"CP" - um jornal regional


Parece que um texto meu sobre o "furo" de "O Comércio do Porto" quando Co que se lê Cu Adriaanse aterrou no Porto causou algum alvoroço na redacção do centenário jornal portuense. Tudo porque este escriba teve o cuidado e revelou os créditos de alguma informação que acrescentou enquanto outros fizeram o mesmo relativamente à informação mas aos créditos disseram chau. O costume. Os meus companheiros do "CP" ficaram em brasa porque eu disse que o "CP" é um jornal regional. Entenderam isto como um insulto. Mas é um mau entendimento. O "CP", na minha perspectiva, e tal já foi dito por alguns dos seus mais recentes directores, apostou na informação do que está próximo dos seus leitores. Faz muito bem. De jornais ditos nacionais que deixaram de ser nossos e hoje são sobretudo das multinacionais já estamos fartos. Fico, por isso, na minha: prefiro o "CP" interurbano ao "CP" de longo curso. E, caramba, desde quando é insulto chamar regionalista a um tripeiro?