AGORA ESTOU AQUI

segunda-feira, maio 11, 2009

O PROFESSOR

Repare-se desde já uma injustiça.
Não é qualquer um treinador que é campeão no FC Porto.
Muito menos tricampeão.
Nunca tinha acontecido na história do clube nem na história dos treinadores portugueses.
Jesualdo Ferreira mereceu o champanhe que abriu. No fim de uma longa carreira, muitas vezes na sombra de outros treinadores, o professor mostrou no FC Porto aquilo que já tinha evidenciado no Sp. Braga e no Benfica de Toni. Ou seja, que é um treinador arguto, um cientista da bola e um homem sensato. A que acrescenta a indispensável têmpera transmontana.
Jesualdo não tem o charme e a mística de Mourinho, não tem a imagem de Quique e não possui a truculência de Paulo Bento. No entanto, sintetiza as qualidades do treinador "à antiga portuguesa" com o treinador da nova escola. E é nesta síntese que está a sua grande qualidade. Porque, está visto, a história não se faz com rupturas nem com transições. A história é um contínuo sem antigo e sem moderno. Sobretudo quando está em causa um desporto com menos de 200 anos de existência.


Parabéns, professor.

10 comentários:

Zé da Póvoa disse...

Quando Jesualdo veio para o FCP fiquei aborrecido com o Pinto da Costa por ter escolhido um mouro, ainda por cima sem curriculum. Ao ponto de quase rasgar o cartão de sócio que sou há mais de 20 anos.
Todavia, com o tempo, fui mudando a minha opinião e hoje, apesar de o continuar a achar um "cueca de aço", considero-o um bom profissional, sabe falar para a comunicação social, é sensato e oferece confiança nas decisões que toma. Enfim, deve continuar.

Tiago MS disse...

Falta apenas recordar que foi escolhido pelo Boavista (pelo mal amado presidente da altura) mal se soube que estava no "desemprego" (o Braga acabava de considerar que não "devia" continuar), e que o F.C.Porto, através do seu poder e dimensão, o foi contratar já a decorrer a época...

Anónimo disse...

Professor para cá...professor para lá...este País deve ser o sitio onde há mais professores, doutores e engenheiros ao Km2.

E mesmo assim, com tão doutas personalidades ainda não conseguiu sair da "cêpa torta".

É a graxa...senhores! é a graxa!...

Anónimo disse...

Agora que o Porto é campeão, vou passar a olhar mais para o lado direito da página. Venham mais gajas...de pito dourado ou moreno tanto faz. Até rapadinho...

simon disse...

Mas quê?

Então o Porto, que alguns tanto injuriaram, massacraram e quiseram ver reduzido à expressão mais simples, é o campeão há estes anos todos?!

Disto, oh, senhores, só mesmo visto é que se acredita!

Já não sou de Mirandela disse...

Lamentavelmente alguem decidiu atribuir-lhe as chaves da minha terra. Nunca percebi qual a razão porque o homem nunca ligou à terra nem fez nada por ela. Depois percebi, o presidente é do clube. Eis uma razão que nem a razão consegue contrariar.

Anónimo disse...

O Juju formou-se no ISEF e foi professor de ginástica no Liceu da Amadora e no Estrela, antes do 'advento' do Bingo,(serviu e serve para 'cobrir' muita coisa), na 3ª divisão!

Anónimo disse...

FCP É 'TRETA' NA RTP 1

"FCP Treta Campeão" foram estas as palavras, em rodapé, que deram início a mais um ‘Domingo Desportivo’, na RTP. Precisamente na noite em que o FC Porto se sagrou campeão pela quarta vez consecutiva. Sobre a troca do ‘r’ do ‘tetra campeão’, Carlos Daniel, apresentador do programa benfiquista disse ao CM: "É obviamente uma gralha lamentável e, aliás, foi corrigida de imediato." Sobre os comentários feitos por alguns internautas em vários fóruns de discussão o apresentador e director-adjunto da RTP-N defende que "qualquer interpretação é abusiva".
----

Esta rtp...

Gomez disse...

- Só não concordo uma coisa ... não é qualquer treinador ... deve ser é, qualquer treinador é campeão no FCP ... foi o Jesualdo como podia ser qualquer outro... esse clube tem à sua frente o papa (que tem, embora não pareça muita "força"), tem uma invejável organização, e tem os melhores jogadores, o que é preciso mais para ser campeão??? É qualquer um treinador, com o mínimo de conhecimentos e cabeça, que é campeão no FCP!!!

jose disse...

Graxa é isto: http://www.youtube.com/watch?v=Fy8OzMUD4Nc
E o gajo diz-se jornalista!