segunda-feira, agosto 01, 2005

PODIA REPETIR?



Diz Jessica, algures no Planeta Tablóide, que o nosso 'mansex' tem um bom equipamento mas é demasiado rápido na cama. Para além disso, gosta de se passear com os seus sapatos de tacão alto.

COSTINHA DISSE TUDO



Gosto do Costinha. Porque é um jogador que diz frases com sujeito, verbo, predicado e complemento directo. Porque tem uma história incrível: foi directamente do Nacional para o Monaco. Agora em fim de carreira, no eldorado moscovita, Costinha deu uma importante entrevista a Alexandra Tavares-Telles, na última edição da "Sábado". Nela diz que os jogadores do FCP tinham medo dos superdragões e questiona os sinais exteriores de riqueza do líder da classe, o popular "Macaco", ao que consta o administrador-sombra do FCP. Disse-me um passarinho que o dito cujo veio a ler a entrevista no regresso de Amesterdão e que a mandou arquivar. Costinha parece ter subido ao "pódio" dos super. Vale que Moscovo fica a milhares de quilómetros da Grunharia.

* e também disse que os dirigentes do FCP aparecem a assumir as vitórias mas escondem-se e desprotegem os jogadores na hora dos desaires. A propósito do torneio de Amesterdão, no intervalo do primeiro dia o Ajax homanageou Van der Vaart, jogador formado no clube e que este ano foi para o Hamburgo. Onde é que já não vimos isto?

ocomerciodoporto.blogspot.com

Está visto que O COMÉRCIO não morreu. Está vivo, e bem vivo, na blogosfera. A propósito...

- Foi n'O COMÉRCIO que comecei a escrever para jornais, talvez ali por 76/77. Fazia,
à 2ª feira, a recolha da pontuação dos jogadores e dos árbitros e um pequeno comentário para tornar a coluna menos árida. Como o meu pai era o director do jornal, não foi difícil começar também a fazer uns joguinhos ao fim de semana. Durante dois ou três anos tive a missão de fazer as fichas dos jogos de iniciados, juvenis e juniores do Leça e do Leixões. Era o tempo em que no fim tínhamos de ouvir a opinião do árbitro sobre o jogo! Comecei depois a fazer jogos do meu Leixões na II Divisão e acumulei com uma colaboração para o "Norte Desportivo", cujos relatos eram dados quase "on line" mas através de um telefone preto instalado num dos camarotes do Estádio do Mar. O primeiro jogo de I Divisão que fiz foi um jogo do Boavista e foi uma emoção. Pouco depois, o chefe Abílio Ferreira marcou-me uma reportagem nas Antas. Era o início de mais uma época. Voltei à redacção sem perceber o que tinha acontecido - tinha rebentado o episódio que ficou conhecido por "Verão Quente"... No O COMÉRCIO conhecido o melhor repórter-fotográfico português: Ricardo Pereira. Que não só era bom no que fazia mas também no que dizia e no que sabia. Para O COMÉRCIO fiz também crónicas diárias do Mundial do México, em 86, e mantive durante algum tempo uma página que o Jorge Fiel baptizou de "Segundona", com notícias e comentários sobre o que se passava no segundo escalão. Mais tarde, o João Paulo Menezes continuou a saga e acrescentou a "Terceirona", o que também estava bem, pois sempre dava para ganhar mais uns tostões...
Conheço O COMÉRCIO há muito tempo. Adorava aquela cantina, onde o meu pai às vezes me lavava aos domingos, e os lanches no Guarani. Até trabalhei no vão da escadaria principal do velho O COMÉRCIO, pois foi aí que a Gazeta dos Desportos teve a sua primeira redacção no Porto. Que era o meu jornal quando um dia alguém disse "não se publica mais, acabou". Sei o que isto é (não estou a falar de cor, amigos), vi muita gente a chorar nos corredores. Mas cá vai um alento: hoje são muitos os 'gazeteiros' que estão a trabalhar, nos mais diversos jornais, nas mais diferentes posições. É o que desejo aos "comerciantes" que ficaram sem emprego e sobretudo sem habitat. Basta consultar o blogue acima para se perceber que é gente com qualidade. Infelizmente, nos últimos anos foram dirigidos por incompetentes. O Porto tem jornalistas suficientemente bons para colocarem O COMÉRCIO, ou outro novo jornal, acima dos 20 mil exemplares de vendas, apesar do porta-aviões JN que com as ondas que provoca todos ameaça afundar.

PS - Um abraço muito especial para o José Miranda. Um bom homem e um bom jornalista. E está tudo dito sobre o Barão.

domingo, julho 31, 2005

VOLTARÁ NUMA MANHÃ DE SOL


O "O Comércio do Porto" acabou. "A Capital" fechou. Está visto que nem sempre os espanhóis acertam. Bem, desta vez acertaram num tal António Matos, antigo correspondente do "Público" em Luanda e antigo presidente do Sindicato dos Jornalistas. O mesmo Matos que um dia Joe Berardo e afins colocaram à frente da "Gazeta dos Desportos", quando este jornal tinha vendas na casa dos 80 mil exemplares. Dois anos e meio depois fechava, como consequência lógica do facto de não ter passado a diário enquanto os restantes três jornais desportivos o fazim... Porque seria? Vamos ver onde vai reaparecer este falinhas mansas Matos. Querem ver que vai ser considerado o gestor do século? Inventam cada um...
O "CP" acabou os seus dias a vender pouco mais de 3000 jornais por dia. Uma migalha em relação ao que se investiu. Mais uma vez ficou provado que falta ao jornalismo portuense aquilo que Lisboa tem há muito: mercado comprador, gráficos de qualidade, mercado de jornalistas, projectos não propriamente bacocos e tacanhos. A direcção que "enterrou" o CP pensou que bastava mudar o cabeçalho para tornar o jornal atractivo. Mas é preciso muito mais. Que sirva de lição para os gestores que confiam nos amigos na hora de recrutar equipas.

