PERCURSOS












Todos os dias, ou quase, um piloto automático leva-nos até à nossa banca de trabalho. São, por norma, viagens sem memória, sem contornos emocionais, perfeitamente ansiolíticas. Uma vez por outra, sobretudo quando a Primavera se antecipa no calendário, vale a pena espreitar para o outro lado da cortina e ouvir o barulho do Mundo. Foi o que fiz hoje. Até estava de folga mas circunstâncias recorrentes fizeram-me rumar ao sítio do costume. Desta vez mantive-me alerta e o meu telemóvel acompanhou-me no registo. Depois de passar pela escola para dar um beijo à miúda e confirmar o óbito, durante o recreio, de uma joaninha, refresquei-me com um olhar para o azul e branco do mar de Leça, verifiquei que a nova ponte móvel segue em velocidade de cruzeiro, cruzei-me com um motociclista devidamente equipado para os primeiros bafos, vi Leixões em grande actividade, passei pelo barco encalhado que é o NorteShopping, passei, como de costume, um traço contínuo e virei para a rua Manuel Pinto de Azevedo, o grande patrono do hoje pequeno "O Primeiro de Janeiro". As acácias ainda não floriram mas já faltou mais. E cá estou agora a tentar mostrar que o Mundo não me é completamente indiferente...