Obstrução

Fazer obstrução é quando um jogador impede um adversário de se colocar, de correr ou de alcançar a bola.
A Lei determina que, não jogando a bola, correndo entre o adversário e a bola, ou interpor o seu corpo de maneira a constituir obstáculo para o adversário, será penalizado o jogador que assim proceda com um livre indirecto no local onde a falta foi cometida.
Tem que se fazer a verdadeira separação entre obstrução natural do jogo e a executada incorrectamente. Em ambos os casos, não é permitido que o jogador seja impedido de disputar a jogada normalmente.
Para ser punida a obstrução, deve-se verificar que a vontade do jogador obstruir é nítida e agressiva e que se produza fora da acção do jogo ou quando o jogador, não tenta jogar a bola.
Temos que ter bem presente, que o facto de um jogador se colocar diante do guarda-redes, quando se vai marcar o pontapé de canto, sem intenção de jogar a bola, é punido com um pontapé livre indirecto.
É possível, um jogador que não joga nem tenta jogar a bola estar no caminho dum adversário e, entretanto, não ser culpado de fazer obstrução.
Nuno Gomes encontrava-se de costas, a colocar-se em posição.
Peskovic cometeu o erro tremendo, de não esperar pela obstrução do avançado.
Optou por empurrar descaradamente durante demasiado tempo e por alguns metros o adversário.
Nuno Gomes não fez obstrução e foi empurrado.
Marco Ferreira assinalou falta que não existiu sobre Peskovic, anulando o golo ao Benfica.
Isto porque o jovem árbitro madeirense foi iludido pelo guarda-redes da Académica, que após ter empurrado o adversário se deixou cair, levantando os braços a reclamar falta, quando viu a bola dentro da sua baliza.