ONZE HORAS QUE GANHEI


Hoje gastei onze horas do meu tempo vital a tentar conseguir uma entrevista, nem que fosse de uma só minuto, com Diego Armando Maradona (em breve provarei o quão próximo estive de tal). Faltou um bocadinho assim. O 'Diez' ficou de de 'males lechos' com os periodistas argentinos, ao fim da noite de sábado, e eu e o meu companheiro Manuel Chaves, da Antena 1, ficamos a xuxar no dedo. Mas valeu a pena estar perto do MAIOR JOGADOR DE SEMPRE da história do futebol, da sua "entourage" e da equipa do Boca Juniors. Uma equipa que não tem assessores de imprensa e que permite que os jornalistas durmam no hotel que escolhe e que aí passem as horas que quiserem, o que nos faz lembrar os bons velhos tempos em que dirigentes, treinadores, jogadores e jornalistas se conheciam pelo nome e se respeitavam mutuamente. Os tempos mudaram e hoje vivemos num estranho limbo que me dispenso de comentar para não promover mais a parvoíce (já bastam alguns jornais). Acreditem que não fiquei frustrado por não conseguir obter de Diego nada mais do que um sorriso enquanto subia, com um dos filhos pela mão, para a suite que lhe reservaram no NH de Shiphol, aqui em Amesterdão. Tudo mudou no hotel e no Boca a partir do momento que Maradona chegou. E ele ainda não tomou posse como vice-presidente... O homem está bem mais magro mas também mais velho. Fiquei com pele de galinha ao seu lado. Diego Armando Maradona. Onze horas que ganhei.

sábado, julho 30, 2005

BAÍA OU HELTON?


Confirma-se que Vítor Baía não tem grande empatia com os holandeses. Depois de Van Gaal se ter atravessado no seu caminho, eis Co Adriaanse a pôr em causa a sua titularidade. O novo treinador do FC Porto diz que está indeciso e que vai dar domingo mais uma oportunidade ao nº 99, para frente ao Tottenham apresentar a sua opção para a baliza. Com quase 36 anos, Baía tem mais um grande desafio pela frente. Ele ou Hélton. Anda um homem a ganhar títulos para isto...

sexta-feira, julho 29, 2005

TUDO COMO DANTES

E pronto. O folclore da comissão de visionamento de jogos para avaliar os árbitros ficou adiado para segundas núpcias. Siga a rusga.

UPS!

ADRIAANSE DISSE A HÉLTON QUE ELE VAI SER TITULAR NO TORNEIO DE AMESTERDÃO, FALTA SABER SE NOS DOIS JOGOS, SE APENAS NO PRIMEIRO OU NO SEGUNDO. ISTO PROMETE...

Amesterdão, de 28 para 29/9 de 2005


Já estive algumas vezes em Amesterdão. Na primeira também a acompanhar o FC Porto. Tenho em casa uma foto já adoentada na qual poso com o Manuel Serrão, que na altura era jornalista, e bom, de 'O Comércio do Porto'. Durante alguns anos guardei na carteira o ticket do museu do sexo e estimei um cartaz que descolei na rua. Era o início dos 80's, quando ainda era possível mudar o mundo. De 28 para 29 do mês 7º , no ano de 2005, depois de muita rodagem nestas vidas, de altos e baixos e umas tantas passagens por esta cidade, finalmente pude perceber algumas coisas. O haxixe marroquino ajudou e o dia ia longo e quando estamos relaxados e também cansados é mais fácil rir e perceber. Andar sem mapa é do melhor mas a verdade é que nesta cidade acabamos sempre por ir parar lá - ao Red Ligth District. Onde as nacionalidades ainda mais se confundem entre as ruas estreitas e os canais sujos e negros. Uma percentagem elevadíssima de humidade, 22 graus à meia-noite, com as mãos a tornarem-se pegajosas, ao tom do local. Fétiches e artesanato vários, orientais e africanas, novas e velhas, gajos , cocaína e pastilhas à solta, demasiados restaurantes argentinos, gente a cambalear, outra perfomante, muitos diletantes, voyeurs (vulgo pestaninhas), a gente da aldeia nas mesmas esquinas e nas mesma montras. Preço de tabela, 50 euros, negociável a partir dessa base, conforme as mordomias. Parar para ver. Muitas vezes antes da cortina correr ainda dá para vislumbrar o cliente a despir-se primeiro, cansado das voltas e mais voltas, completamente apanhado na armadilha. A mais velha profissão do mundo, dizem. Degradante? Sem dúvida: a lascívia tem vários graus, o pior mesmo é quando é experimentada... 'Red Light' em mais uma noite de muitas que aconteceram e vão acontecer. Uma ambiência de selva urbana algures num planeta muito distante chamado Amesterdão. Uma serena noite de Verão, na passagem de 28 para 29 de Julho, no princípio do século XXI, dois dias apenas antes do fim do mundo. Afinal não urgia mudá-lo.

terça-feira, julho 26, 2005

SAUDADES*


Tenho saudades
da patine dos velhos
estádio.
Da pressão dos adeptos
e dos dirigentes
Da bifana e do panado.
Do cheiro a formol
dos mictórios.
Do futebol não climatizado.
Das Antas, do velho Bessa,
do Galinheiro de Barcelos,
do 1º de Maio, do 3º anel,
da pala de Alvalade, do velho Calhabé...
Ai que saudades, ai, ai.
Se fosse só dos estádios!
* Eis o 'VA' no último jogo das Antas

VARELA


Se Peseiro "os" tiver no sítio, vai apostar neste miúdo. Viram-no frente ao WB? Apesar de os jornais terem resumido a sua actuação a "um remate perigoso", Varela entrou em jogo e mostrou toda a sua potência nos últimos 30 metros. Uma pérola.

segunda-feira, julho 25, 2005

EM GRANDE


Não foi ao "Herman SIC" recitar Régio mas deu uma lição de vida. Luís Filipe Vieira está cada vez mais solto na televisão. O 'self-made-tuga' saltou os muros do zoo de Lisboa e venceu na selva da vida. A borracha dos pneus deu uma ajuda no salto, consolidado agora com betão e tijolo na zona da parque Expo. Vieira é um homem rico. Mais importante, é o presidente do Benfica. Melhor ainda, é o presidente do Benfica campeão. O que foi conseguido fugindo à tenaz Dias da Cunha-Pinto da Costa. Como seria se os dois não se tivessem um dia, no calor da noite, zangado?

