
As pessoas que conheço que não vivem a paixão do futebol gostam do Boavista. Porque entendem que é um "outsider" e porque também apreciam o seu bairrismo. Para não falar nas "camisolas esquisitas". Mas as pessoas que conheço e que vivem a paixão do futebol não gostam do Boavista. Antes do mais, porque os seus corações não batem pelo clube do Bessa. As outras razões são diversas: pensamento por oposição, recalcamentos, mau profissionalismo, inveja, estupidez... O catálogo é extenso e fico por aqui. O Boavista pecou sobretudo ao conseguir vencer um campeonato. Já tinha ganho algumas taças mas nunca ninguém deu muita importância à "fruteira". O Boavista só começou a assustar quando se tornou campeão e quando foi capaz de, praticamente sem apoios, avançar com o primeiro estádio da 'zona euro', uma ousadia que ainda hoje lhe está a custar caro. O Boavista ganhava mas era a equipa dos caceteiros. O Boavista ganhava mas era a equipa do sistema. O Boavista ganhava mas era porque os outros estavam fracos. O Boavista só raramente ganhava porque merecia.
Hoje, uma maioria esmagadora está feliz - o Boavista já não ganha e estiola com problemas financeiros. Desconfio que metade da tribo do futebol anseia pelo dia em que abrirá falência. Não digo que não, digo só o que penso e o que desejo: que o Boavista volte a ser campeão, que continue a somar anos de história e que cresça, como até aqui, sem destruir a sua base social, ou seja, sem alienar modalidades amadoras para apostar tudo na SAD do futebol. Gosto do Boavista bairrista, do seu estádio à inglesa, dos seus adeptos também fanáticos, dos gritos da dona Fernanda, do traje de luces do Manuel do Laço, dos equipamentos e das pessoas que o dirigem. Não o escondo. Digo, repito, o que penso. Não tenho pedras no sapato nem pedras na mão e o sangue já não me corre nas guelras, como noutros tempos. Fico aqui no meu cantinho a ver o que isto dá, à espera de um novo dia para poder ir até à rotunda com a minha bandeira festejar um título de uma equipa que não é minha mas que em momentos desses devia ser de toda a gente.
domingo, junho 12, 2005
O BOAVISTA
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
6 comentários:
100% de acordo!!!
Eu vivo a paixão do futebol e eu torci pela vitória do Boavista no campeonato, visto que a minha equipa estava fora da corrida.
Sempre me pareceu que o clube tinha as contas organizadas, por isso não percebi como é que a situação chegou a este ponto. Mas não vejo a relação entre os resulados desportivos e a situação financeira ter chegado a este descalabro tão rapidamente!
Seja como for, não se pode dizer que a equipa teve uma temporada desastrosa. Durante 2/3 teve na corrida pelo titulo, e só perdeu a Europa no foto-finish. Já teve temporadas piores!
eu continuo a achar k sao 1 equipa de caceteiros
O Boavista incomoda muita gente e, apesar da má situação financeira em que se encontra (pelo menos menos que se diz, ainda estou à espera que alguém clarifique de uma vez por todas qual a real situação do clube), ainda vai dar muitas alegrias aos Boavisteiros e a rotunda ainda vai ser palco de muitas festas.
Quem "fala" assim só pode sentir o BFC tal como um Boavisteiro de coração o sente... Mt obrigado por tentar transmitir a imagem correcta do NOSSO Boavista àqueles q tentam deturpar a realidade e se sentem ameaçados por este grande clube. É triste realmente ver a alegria de tanta gente qd o BFC tem problemas (q tantas vezes n passam de invenções de pseudo-jornalistas...)Portanto temos de ser fortes e não esquecer q ser Boavisteiro é um privilégio q n está ao alcance de qq um!
O senhor pode não ser Boavisteiro- e admite que não o é-, mas se me permite, é como um colega Boavisteiro escreveu, o senhor sente o Boavista. Por isso agradeço-lhe as suas sábias palavras.
BOAVISTEIRO é mais que vibrar com as vitórias do futebol e de todas as modalidades, é saber quanto custa a vida, quanto suor, esforço e dedicação foi, é e será necessário para fazer o NOSSO EMBLEMA fazer crescer CONTRA TUDO E TODOS!!!
ORGULHO EM SER XADREZ!!!
Rui Montez, GRUPO PHIL WALKER, São Paulo, Brasil
Enviar um comentário