TIAGO CRAVEIRO


A fechar o ano, os jornais da especialidade elegeram figuras e promoveram balanços. O Record destacou Luís Figo, A Bola elevou Jorge Mendes ao panteão dos imortais e O Jogo aparentemente deu relevo a uma figura de menor importância: o actual secretário-geral da Liga, o jovem Tiago Craveiro. Aqui no BnA há muito tempo foi dito que o sucessor de Hermínio Loureiro estava dentro da Liga e esta semana pelo menos dois jornais falaram no nome de Craveiro como possível sucessor de Hermínio. Pois bem, TC vem desmentir que assim seja e reafirma a sua lealdade a Hermínio Loureiro, numa entrevista sem complexos, bem conduzida e bem ripostada. No fundo, estavam frente a frente dois belos jornalistas e digo belos mas não comecem já a duvidar das minhas preferências sexuais pois não era por aí que queria ir.
Depois de considerar "absurdo" - mas não impossível, digo eu... - ser apontado como sucessor de Hermínio Loureiro, TC diz isto que considero ser o mais importante da sua entrevista:
A Liga terá sempre duas componentes. Vai ter uma componente política, definir caminhos, estratégias, chamar os clubes ao processo, se calhar até repensar o peso eleitoral que os clubes têm - se é democrático dar mais votos à I Liga do que à II Liga, nessa questão específica da escolha de quem vai dirigir os destinos do organismo - e vai ter a outra, a equipa profissional, o departamento de tecnologia, o novo departamento de gestão documental e arquivo central, que há-de transformar-se numa unidade de negócio, o departamento de planeamento e operações, com toda a sua melhoria interna, um departamento comercial a sério e instalado no mercado, etc. Esta segunda componente é a minha praia. É o lado de que gosto.
Chegou a hora de os clubes perceberem que a Liga não é um interface mas sim uma estrutura profissional. Com pessoas com a qualidade e a capacidade de trabalho de TC, este será um caminho possível. A não ser que os patrões deste futebol falido entendam que é mais importante continuar a contar espingardas mas creio que até eles já perceberam que dá um certo jeito abrigarem-se numa superestrutura credível.
Penso eu de que.
ps - para os habituais comentadores, antecipo-me desde já a prováveis especulações: o Tiago é portista. E depois?