
Na minha terra, Matosinhos, os homens de apelido Aveiro têm fama de lobos do mar. Cristiano Ronaldo, o nosso Ronaldinho, veio da Madeira para o Continente e felizmente não encontrou aqui qualquer Alberto Jardim, caso contrário seria tratado como um bastardo para não lhe charmarmos filho da puta. A Madeira não é só o Jardim e é isso que nos conforta, para além do facto de a espécie humana, mesmo quando foge ao género sapiens sapiens, ser mortal, sobretudo quando mergulhada em poncha e whisky. Este miúdo de apelido Aveiro que a escola de futebol do Sporting potenciou e que o Sporting-clube-SAD pouco aproveitou em termos de rendimento desportivo é hoje, seguramente, um dos cinco melhores jogadores do mundo. No grupo temos de incluir também Deco mas este tuga nasceu ainda mais longe, em S. Bernardo do Campo, no Brasil. O nosso Ronaldo faz coisas incríveis com a bola, pena é que nem sempre esta lhe seja oferecida, mas viver nessa expectativa também no conforta. Provavelmente descendente de homens do mar, ou até de piratas, e também de humildes agricultores da levada madeirense, Cristiano é, no fundo, a síntese da tugalidade e reparem que não é moreno, não é baixo e não usa bigode. Extraordinário, não é?
sábado, junho 04, 2005
O AVEIRO
TUGOLÂNDIA

O apuramento para o Mundial 2006 está QUASE garantido. Com Figo, Deco e Ronaldo todos os sonhos são possíveis. O país paga 1,3 milhões para "reintegrar" na sociedade, entre outros, os deputados Paulo Fugas e Fernando Charrua. Por isso, não pode nem deve chorar o pouco que investe na selecção nacional, o nosso grande cartaz promocional. Apesar de tudo, no final do jogo um tuga que esteve na Luz não estava satisfeito com a exibição. Provavelmente estava com saudades daquelas grandes vitórias morais que nos candidatavam ao Mundial do Rei dos Sofás.
CP

"O Comércio do Porto" tem estado na linha da frente do noticiário portista. Admirável o seu exclusivo no primeiro dia de Co que se lê cu, numa prosa muito bem esgalhada por Vítor Hugo Alvarenga. O CP era o jornal da família dos Lima, no casarão de Cedofeita. E bem está a precisar de um empurrãozinho. Gosto do CP, o meu pai foi director do jornal e foi ali que comecei. É um jornal com uma relação quase sexual com a cidade do Porto. Só não gosto quando se torna estupidamente provinciano, defendendo causas quase perdidas só para ficar bem no boneco. O Porto não precisa de coisas destas, sempre foi uma cidade independente. Mas entendo algumas concessões. E aqui fico atento às cachas de desporto do também meu CP.
RUI BARROS

Gosto do Rui Barros, o tuga que o Co que se lê cu Adriaanse escolheu para representar Portugal na sua equipa técnica. Quem parece que se lixou foi o "Broas" mas a culpa não é do João Faria e do 24 Horas, nem do inglês das docas que domina o genuíno número 2 portista. Também gosto do João, embora se tenha zangado um dia comigo no bar do Estádio Nacional por causa de uma breve sobre um café... Quanto ao Rui, jamais esquecerei a reportagem que fiz com ele para o CM em Turim, nos seus primeiros dias na Juve. O Rui só sabia o caminho para o supermercado e estava com o pai e com a mãe. O pai ficou dentro do carro, virado para uma parede, enquanto o Rui foi treinar. Fiz o texto e as fotos e a reportagem foi falsa manchete. O Vítor Direito desceu à redacção e deu-me os parabéns. Os meus colegas acharam isto espantoso, quase inédito. Ficou, por isso, no meu currículo.
Os anos passaram e esporadicamente fui falando com o Rui. Sempre simpático, disponível. Os que o conhecem bem dizem que está longe de ser tonto. Há um ano, foi ele quem "traduziu" Del Neri e passei pelo seu sorriso no simpático hotel de Zeist onde fiquei e onde os italianos iam tomar um capuccino depois do jantar. Gosto do Rui, repito. Nunca perdeu a humildade apesar de ter sido grande-pequeno craque. São estas pessoas que fazem bem ao futebol.
DEIXEM-ME SONHAR

Leio agora na "Visão" um americano simpático, com residência na Sicília, classificar Freud como uma fraude e afirmar que os ansiolíticos provocam a doença de Parkinson. As coisas que se podem ler numa "newsmagazine"! Vale que a criancinha apareceu no quarto a pediu-me para lhe contar uma história do pai quando este tinha sete anos. É uma boa maneira de o pai recuperar memórias sem precisar de um divã ou de um anti-depressivo. Adormecida a criança, quedei-me na "2:" a ouvir o Rui Zink perorar sobre a associação pro-vida dos cidadãos automobilizados. Temo prosseguir em zapping, não vá descobrir que a minha mãe é um travesti e que o Público é um jornal de escândalos. Sim, eu sei, devia estar a falar nas aquisições do Benfica, do Sporting e do FC Porto. Mas estamos no defeso e jogo sem luvas. Passei parte da tarde em Serralves, onde sábado e domingo há festa. Os relvados estão óptimos mas não se pode jogar à bola. Outros jogos se anunciam. Prometo passar por lá, com o meu jornal desportivo debaixo do braço. Não combina muito com o sítio mas quero lá saber disso, do Freud e dos programas de televisão. O nosso bom gigante está com Alzheimer mas podemos continuar a sonhar. Acordados.
GOULAG