SOU O MAIOR


Quando chegou ao FCP tinha um contrato com a Diadora que lhe rendia pouco mais de dois mil contos por ano mais equipamentos. Depois passou para a Puma e com esta marca desafiou muitas vezes a Nike que ainda hoje patrocina o FC Porto. Agora, a Adidas parece disposta a dar-lhe 860 mil contos por ano. Só acontece mesmo com Mourinho, o homem que não quis aparecer antes da Fernanda Serrano no anúncio das máscaras do BPI...
O maior!

CP pode morrer


Foi anunciado a alguns trabalhadores de "O Comércio do Porto", o mais antigo diário português, que se o grupo espanhol que é proprietário do jornal não encontrar comprador até domingo, o jornal deixará de ser publicado. É uma péssima notícia para o jornalismo português e para o jornalismo portuense (em especial).

É DISTO QUE O POVO GOSTA


Não foi propriamente exuberante e original a apresentação do FC Porto 2005/2006. Mas o FC Porto continua a ser o único clube português capaz de organizar bem um evento destes. É no que dá ter um "staff" já muito experiente e que, tal como normalmente acontece no relvado, nunca baixa a guarda. Por isso, os 34 mil adeptos portistas que estiveram ontem à noite no Dragão viram mais um BOM espectáculo. Sem surpresas mas com ritmo, cor, luz e até alguns golos. Porque é disso que o nosso povo gosta.

domingo, julho 24, 2005

UM HERÓI DOS NOSSOS


As cinzas do actor James Doohan, o engenheiro Scotty da série 'Star Treek', serão lançadas no espaço – a pedido dele.
O actor, que morreu na quarta-feira aos 85 anos de pneumonia e Mal de Alzheimer em sua casa em Washington, teria pedido à sua mulher e ao seu agente para que os seus restos mortais fossem lançados no espaço, como aconteceu com o criador da série, Gene Roddenberry.

E OS CHINESES? E OS INDIANOS?


«A colónia portuguesa do Dínamo não lhe garantirá o primeiro lugar. E o Maniche só chegou porque o FC Porto está em crise e a vender jogadores. A Taça UEFA foi ganha por Ignachevitch, Akinfeev e Jorkov e não por Wagner Love e Carvalho, que só marcam golos certos. Se me fizerem passes assim, também eu marco. No nosso país, o piano é carregado pelos russos. Se Carvalho fosse realmente um bom jogador não teria vindo para a Rússia.»
Ovtchinikov in Público, numa reportagem de José Milhazes, que nos diz que os nossos tugas são conhecidos por "legionários".

FORÇA DE VIVER

A entrevista já tem quase dois meses mas aqui se reproduz como exemplo da "força de viver" do treinador que perdeu nos penalties a Taça Intercontinental para o FC Porto, em Dezembro de 2004, em Yokohama.
El técnico colombiano de fútbol Luis Fernando Montoya, quien quedó cuadraplégico luego de recibir dos balazos en un intento de atraco, sigue su dura lucha para recuperarse.
A mediados del año pasado, Montoya condujo al modesto equipo "Once Caldas" a la victoria en la final de la Copa Libertadores, nada menos que ante el poderoso Boca Juniors argentino.
Apenas seis meses después de ese logro deportivo, el entrenador resultó gravemente herido en un barrio del municipio de Caldas, cerca de Medellín, cuando su esposa, Adriana Herrera, estaba siendo víctima de un asalto.
A pesar de lo ocurrido, el entrenador no ha perdido su optimismo, ni su pasión por el fútbol tal como constató Luis Fernando Restrepo, de BBC Mundo, quien tuvo la oportunidad de visitarlo y entrevistarlo en Colombia
¿Cuál es en este momento su relación con el fútbol?
Primero, mis experiencias. Lo que logré en el fútbol colombiano, lo que logré con el fútbol sudamericano y lo otro es el amor propio que le tengo a una profesión que siempre la he llevado en mi corazón.
¿Usted cree que si hay más apoyo al fútbol, sobre todo de la base en los barrios, se podrían evitar los altos índices de violencia en la ciudad?
Me da mucha alegría recordar lo que hice, que es algo muy bonito y ese recordar me permite mantener vivas las ilusiones de pensar que me puedo recuperar
Yo considero que sí, que el fútbol tiene que ser un medio para transformar a una cantidad de personas que en un futuro pueden hacer mucho daño.
¿Usted que le diría precisamente al joven que de pronto está en ese barrio que todavía tiene muchas alternativas en la vida?
Lo primero es que se encamine por una actividad limpia y sana como es el fútbol.
¿Profesor Montoya, usted en qué etapa está. Cómo se siente en estos momentos?
Yo poco a poco me sigo recuperando. Es una recuperación lenta, pero convencido de que la puedo lograr.
¿Usted encuentra en el fútbol la paz que necesita para esta recuperación?
Yo diría que sí porque tengo una cantidad de amigos que me han hecho mantener más viva esta ilusión. Mi familia....
¿Usted cree que su caso puede ser de unión, puede dejar un mensaje?
Yo creo que sí, que ese mensaje puede ser "no más violencia", pensar que podemos vivir en un país y un mundo mejor.
¿Cuáles son sus pensamientos? ¿Qué piensa minuto tras minuto mientras sigue esta lucha de su recuperación?
Me da mucha alegría recordar lo que hice, que es algo muy bonito y ese recordar me permite mantener vivas las ilusiones de pensar que me puedo recuperar...
Yo creo que puedo ser un medio para formar o educar, una persona que puedo transmitir una cantidad de conocimientos que he adquirido a través de los años.
¿Qué es lo que más le ha dejado esta experiencia interiormente?
Yo diría que el amor por lo demás y ahora, mucho más, el amor por mi familia.
No me puedo ir de aquí sin preguntarle por el partido entre Colombia y Ecuador. ¿Usted ve a Colombia en el mundial?
Primero que todo es un partido muy difícil y ahora la motivación de los de Ecuador que están tan cerca de ir a otro mundial. No la van a dejar ir tan fácil y nosotros igual tenemos motivación, pero tenemos una gran necesidad que es ganar.
¿Qué le puede decir por último a los lectores de BBC Mundo?
Que primero hay tratar de educar a la juventud. Pensar que el deporte es una alegría, una pasión y no la podemos convertir en violencia.

