DOIS EMPATES PARA COMEÇAR


Pontapé de saída da nona jornada com dois empates de sinais distintos. No Dragão, não houve qualidade nem intensidade. Na Figueira da Foz, apesar do mau estado do relvado, esses artigos abundaram do princípio ao fim do jogo. Vamos por partes.
- No empate a zero com o Setúbal, o FC Porto confirmou que a sua defesa melhorou - já não sofre golos há mais de 360 minutos - mas voltou a revelar muitas lacunas - palavra traiçoeira - na organização do seu jogo, como diria Mourinho e o seu séquito, problemas na transição ofensiva. A equipa tem bons flanqueadores mas não sabe triangular o seu jogo nem acelerar a bola. Lucho González é bom, até pode acrescentar-se ao ataque, mas continua sem parceiro. Eu cá punha-o a nº 10, com dois bons médios de contenção nas costas. Mais uma vez se confirmou que McCarthy está desmotivado e que Hugo Almeida precisa de olhar para a baliza e para o guarda-redes antes de rematar. Quaresma destoou, está num bom momento, pena é que a equipa não o saiba acompanhar, mas, atenção, está também a abusar das trivelas. O Vitória de Norton só defendeu. Mas defendeu muito e bem. José Fonte e Auri foram grandes, bem assim como Demblé (não tarda nada e está a render bom dinheirinho) e Binho (este a secar um Jorginho em franco declínio). Moratto confirmou-se como um bom guarda-redes, muito destemido a sair a jogar da sua área, porém...
- No empate da Praia da Claridade, o Benfica não conseguiu GANHAR e o inevitável Fogaça ia dando os três pontos a Cajuda. Decisão acertada de Koeman ao apostar em Nuno Assis, importante no empate conseguido nos minutos finais. Mais uma grande exibição de Nélson e mais um golo de Nuno Gomes (o nono), um ponta-de-lança que contrasta bem com McCarthy. É certo: o Benfica ainda está a um ponto do FCPorto, mas o seu futebol está a sair a olhos vistos. Só não vê quem não quer ou quem não pode. Para Manuel Cajuda vai o prémio da noite: ganhou a Koeman no pós-jogo, ao afirmar que teria preferido que Simão tivesse jogado, enquanto o holandês como que justificou os dois pontos perdidos com a ausência da sua gazua-gazela.