PARA MEDITAR


Segundo um estudo hoje divulgado pelo jornal "Público", os interesses económicos do poder desportivo dominam a imprensa e o jornalismo crítico e independente quase deixou de ter espaço nas páginas sobre desporto.
Segundo Knut Helland, professor da Universidade de Bergen (Noruega), "a maioria do jornalismo desportivo actual é publicidade editorial" e os jornalistas desportivos, embora estejam entre os mais profissionais, sofrem uma pressão tal que torna impossível "trabalhar de acordo com as ideias clássicas do jornalismo", havendo pouco espaço para o jornalismo crítico e independente.
O mesmo estudo refere que os artigos sobre desportos mais populares, estrelas e eventos internacionais ocupam a quase totalidade das páginas de desporto dos jornais diários, dando a clubes e organismos desportivos enormes retornos em publicidade, patrocínios, audiências televisivas e bilheteiras. Os investigadores concluíram que os editores permitem que seja a indústria a designar a agenda dos media.
A imprensa e a indústria do desporto representam 165 mil milhões de euros de produto bruto anual!
O estudo englobou 37 jornais, nenhum deles português.