marteladas


S.João de...Gaia. Martelinhos, alhos porros, candidatos às autárquicas, manjericos, fogo-de-artíficio e uma surpresa: afinal eles não estão zangados. Luís Filipe Arezes e Jorge Nunes confraternizam alegremente, num bar com vista para o rio Douro e o rio que é rui (e ruim, embora agora só na perspectiva de Arezes). BnA, usando a mais recente tecnologia da PJ para escutas em camiões de mudanças, ouviu os primeiros momentos do reencontro. E aqui os reproduz.
LFA - Afinal sempre apareceu...
JN - Mas eu lá ia fazer-lhe uma desfeita destas, grande amigo!
LFA - Pensei que estava chateado.
JN - E estou. Mas li no "24 Horas" que não ia estar cá e resolvi desmenti-los, não é que eles se importem muito...
LFA - ?????
JN - Sei que você é imprevisível, mas, carago, não, caralho, essa história de apoiar o Rui Rim não lembrava ao diabo!
LFA - Eu sou assim.
JN - Mas não devia. Da próxima vez que ganhar a Taça Amizade não a vou mostrar lá na varanda da sua junta de freguesia.
LFA - Não me faça isso, que nunca mais o deixo treinar no nosso pelado de Alheira...
JN - Vem agora com ameaças para cima de mim, seu lagarto...
LFA - Lagarto mas azul e branco. Mimético.
JN - Mi quê?
LFA - ...mético.
JN - Deixe-se disso amigo, vamos é curtir. Este ano não pude trazer o mister, como o ano passado, mas não tenho dúvidas que o melhor fogo vai ser o seu, até tem música do Van Gal...
LFA - Do Vangelis.
JN - Deixe lá, vou beber mais um sumo de laranja.
LFA - Peça dois para brindarmos ao SLB.
JN - O c...
LFA - Desculpe, presidente, mas foi uma martelada mais forte que levei.
JN - Ah...
LFA - Veja lá, então, se me arranja um lugar no camarote.
JN - Para si, sempre, camarote, perdão, camarada!
LFA - Um dia ainda vou ser presidente da Câmara.
JN - de Alheira?
LFA - Não, de Massarelos.
(e ouviu-se uma gargalhada do outro lado do rio)