O ESTEBES


Com a devida vénia, aqui se citam as escutas reproduzidas hoje pelo CM e que envolvem o "jornalista" António Tavares-Teles, ex-funcionário do serviço de informações do Palácio Foz, Pinto da Costa e Antero Henrique. O caso reporta-se ao famoso episódio da bota de Deco e "cacha" de O PATO refere a possibilidade forte de Deco renunciar à selecção, em vésperas de Euro 2004, caso a situação o penalizasse - recorde-se que o luso brasileiro arriscava uma pena de suspensão que podia ser elevada.

TT - Então? Olha pá, eu já escrevi aquele história do Deco [...] o Manuel Tavares estava a querer pôr aquilo em grande destaque, pá! PC - Não, não! Tem mais impacto aí.
TT- Entretanto, o Porto vai jogar e os gajos vão perguntar ao Deco! O Deco o que é que vai dizer? PC - Ó pá, o Deco vai dizer que está a pensar! [ ]
TT - O gajo não é maluco o suficiente para dizer que não, que não é nada, que é tudo mentira? PC- Não!, eu falo com o Antero e ele avisa! [ ]
PC - Um abraço!
TT - Tem aqui coisas muito giras! Lê isto, amanhã
PINTO DA COSTA COM DECO

PC - Olha, amanhã, como sabes, nós metemos o recurso do teu castigo, não é?
[...] e vai sair aquela coisa do ‘Pato’ [...] que é como forma de pressão para o Conselho! Portanto, se alguém te perguntar se é verdade, tu dizes: “Na altura própria, direi ”

PINTO DA COSTA COM ANTERO

A - Esta do ‘Pato’, do Deco, vou-lhe dizer uma coisa, pá! Eu sabia que o presidente era um génio mas esta!, foda-se!
PC - Como é que vem?
A - Vem espectacular, pá!
PC - Como é que está?
A - Acho que é uma chantagem fantástica!...