A OPA


O País vivia sob a obsessão da Ota. Já passou. Agora, temos aí a Opa da Sonae sobre a PT. A PT é um dos últimos impérios portugueses - uma grande empresa com o beneplácito público que gera anualmente milhões de euros de lucro e renitente em ceder os 'direitos adquiridos' a quem quer operar no mercado. Embora Belmiro de Azevedo seja o único grande empresário reconhecido pela polícia criminal como exemplo, o país parece escandalizado com a ousadia e o descaramento de Belmiro. Parece que está a dar é cortar sobreiros e "chupar" 8 mil ou 9 mil contos por mês mais umas tantas alcavalas, que ficam sempre muito bem junto aos títulos de viscondes. Obviamente, a "classe operária", agora também chamada "accionistas minoritários", está de acordo com esta estratégia. É certo e sabido que com Belmiro na PT muito pó iria ser tirado das prateleiras...
Reparo também que a EDP teve um lucro superior a 1.000 milhões de euros. É quase pornográfico. O monopolista da luz e do gás está, claramente, a cobrar-nos muito acima do preço justo e ainda se gaba de ter reduzido 2000 postos de trabalho num tempo em que urge recuperar a capacidade empregadora.
É este o país que temos. Vale que temos finalmente um "primeiro" com "eles" bem grandes. Assim Deus o conserve muitos anos.