ARRASTÃO

A sem-vergonhice dos editores chegou a este ponto: perguntam aos seus leitores se houve ou não arrastão e depois ainda publicam o resultado do inquérito, isto é, 75 por cento dos leitores acham que sim, acham que houve arrastão em Carcavelos. Tirem-me deste filme!

POSTIGOL


Mostrando que é um jogador com cultura futebolística, Hélder Postiga marcou pontos em Brugge, na posição que está destinada a Diego, isto é, se o "Cabeção" for capaz de perceber que tem de jogar sobretudo para a equipa. Mourinho, na sua primeira época, já tinha mostrado que é possível fazer de Postiga um jogador. Scolari ressuscitou-o. Cabe agora a Co Adriaanse confirmar um dos melhores avançados portugueses da geração sub-23. Postigol.

SEPARADOS À NASCENÇA



PC e Carmona Rodrigues. Mais parecido
com o presidente do FC Porto só mesmo
Rui Rio.

sábado, julho 23, 2005

MAS O QUE É ISTO?


Não sei se Miguel paga as quotas do sindicato. O que sei é que esta foto, disponível no site do sindicato dos jogadores, é uma vergonha. Miguel está a usar o sindicato para os seus fins pessoais. O sindicato do senhor Evangelista (o nome diz tudo) devia pensar duas vezes antes de proporcionar estes espectáculos. Miguel é um "foragido". Tem um contrato que rescindiu unilateralmente. Que o sindicato lhe dê apoio jurídico, vá que não vá. Que o sindicato alinhe nestas palhaçadas, isso é surrealismo, para não lhe chamar outra coisa.

ERIC, O TERRÍVEL


O mito voltou. No areal da Figueira da Foz, no
meio da confusão de murros, pontapés e cuspi-
delas. Eric, o terrível. Gosto de tipos assim: com
génio e geniais.

PAULO COSTA



Paulo Costa foi o árbitro escolhido para dirigir a final desta competição organizada pela Nike e pelo Manchester United, cuja final aconteceu hoje em Hong Kong. Venceu a equipa do Fluminense e Paulo Costa teve o prémio que merecia, ele que foi às compras na condição de árbitro da meia-final e quando regressou soube que afinal era ele o finalista...

PARA JÁ, SÃO 4!


Finalmente um "bitaite" aos jornais amigos... Já estávamos com saudades!!!!!!!!! PC diz que nunca viu um grupo tão disciplinado. Lá vem outra vez à baila a palavra disciplina. Mas o que a malta quer é uma equipa a jogar bom futebol e a ganhar. De novo mais um remoque a Luís Fernadez, perdão, Víctor Fernández, descaradamente responsabilizado pela contratação de Léo Lima, com PC a deixar entender que quem queria contratar era Jorginho. Entretanto, Sandro é dispensado. Não será o mesmo jogador que Co que se lê cu avalizou quando viu na TV a final da Taça de Portugal? Já não entendo nada disto mas também fica difícil aprofundar as questões em ambiente seleccionado e esterilizado. Curiosa também a reacção de PC ao facto de Vítor Baía ter deixado de ser capitão. Vou tentar recuperar alguns jornais antigos para conferir opiniões pois verifico hoje que Baía, afinal, não pode ser capitão porque é guarda-redes. O Vítor também não queria ser capitão, aliás, foi ele mesmo quem o disse, há três anos, em L'Etrat, quando "nomeou" capitão Jorge Costa. Por falar em Jorge Costa, vamos ver se começa aquela que deverá ser a sua última época na condição de titular... Não cheirou a humilhação aquele regresso dos três dispensados, na companhia de Reinaldo Teles, com direito a saída pela porta do cavalo em Pedras Rubras (aliás, da próxima vez que ali aterrar vou exigir sair pela sala VIP!)? Um espectáculo triste, no mínimo.

sexta-feira, julho 22, 2005

TONEL


Um ano depois de ter rescindido contrato com o FC Porto, já com tarimba de SuperLiga (Académica e Marítimo), e ainda com grande margem de progressão, Tonel prepara-se para assinar pelo Sporting. É mais um produto da formação portista, numa área actualmente carenciada no plantel de Adriaanse, que reforça a concorrência. Não cabem todos no plantel, é verdade, mas alguns se calhar mereciam pelo menos uma oportunidade. Como parece ser o caso.

NÃO SE ESQUEÇAM DELES!



Incrível, o Hulk!


'Prontos', o Sporting contratou mesmo o incrível Hulk. Obviamente verde. É o Sporting versão BD, reforçado com um herói que tem o génio de Sá Pinto e a força de um campino. Vai ser um duelo giro com o Super Pateta da Luz e com 'The Tank' do Dragão. Ou será que estamos a falar de Deivid como muitos falavam de Claudio quando queriam dizer Pitbull?

quinta-feira, julho 21, 2005

BOM LEÃO


Dois golos de Douala em Celtic Park - quase cheio, ao contrário da Luz no Benfica-Chelsea... - deram ao Sporting um empate que é o menos importante. Impressionou-me sobretudo a velocidade da equipa e a forma como já faz circular a bola. E da cantera leonina continuam a surgir "pérolas"...

PUM!

Preparem-se.
Já está a arder
o rastilho da
lista de dispensas
de Co Adriaanse

PINTASSILGO


Quando recebeu a notícia de que já era jogador do Derrota FC, Pintassilgo pagou uma rodada de minis e de magos na tasca do Júlio Manco. A rodada rodou para uma suecada e esta devorou uma perna de presunto e os chouriços que por lá andavam. Acabou toda a gente a beber vinho do pipo e a cantar "We are the Champions" num inglês irrepreensível, só possível em Tugas de Cima quando se atinge o nirvana dos ébrios. Já era dia quando todos rastejaram para casa, onde foram recebidos por paus de marmeleiros e rolos da massa que deixaram em alguns recordações perenes no sítio onde acaba o músculo e começa o osso (ou vice-versa).

