Um campo da bola abandonado à beira do Tejo num distrito que não conta para o totobola

 


O distrital de Portalegre é hoje disputado por apenas cinco equipas (a sexta desistiu e era aquela (Vila AC), com sede em Ponte de Sor, que aldrabou os seus jogadores). Esta associações já teve duas divisões e uma animação extraordinária.

O distrito de Portalegre tem apenas uma equipa no Campeonato de Portugal, o Sport Arronches e Benfica.

No distrital militam "O Elvas", "Os Gavionenses" (de Gavião), Gafetense (Gáfete, Crato), Elétrico de Ponte de Sor e Mosteirense (de Mosteiros, Arronches). Estas equipas disputam três campeonatos/taças para preencher calendário.

Clubes históricos como o Estrela da Portalegre, o Portegrense e o Campomaiorense mantêm apenas camadas jovens em ação.

No distrito, enquanto o futebol de onze definha, o futsal tem vindo a crescer, muito graças a sucessivas presenças do Elétrico na divisão principal.

Em 1980-81, o distrito tinha 43 equipas!

O interior do país continua esquecido e a viver o seu inverno demográfico enquanto autoestradas de milhões convergem para as grandes metrópoles e a seleção nacional vive em ambiente faraónico.

A imagem que abre esta publicação relativa ao campo da bola do Amieira do Tejo diz tudo quanto ao estado a que o futebol chegou por estas paragens.

Informa Rui Jesuino:

O Amieira participou no Campeonato da FNAT nas épocas 1967-68 (penúltimo na Série A do distrito), em 1973-74 (3º classificado da Série A da 2ª Divisão do distrito) e em 1980-81 (22º e último classificado da 2ª Divisão do distrito). Teve também equipa de andebol, de corta-mato e de ténis de mesa. Hoje a Amieira do Tejo tem menos de 200 habitantes. Já teve 1720.