MERCATORE


Andam pra aí a inventar um campeão de Inverno, o FC Porto, quando o Inverno só está a começar. Claro que ninguém dá pelo seu princípio porque cai em cima do Natal e a turbulência que este gera é tal que nem tempo temos para cortar as unhas quanto mais para pensar nas estações do ano, na rotação da terra, na fase da lua ou nos eventuais reforços do Benfica. É a vida, como diz uma amiga minha. Eu sei que é mas, não fosse a alegria das criancinhas, esta era uma época que às vezes dispensávamos. Não dá? Ok. Pronto, cá vai: Moretto parece que afinal não vem para o Benfica e que já está apalavrado com o FC Porto. Os encarnados continuam a dar bónus ao grande rival PC. Já se sabe que o "Papa" tem especial preferência por presas benfiquistas e parece que abocanhou mais uma, embora tenha em casa dois grandes guarda-redes. Vítor Baía e Helton. É no que dá a fartura, embora se saiba que os orçamentos dos grandes não andam propriamente em tempo de vacas gordas. Mas como o Chelsea já anda aí a cheirar o melhor médio de ataque da nossa Liga, Lucho González, pode ser que saia mais um jackpot à SAD portista, que bem pode mandar um presente especial de Natal a Roman Abramovich. O homem não precisa? Pois. A propósito, há duas versões a correr sobre o Natal de Abramovich: passou-o no seu iate ao largo das ilhas Fiji ou à volta de uma fogueira na estepe siberiana. Estou inclinado para a primeira hipótese. Só não percebo porque não convidou o dr. Chumbita para perceber como se pode ganhar sem gastar rios de dinheiro. Há sempre coisas difíceis de entender. Aqui ao meu lado, o Chelsea esteve a ganhar por 2-0 ao Fulham mas deixou-se empatar. Estou em crer que ainda vai ganhar e se neste momento apostasse 1000 euros ia ganhar 400 com a vitória dos "blues" de Londres mas não tenho 1000 euros, nem 500. É a crise, como disse o nosso "primeiro" Socas na mensagem de Natal que dirigiu aos portugueses. Temos de viver com o que temos e esperar pelo regresso da nossa Liga. Ainda vem aí o Ano Novo, festa verdadeiramente pagã e sem os salamaleques do Natal. Ufa! Já quase me esquecia falar do Manduca e do Benfica. Eu cá preferia o Benachour mas o homem vai de CAN. Venha o futebolzinho de depressa para que a vida continue a correr. Tanto mais que, dizem, o mercado vai abrir. E não estou a falar do Bolhão ou da Ribeira. Estou a falar desse mercado onde toda a gente tem comichão. Não disse que toda a gente come no chão. Mas também não disse que o fazem no deck de um iate que navega nas águas calmas do Pacífico. Bora-bora, que isto é uma pressa.