WWW.BOLANAAREA.PT

quinta-feira, novembro 16, 2006

E o vencedor é...

1.º Gabriel Alves, 20%
2.º António Tadeia, 18%
3.º João Querido Manha, 12%
4.º Álvaro Braga Júnior, 11%
5.º João Rosado, 9%
6.º Luís Sobral, 8%
7.º Costa Monteiro, 6%
8.º Manuel Oliveira, 5%
9.º Joaquim Rita, 4%
10.º António Fidalgo, 3%
Número de participações: 159
Margem de erro: alta

Surpreendidos com a vitória de Gabriel, o pensador? Eu não. Tiques à parte, é um comentador com estilo próprio e, como se confirma num contacto directo, alguém que se interessa profundamente por futebol. O 2.º posto de Tadeia é apenas a confirmação de um talento em velocidade de cruzeiro enquanto se saúda a medalha de bronze de João Querido Manha, o mais bem documentado de todos os comentadores de futebol. A liderar o 2.º pelotão, João Rosado, uma voz esclarecida, num grupo no qual me surpreende pela negativa a posição de Joaquim Rita, um teórico da bola. Fidalgo, um comentador com patine na RTP, fecha o pelotão.
Houve aqui dois esquecimentos quase fatais aquando da elaboração do painel: Jorge Batista e Luís Freitas Lobo. A freguesia do BnA encarregou-se rapidamente de me lembrar a imperdoável falha, sobretudo porque são dois comentadores que aprecio bastante, cada um no seu estilo.

11 comentários:

master kodro disse...

Eugénio, o Manha pode ser o mais bem documentado, mas enquanto não se conseguir livrar dos preconceitos e da clubite aguda não vai conseguir transformar os documentos em nada de útil ou sério. Na última edição da 10, a comparação dos 190 minutos de Quaresma com a carreira de Ronaldo na selecção, com um corolário a salientar o apagamento de Quaresma nos grandes momentos (é ver contra quem se jogaram esses 190 minutos) é digno de um patamar de fanatismo tal que eu nem consigo descrever. Como a peregrina conclusão de que a formação do Benfica dava tantos jogadores de bom nível à Liga portuguesa como a do Sporting. E nunca me vou esquecer do grito que deu, na época passada, quando o Estrela marcou ao Porto. Só lhe faltou dizer "chupa".

Anónimo disse...

Que bela colecção de lampiões.

Anónimo disse...

É giro! Aposto que a malta votou toda no gozo. Por isso é que o Gaby e o Tady estão à frente. São os piores... Vira a tabela ao contrário!

Insurrecto disse...

O Luís Freitas Lobo é de longe o comentador que mais percebe de futebol em Portugal, ele e o Carlos Daniel (aquele que foi afastado de comentar os jogos da selecção)...

burns disse...

por favor
o manha é um fanatico pior k o barbas
deviam tirar-lhe a carteira profissional por falta de isençao e de vergonha

Menino Mau disse...

o tadeia teve a sua estreia na altura em que a tvi transmitia os jogos de espanha e itália e na altura estava no publico.já na altura gostava dele.
o gabriel alves é um mau comunicador:linguagem muito cifrada , a dar-se ares de muito bom...mas concordo eugénio.fico supreendido com a quantidade de amigos meus que falam bem dele.

Anónimo disse...

Bom, assim está visto o nível do inquérito, quer pelo vencedor quer pelos votantes que o elegeram. Se virassem a classificação ao contrário ia dar a mesma coisa. É só rir porque, a acabar, lembrar o Jorge Batista só a emparelhá-lo com o Manha. E o LFL fica tanto nos tímpanos como a cotonete para limpar os ouvidos de vez em quando.
Como ainda hoje ouvia em directo na SIC-Notícias, está-se "ultimatando" os preparativos para um belo ranking. Como diria o outro da telenovela antiga, mexer em estrume pode dar ouro...

Miguel Castro disse...

No outro post do Eugénio alguém lhe falou de um tal de BB, e ele disse que até era amigo dele e que o esquecimento do nome de tal pessoa na "poll" era, passo a citar, "um erro imperdoável". Agora, não fala do tal que apelidou de "metralhadora", e diz que são erros fatais os esquecimentos de Luis Freitas Lobo e Jorge Batista. Enfim, haja paciência.

eugenio disse...

A idade começa a...pesar!

Desculpa lá mais esta, BB!
(eu sei que o fazes, pois és um tipo que joga aberto)

Don corlleone disse...

Como é ke épossivel esse vermelho do joão querido manha estar tão bem classificado...que vergonha ,nunca mais me esqueço na epoca passada no benfica-maritimo esse senhor foi o unico cromo que afirmoupiamente que uma defesa completamente limpa do marcus era golo do benfica e que o arbito estavamal...por amor de deus pessoa mais facciosa não existe na tv em portugal...so mesmo a familia tovar..mas essa não esconde de que clube é que são....hahahahahahahahah.

Anónimo disse...

Esta classificação tem tanto de esclarecedora como de deprimente. Espero que tenha sido mesmo o gozo que levou o Gaby ao topo, caso contrário isto está pior do que pensava. Como diz um amigo meu, não perde um jogo do Gaby porque ri durante 90 minutos. O Tadeia, sem as estatísticas morre num palavreado baforento a repetir o que dizem os livros, sem o mínimo de imaginação, o Manha além de vestir a camisola nem sabe comunicar por isso tb gosta de recorrer às estatísticas. O Rita parece uma matraca (fala 80 minutos sem parar sobre o envolvimento, o interior, etc) e tal como alguns outros, LFL incluído (nem voz tem) quer tentar mostrar que o futebol é uma ciência para iluminados. Nada de mais errado. Comentar um jogo é ter intuição para o ler, ter poder de comunicação para o explicar, de forma simples e rápida para que todos percebam, e no tempo preciso. A análise baseia-se igualmente na intuição, no poder de comunicação, isenção, lucidez e inteligência.
De todos, não tenho a mínima dúvida que o Jorge Baptista - que nem na tabela estava ao contrário, pasme-se da aberração Fidalgo - é o único que reune as melhores condições.