No dia seguinte, Pintassilgo percorreu cinco quilómetros pelo monte e apanhou a camioneta para Celorico. Onde comprou um novo par de chuteiras e pó de talco para as virilhas, pois é um jogador de coxa generosa e afeito a atritos dolorosos. Quando chegou ao estádio do Derrota FC, colocou os olhos no chão e fez de conta que era um poste. Mas o roupeiro deu por ele, aliás, estava à espera dele. Era a primeira vez que tinha pela frente um rapaz com 2.10 metros e 135 quilos de peso (quase tudo fibra). Um verdadeiro tanque, este Pintassilgo um dia descoberto numa pelada do monte, quando o director do ping-pong fazia um pic-nic.

O primeiro treino não custou. Mais difícil foi defrontar os jornalistas. O clube proibiu Pintassilgo de falar e este não se deu bem com este primeiro contacto com o bando.
- Pintassilgo, podes falar?, perguntou um
- Não, disse, metendo os pés pelas mãos.
- Nem um pio?

(28 dias depois)
Pintassilgo regressa a Tugas de Cima com o título de melhor marcador do defeso. Tinha já propostas do Chelsea e do Real Madrid e cinco empresários dormiam à porta da pensão onde se instalara. Mas não quis aquela vida. As moças de Tuga de Cima podem não fazer a depilação mas não há nada que chegue a uma mini bem fresquinha. E na rodada de sueca Pintassilgo sempre pode piar. Ou, ainda melhor, cantar.

(28 dias depois)
Um jornalista atrevido chegou a Tugas de Cima para fazer uma entrevista a Pintassilgo.
- Podes falar, Pintassilgo?
- Não, disse ele, metendo as mãos pelos pés.
- Nem um pio?
E Pintassilgo, o matador, lançou o facalhão pelos ares e cortou um chouriço de sangue ao meio.Os editores não acharam a conversa interessante, mas o jornalista todos os dias se lembra daquela tarde que passou em Tugas de Cima com um grupo de bêbados e um promissor craque com nome de passarinho.

perguntar não ofende

PORQUE SERÁ QUE O FCP JÁ VENDEU QUASE TANTOS LUGARES ANUAIS (28 MIL) COMO O BENFICA KITS?

KARADAS & FABIANO



Luís Fabiano já marca em Sevilha - foi dele o golo da vitória sobre o West Bromwich Albion. Entretanto, Azar foi emprestado ao Portsmouth. Vamos ver quantos golos marcam estes dois "mecos" em Espanha e na Inglaterra. Eu, treinador, não os tinha mandado embora. O "Fabuloso" é um matador raro, apenas não teve o carinho que justificava. Quanto ao noruguês de ascência turca, não vale pelos golos que marca mas pelos golos que ajuda a marcar. O Benfica teve em tempos um tosco assim, Maniche, que entrou para a sua história passando por cima daqueles que apenas o tratavam como "rapaz alto e louro". Karadas e Fabiano - cada um tem o fétiche que merece. Quanto mais não só por isso, despedimo-nos deles já com saudades...

TÓ OLIVEIRINHA


Pegou no Penafiel, que não atava sem desatava, e no primeiro ano levou-o de regresso ao escalão máximo. E aí o fixou sob o comando do mais promissor dos treinadores portugueses depois de José Mourinho. Sempre um passo adiantado em relação a todos os outros - por isso mesmo alguém um dia disse que era um "adiantado mental" -, António Oliveira já disse que este é o seu último ano no comando do Penafiel. Pode ser. Mas vão ver que vai ser um daqueles anos! Tó Oliveirinha, o treinador do tri e do tetra, o seleccionador que nos levou a uma fase final do Europeu e do Mundial, um dos maiores jogadores de sempre do nosso futebol, só precisa de saúde para continuar a ser a GRANDE FIGURA do nosso futebol. Para além de ser provavelmente um dos três portugueses com uma maior colecção de arte, Oliveira tem uma posição fortíssima (11 por cento) não apenas na SAD do FC Porto. O único português que escapou de um assassinato através de meio audivisual está aí para as curvas. No seu apogeu. A FPF e o FCP esperam por ele.

LÂMINAS AFIADAS


Num futebol que se joga com "botas com lâminas afiadíssimas" (sic*), o caso Miguel chegou ao Belize. Podia ter chegada à Madeira pois também é terra de off-shores. Quanto vai receber o Benfica? - eis a questão. Para onde vai Miguel? Bem, Dias Ferreira e Paulo Barbosa já sabem. E vocês? Não têm pistas? Entretanto, o Sporting contratou um ponta-de-lançA que o Bordéus emprestara ao Santos - Deivid. Está confirmado o parceiro para Liedson, Pinilla e Silva. Como quem não quer a coisa, os leões conseguiram carregar pólvora nos canhões. É assim sempre: a equipa que menos sobressai no campeonato das contratações é a que melhor performance exibe na época competitiva. É o meu prognóstico. Os críticos do Campino vão ter que levar com ele até Abril/Maio.

quarta-feira, julho 20, 2005

GOLPE DE ESTÁDIO II


Em primeira mão, a capa da edição revista
de "Golpe de Estádio", o primeiro bestseller
do futebol português.

O JOSÉ SOCAS


Sócrates, a quem Hernâni Gonçalves chama "O Príncipe", obra homónima de Nicolau Machiavel, despediu o seu tesoureiro. Nas colectividade de cultura e recreio quando tal acontece, por norma a direcção cai porque tudo depende do tesoureiro - do baile da pinhata à excursão a Fátima. Mas Sócrates é quem é, a sua fama já vem de longe, dos primórdios da civilização, quando debitava filosofia nas ruas de Atenas... Ah, não? Não é o mesmo? Desculpem. Este Sócrates é o que costuma ter ataques de cólera e que diz não precisar dos jornalistas para nada? É o da co-incineração? Desculpem mais uma vez, estava distraído a olhar para o mundo da minha janela. Hoje não é manifestamente um bom dia. Até o FCP perdeu com falta de vitessse. E Miguel continua desaparecido algures na Zona J...

