Jogos na Madeira (1)


No intervalo do Jogo Nacional – FC Porto, onde observo o trabalho de Pedro Henriques para o comentar amanhã no Jornal de Noticias, veio-me á memoria os jogos que arbitrei na lindíssima Ilha da Madeira.
Tenho na Madeira uma mão cheia de amigos, mas destaco a amizade com o Bruno Gouveia um ferrenho da Camacha, o João Camacho sócio e dirigente do Maritimo e o senhor Morna, o estimável Morna que nem eu nem nenhum árbitro daquele tempo ousará esquecer.
Chegávamos ao aeroporto na véspera do jogo e lá tínhamos o Morna a desdobrar-se para acudir a todas as equipas de arbitragem para as transportar para o Hotel no Funchal.
No meu caso, após uma pequena corrida com os meus colegas de equipa, para desentorpecimento, lá seguíamos para almoçar ou jantar sempre com o Morna a conduzir no seu automóvel a minha equipa de arbitragem.
E assim era no dia seguinte, para as compras, o almoço e o trajecto para o Estádio.
Sendo um madeirense orgulhoso, conseguia com grande facilidade e naturalidade vestir a camisola dos árbitros durante o jogo e mesmo por vezes correndo mal, nunca permitia que alguém faltasse ao respeito à equipa de arbitragem.
Homem com estatura pequena, o senhor Morna era um Homem do tamanho da Ilha