:

O LEÃO DA ESTRELA disse...

"Oliveira tem a vantagem de ser o maior accionista maioritário da SAD portista para o futebol"... Importa-se de repetir? Não será accionista individual?

rabujador disse...

Orelhas para a faena(salvo seja que é coisa de mouros).

Anónimo disse...

Eu se estivesse no lugar do Vieira,
candidatava-me, ganhava e fechava a
tasca em 10 meses.

Sátrapa disse...

O giro é que estas sondagens só se podem fazer com o Fólcluporto porque é um clube com poucos sócios e são todos possíveis de enumerar num simples post como este. Provavelmente foram aqui postos todos os nomes de sócios conhecidos do Fólcluporto, menos, claro, o Miguel Sousa Tavares. :)

Anónimo disse...

Isto porque o plagiador não paga
as quotas.