ESTÁDIO COME-EM-PÉ


PC, que estava escondido no seu buraquinho desde que perdeu o campeonato para o Benfica, lá reapareceu para criticar o facto de o Benfica estar a pensar vender o nome do seu estádio a uma multinacional. Como quem anda no mundo do futebol sabe, tal está longe de ser uma inovação. Os clubes hoje são empresas e há muito que os seus sócios foram ultrapassados pelos accionistas. O objectivo é a mais valia. Como tal, os clubes procuram usar todos os recursos do mercado para também fora do campo terem sucesso. Se o meu clube vender o nome do estádio ao restaurante "Come-em-pé" e com isso conseguir aumentar o seu potencial, não me importo e até me sentirei tentado a comer em pé no dito restaurante. O que me incomoda nisto tudo são os falsos pudores. Não foi, afinal, Pinto da Costa quem escolheu o nome para o novo estádio, nome acolhido por unanimidade pelo conselho superior do clube? Não foi PC quem um dia acordou e decidiu chamar "dragões" a todos os portistas sem que estes mais uma vez tivessem sido consultados? Por acaso PC inquiriu os sócios quando negociou contratos com a Nike, a PT ou a Revigrés? Não é o nome de um estádio que está em causa mas sim a paixão por um clube. Benfica, Sporting e FC Porto podem jogar nos estádios Coca-Cola, Sumol ou Lanidor porque não é isso que é importante. Importante mesmo é um clube manter a sua força, a sua identidade e algum respeito pelos adeptos que o suportam. O que, como todos sabem, nem sempre acontece.

O CARNEIRO*


Co tinha de marcar bem o terreno e ninguém pode dizer que não avisou. Léo Lima foi marcado para o sacrifício e só não percebo a falta de fotógrafos no momento em que abandonou o hotel... O brasileiro que passou fome na Rússia antes da Rússia ser o maná que é hoje e que se revelou no Marítimo foi o carneiro sacrificado. O rapaz parece que não percebia uma palavra de inglês e ainda menos de holandês. Co esfregou as mãos e lançou o aviso. O "mestre escola" holandês tem a régua e a varinha prontas para a acção. Já pôs a rapaziada a pedalar 35 Km e veremos como será quando perder o primeiro jogo fora de casa. A grande expectativa agora é: como vai o 'núcleo duro' interagir com o novo treinador e como é que este vai tratar os "senadores"? Aguardamos com ansiedade os próximos episódios. Este aparentemente simpático holandês bronzeado ainda vai dar que falar...
* AFINAL NÃO ERA O CARNEIRO MAS SIM O CARTEIRO

ERA UMA VEZ A VIDEOVIGILÂNCIA


Querem saber quando vamos ter os árbitros a serem classificados também através do vídeo? Nunca. Tudo a que estão a assistir é puro show-off. Não há tempo, não há lei, não há dinheiro e não há quem se disponibilize para isto. Portanto, meus amigos, era uma boa ideia mas fica para a próxima. Não deixou de ser um folclore.

CAMPEÃO


Henrique Calisto foi campeão no Vietname, no comando do Dong Tam. Estamos a falar da antiga equipa do exército que deu uma coça aos "marines". Calisto não tinha caminho para andar em Portugal na área do treino e teve de fazer as malas. Há quatro anos na antiga cidade de Saigão, Calisto é uma verdadeiro figura nacional naquele país do sudoeste asiático, com frequentes passagens pela televisão e amplo espaço nos jornais. O mais difícil tem sido mesmo arranhar um pouco de vietnamita... Com convites vários - com a China em destaque -, Calisto tem sido, ainda, um grande promotor da nossa cultura e do nosso produto-futebol. É o nosso embaixador no Vietname. Matosinhos perdeu um excelente presidente da junta e um ainda melhor presidente da Câmara mas ganha todos os dias com o exemplo deste seu filho em terras asiáticas. O "profe" continua a surpreender-nos.

terça-feira, julho 19, 2005

MIGUEL E O FCP

Noto preocupação, quase terror, quando brinco com os meus amigos portistas e lhes anuncio (eles presumem que eu sei mais do que eles só porque trabalho num jornal desportivo, ehehehehehe) que Miguel vai ser jogador do FC Porto. Porque será? De Estremoz chegam notícias de um jantar suspeito na cidade do Porto...

BENFICA 2005/2006

Algo decepcionante: apenas 27 mil espectadores a ver o Benfica-Chelsea, um jogo no qual os benfiquistas evidenciaram bem o facto de terem mais uma semana de preparação (o que conta muito quando se está ainda a sair dos tacos). Muito boa a exibição de Beto, a candidatar-se a uma posição no meio-campo, que até pode ser à frente de Manuel Fernandes e Petit. Simão francamente recuperado, Geovani motivadíssimo, só falta mesmo um homem-golo (mas anda por lá Nuno Gomes). Mantorras só para o espectáculo, alguém lhe tem de dizer que há mais dez jogadores em campo... Anderson, claro, é reforço e vai fazer grande dupla com Luisão. Teme-se reedição do choradinho por Moreira, o susto. Dos Santos muito bem no lado esquerdo mas há problemas à direita: João Pereira e Alex, os dois juntos não dão um.

