TAPIE


Uma notícia quase de rodapé, no "Público" de sábado, dá-nos conta da maior indemnização de sempre ordenada por um tribunal francês: 135 milhões de euros. Destinatário: Bernard Tapie. O antigo presidente do Marselha e ex-presidiário, agora investido como comentador desportivo e actor de teatro, pedia 990 milhões de euros pela venda da 'Adidas', em 1993. Aproveitando a debilidade financeira de Tapie, o Crédit Lyonnais (o pagador) vendeu a Adidas a Robert-Louis Dreyfus por 320 milhões de euros e este empresário valorizou a empresa em bolsa até aos 1,3 mil milhões de euros. Tapie pedia a diferença entre 135 e 1,3 mil milhões de euros. Levou 135 milhões. Já não foi mau, embora tivesse ficado longe dos milhões conseguidos na "bolha bolsista", um fenómeno não apenas comum ao mercado francês e também já visto aqui na terra de nosso senhor.