domingo, julho 17, 2005

SUPER LIGA


Uma breve síntese sobre os 18 participantes na SuperLiga ex-Galp Energia.
BENFICA - Falta um ponta-de-lança. Ao que consta, está referenciado. Mas a notícia está blindada, não vá acontecer o que aconteceu a Tomasson. Um defesa-direito também dava jeito... Esperemos também por Luisão, o melhor jogador da última época.
FCPORTO - Uma equipa nova de reforços, um novo treinador e PC em silêncio. O presidente está a ver no que dá a aposta e está mortinho por responder a LFV. Mas vai responder com quê? Fé no Co.
SPORTING - Aparentemente estagnado o lago de Alchochete. Dizem os jornais que o empréstimo obrigacionista foi um sucesso. E Liedson vai ficar, pois para o ano terá à sua espera um chorudo prémio de assinatura. Peseiro parece mais contido mas estou para perceber a dispensa do Edgar Marcelino e a do Lourenço.
SP. BRAGA - Só falta...João Tomás. O clube precisa de realizar capital e entre Wender e João Alves, um vai acabar por ser JÁ vendido. Jesualdo promete algumas surpresas juvenis.
V. GUIMARÃES - Os reforços não páram de chegar, com origem nos mais diversos pontos da Europa e do Mundo. Jaime Pacheco já parece mais contente e 12 mil cadeiras já foram vendidas. O "tifo" pode ajudar a um bom arranque.
BOAVISTA - Com um aumento de capital à vista e reforços também, os axadrezados continuam com problemas na artilharia. William Souza ainda não apareceu mas também é cedo. Será mesmo JVP a grande estrela do próximo campeonato, como vaticinou Jaime Pacheco ao meu amigo Carlos Moura?
MARÍTIMO - Como sempre, um camião de reforços. Não percebi a dispensa de Chainho. Grande expectativa: irá Juca continuar a usar cordelinhos para segurar os óculos ao pescoço?
NACIONAL - Mais uma vez Manuel Machado irá correr de trás para a frente, com uma equipa muito renovada. Na Choupana vai continuar a ser muito difícil passar e que ninguém pense que o Nacional vai ser equipa de dar 4 e receber 3, ali no caminho para o Curral das Freiras...
RIO AVE - Em ano de eleições, MM, também conhecido por 3 Pêlos, levou a equipa ao pequeno mais bonito centro histórica de Vila do Conde. António Sousa terá uma oportunidade para, fora do ambiente uterino de Aveiro, mostrar o que sabe. Com Ricardo Nascimento seria uma beleza... U. LEIRIA - José Gomes é o mais moderno dos treinadores portugueses que treinam em Portugal. E sabe montar a cavalo. O que não é uma boa notícia...
BELENENSES - Fez o estágio em Coverciano, onde se respira futebol, ali ao lado de Florença, onde se respira renascimento. É precisamente o que se espera de uma equipa com 13 reforços e que reformou alguns players. É o meu joker para a luta pelo título.
V. SETÚBAL - Sem Sandro e Jorginho, vai ser difícil segurar as pontas. Norton de Matos tem a sua última oportunidade para se afirmar como treinador de "primeira". E Rachão ainda não encontrou clube...
E.AMADORA - Muitos problemas, demasiados problemas. Apesar de tudo, apresentaram-se 30 jogadores. Eis o grande candidato à pior assistência da época.
NAVAL - Com Cajuda tudo é possível. O 8 ou o 80. Aposto no 50, desconto 30 à conta do exótico presidente.
PENAFIEL - Vai ser um caso sério. Um grande guarda-redes e uma estrutura que se preservou. Oliveira nunca se contenta com pouco e Luís Castro destila ambição. Eis um grande candidato à Taça UEFA.
P. FERREIRA - Vai de Mota. E vai muito bem.
GIL VICENTE - Ninguém fala neles mas Ulisses prepara a sua pequena Odisseia. O homem é um caso sério.
ACADÉMICA - Nelo Vingada continua. Um ano tranquilo para os estudantes, portanto.

CO 2


Em 21 anos de trabalho, nada ganhou e só há um ano surpreendeu com o seu AZ Alkmaar. Co Adriaanse está longe de ser uma jovem promessa. Mourinho chegou ao FC Porto com 39 anos, ele chega com 57, e com o mesmo 4x3x3 que, curiosamente, nem foi o sistema que mais rendimentos deu ao actual treinador do Chelsea - se bem se recordam, jogou a final da Taça UEFA sem ponta-de-lança! O treinador holandês anda com a palavra "disciplina" pendurada ao pescoço. Está visto que é uma pessoa afável quando surge em público e que não usa um discurso bélico e troglodita - é holandês e está tudo dito por aqui. O que está por provar é a sua capacidade para potenciar uma equipa de alto rendimento e também de altas exigências, com alguns jogadores que ele não escolheu e com os restos de duas épocas fantásticas. De disciplina também se falou, se bem se recordam, quando Octávio Machado substituiu Fernando Santos. Mas o "Palmelão" é um fundamentalista e foi mais longe que Mourinho ao mandar Jorge Costa para o exílio enquanto o seu sucessor apenas pôs Vítor Baía de quarentena. Co já mandou dois meninos treinar às sete da manhã, ao que consta... E repetiu Octávio ao dar uma tarde de descanso mas ao não permitir saídas do hotel. Mourinho, nos dois estágios que dirigiu, deixou sempre a rapaziada espairecer após o treino matinal, impondo um recolher obrigatório já com a lua no lugar do sol. Ainda é cedo mas cantar loas a Adriaanse mas gosto do estilo e aprecio o verbo. Já é alguma coisa.

sábado, julho 16, 2005

MISTER BIN

Os atentados no metro Londres são apenas uma sequela. Bin Laden não dorme. Perderam a oportunidade de trazer a sua cabeça numa caixa e agora têm de levar com Ela. O "Homem Santo" já conseguiu penetrar no mercado mais perigoso: nas gerações de muçulmanas aculturadas nos países do primeiro mundo. Quem disse que os rapazes-bomba da Palestina eram perigosos?
Das 400 mil pessoas que no primeiro semestre de 2005 visitaram o castelo de S. Jorge, em Lisboa, que até nem é o mais bonito dos nossos castelos nem o melhor, só 80 mil têm BI português. Os portugueses continuam a apreciar mais as ruínas de Tullum, os palácios italianos ou o centro comercial Colombo. A propósito de castelos, o que estão a fazer os nossos editores quando não aproveitam o magnífico trabalho de Carlos Alberto Ferreira de Almeida sobre os castelos de Portugal?
Leio que a SIC vai lançar dois "programas realistas" na nova grelha (curioso que se chame assim...). Num deles, homens tentam viver como mulheres. No outro, homossexuais tentam convencer um heterossexual a mudar os seus gostos. Quando pensamos que já nada pode piorar, somos sempre surpreendidos. A propósito: quem é que compra uns óculos novos ao Fonseca da SIC?
Na minha terra, em Matosinhos, o Partido Socialista finalmente encontrou um candidato. Não é Narciso nem Seabra. É ele Guilherme Pinto, o actual nº 2 de Narciso (o que não é abono). Terá como principal concorrente João Sá, um dos homens que elevou a Trofa a concelho! Podia ser pior: podíamos ter Narcioso a imitar Valentim, a Fátima Felgueiras, o Isaltino e o candidato do Queijo Limiano.
Fiquei a saber em duas semanas de pausa que os D'ERZT (será assim?) são a banda portuguesa há mais tempo no top. São quatro rapazes que arreganham permanentemente a tacha, que surgem naturalmente despenteados, bronzeados q.b., todos diferentes todos iguais para agradar ao mais diversos tipo de clientes e que saltaram de uma telenovela para a realidade do sucesso. Nada contra. A minha filha de 4 anos até já gosta deles...
Os programas de magazine que misturam novela, música, modelos e celebridades deixam-me tonto. As câmaras são completamente errantes e tantos estamos a ver tudo num plano picado como logo a seguir vamos em rota de colisão com os entrevistados. Aquilo mexe-me com os nervos, para já não falar nas perguntas cretinas-divertidas que procuram respostas divertidas-cretinas. Um tal CDS, então, passa todas as marcas, com a sua barba de dois dias e cinco horas e o cabelo que rareia preso por um litro de gel do "Continente" mas como o homem sabe tudo e escreve em tudo o que é revistas e jornais... Parece que estamos condenados a fazer a digestão dos nossos almoços de fim de semana com este tipo de alienação. Sim, a TV tem um botão que também a desliga.
Incrível. A Sport-tv gaba-se de ter um milhão de assinantes, que pagam mais de 15 euros por mês, mas não tem dinheiro para transmitir o Leiria-Hamburgo (que está a decorrer) numa fase em que é aguda a fome de bola. Não é a primeira nem será a última do canal único de desporto que se preparar para ter uma nova frequência...

O CASO MIGUEL


Sim, eu sei, não sei tudo... Mas lá que gostava!
Com mais três anos de contrato - pelo menos segundo a Liga e a FPF -, o craque que o Benfica descobriu na Reboleira e que Fernando Chalana transformou num dos 25 melhores defesas direitos da Península Ibérica caiu nas mãos de duas cabeças fervilhantes: Dias Ferreira e Paulo Barbosa. Cada um no seu estilo - o advogado declaramente truculento; o historiador, num registo low profile mas sempre em cima de todas as jogadas -, já mostraram ter capacidade para suportar a pressão do Benfica. A estratégia de LFV é de "contaminar" a relação do empresário e do advogado com o jogador mas este ainda não apareceu à frente de Vieira com uma corda ao pescoço. E cada dia que passa é mais dia contra o Benfica.
Está visto que Miguel não quer ficar na Luz. Propostas parece que não lhe faltam. Mas o Benfica, legitimamente, também quer fazer o preço do seu contratado. A parada já subiu até aos cinco milhões de euros. É pouco. Seitaridis rendeu dez milhões...
O caso está empatado. Resta saber como está o jogador a resistir. Uma coisa eu sei: com Ferreira e Barbosa do seu lado, dificilmente cederá. "Ambos os dois" são mestres na guerrilha e na acção psicológica.

ahahahahahahaha


A vingança serve-se fria. Não o quiseram na Luz mas velho não é, em definitivo, o Trap. O Estugarda acaba de assegurar a contratação de Tomasson! Fiasco de José Veiga. A informação mais uma vez escapou-se pelo canal do costume - JO - e o caso deu no que deu. O Benfica já devia saber quem é o inimigo. Mas ou não sabe ou faz de conta que não sabe.

ESTOU DE BOLTON

Sei que é tarde mas urge responder às BOAS palavras que marcaram este hiato para banhos de mar, sol e algum descanso (o possível com cinco miúdos à perna...). Estou de volta à labuta com a pilha carregada graças à Formosa ria e a um Algarve que ainda é capaz de nos apresentar a sua faceta quase original, pese embora o cimbalino a 90 cêntimos no bar de Pedras del Rei e as canecas de Sagres a 2,5 euros no restaurante da praia do Barril... Hoje (ontem) fui até à ponta da ilha, de onde se vê a Fuzeta, e enchi-me de mar, sal, sol e sul.
Na volta, a feliz verificação: para ir e vir do Algarve já não é preciso passar por Lisboa. Uma auto-estrada que custou milhões largos liga agora Santarém à Marateca. Sempre são menos 80 quilómetros até ao reino dos Algarves, facto que as gentes rústicas do Norte registam e juram creditar ao governante que se responsabilizar pela obra que rasa Coruche e Salvaterra.
Hoje não li os desportivos (se calhar não perdi nada) e fui parado nas bombas de Antuã pela GNR - que, aliás, cortou a auto-estrada e vistoriou de cima a baixo quem não parou nas bombas desta vez para abastecer. Na saída da A2, no Algarve, os motoqueiros estavam a ser "dizimados" à saída da via verde, o que não deixa de ser mais uma maneira idiota destes pseudos cavaleiros do asfalto iniciaram a habitual concentração de bimbos-com-muito-gosto de Faro, normalmente marcada pela morte de um "maluco das duas rodas". Ao menos D. Quixoto era louco mas contentava-se com um cavalo...
Por falar em concentrado, será que o Benfica contratou o Jor-DahlTomasom, "em mais uma grande jogada de José Veiga". Confesso que estou um bocado enjoado com o tom de pré-Verão dos nossos especialistas. Só falta mesmo lamber as botas ao José Peseiro. Sim, as carpideiras continuam a chorar a despedida de Carlos Freitas-o-verdadeiro-prospector-fumador. Uma glória já ninguém lhe tira: foi capa de A BOLA.
É no que dá ter quase todo o tempo do mundo. Lendo os jornais fiquei a saber que há fantasmas nos castelos holandeses. E, já agora, também no Estádio do Dragão. Há quem lhe chame Zé.
Então não é que hoje o "Expresso" sai sem o caderno principal devido a um "bug". A RDP tratou de difundir bem a notícia não fosse hoje ninguém dar pela falta dele...

segunda-feira, julho 11, 2005

NÃO MORRI

É só para dizer que estou vivo como a sardinha, aqui para os lados de Santa Luzia(Tavira), terra de Macário... Tá-se bem. Vou lendo nos desportivos que algo que se passa com Miguel, o Benfica, um ex-tradutor de russo e o irmão da Ferreira Leite. Vale que LFV está mesmo em grande forma e o Benfica nem precisa de ambos dos dois - Vieira e Veiga - para se defender. E o Kary a quê? parece que é bom de bola. Para a semana estarei de volta, enquanto me vou deliciando com as crónicas do Duarte Baião e do César Oliveira sobre o "Tour", até ver a única competição a sério que merece ser contada. O resto pouco mais é que a restinga do defeso.