Cenário: sala de desembarque de um aeroporto, algures numa galáxia muito distante.
O craque da equipa sai mais derrotado que a própria equipa, carregando a mala.
Ela:
- Então, correu bem a orgia?
Ele:
- Não te vi lá
Dois dias depois estava no mesmo aeroporto. Recambiado para as Minas da Panasqueira, no distante Planeta Terra.
sexta-feira, junho 03, 2005
APITO DOURADO

A acusação está pronta mas continua a marinar. Ao contrário do que foi dito, o número de suspensões processuais proposta é residual, está longe da centena anunciada... Caso Gondomar vai ser "blindado" e tem algumas hipóteses de ser julgado. A acusação de Pinto da Costa, essa, pode demorar mais um ano, pois se for extraída certidão os prazos passam a contar do zero. Ao que consta, os arguidos indiciados passaram de 198 para 201. Valentim Loureiro estará "suspenso" do processo durante as eleições autárquicas.
quinta-feira, junho 02, 2005
shiuuuuuuu...

- Presidente...
- Sim...
- Tenho aqui o homem.
- Óptimo.
- Cinco anos, cinco mil por mês. Sai a custo zero.
- Optimus.
- Ãh?
- PT.
- Ãh?
- Podes trazê-lo.
- Hoje?
- Sim, fónix!
- E a massa?
- O costume. Al dente
- Sim!?
- Por Niue ou pelas Caiman?
- Vai ao contrário. Começa pelo Luxemburgo.
- Off course!
- Ou off-shore!
- Xau.
- Ou Omo?
- O que lavar mais branco.
SI M ÃO
Não recebeu prémio na SuperGala da SuperLiga exclusivo Grupo Quim Oliveirinha. Mas foi, sem dúvida, o melhor jogador do Campeonato Português versão 2004/2005.
A minha homenagem ao transmontano que José Mourinho continua a perseguir...
PS - O tipo que está a agarrá-lo não é da Vodafone.
O que fazem estes gajos?

1. São adeptos do Vitória de Setúbal a comemorar a fruteira na Praça Luísa Tody
2. Conselho de administração da SAD do FC Porto após o golo de Meyong
3. Benfica atinge o número mítico de 299.999 sócios
4. Portugueses exultam com o aumento dos impostos e do IVA
5. Holandeses, os mesmos que um dia nos roubaram o Rio de Janeiro, dizem não à Constituição europeia.
6. Holandeses felizes com a descida do preço da canabis
7. Funcionários da Olivedesportos gritam "PT, PT, PT!"
8. Sócios do Benfica passam-se com a aquisição de Beto (o do Beira-Mar)
9. Adeptos do FC Porto festejam primeiro golo de Sokota pelo FCPorto, na 33ª jornada
10. Reunião de bloguistas de esquerda do BnA iniciam a festa anual a que chamam bacanal.
BOLA E RECORDES

José Mourinho esteve na velhinha Travessa da Queimada para receber o Prémio Vítor Santos. E foi entrevistado por dois jornalistas que O Chefe gostaria de ter na sua equipa: José Manuel Freitas e Rogério Azevedo. Apesar da fanfarronice do costume, uma entrevista que se aconselha. Mourinho diz que em Portugal bateria todos os recordes. Mas não estava a falar de jornais...
quarta-feira, junho 01, 2005
TRAP
O homem era um cavalheiro. E até tinha uma irmã que é freira.
Trap gostou do que viu quando veio cá para o Euro 2004: ele foi hotel da Lapa, ele foi Bom Jesus, ele foi Sheraton...
Ficou um ano no Hotel da Lapa. Ao contrário de Caniggia, não exagerou no room service. E deu um título à proclamada "nação benfiquista".
Trap teve um bom adjunto, Álvaro Magalhães.
E bons adversários.
Bons árbitros também.
Na hora da despedida, fica uma certeza: nunca agrediu ninguém verbalmente, foi sempre um cavalheiro.
Um verdadeiro senador romano.
Não vamos ter saudades mas custa vê-lo partir.
Foi bom tê-lo por aqui.
Foi uma espécie de "romanização".
Os bárbaros agradecem em latim.
AFINAL...
Martunis
Sokota confirmado
E VIVA O VERÃO
REVISTA DE IMPRENSA
Scolari afasta Nuno e Miguel da selecção descontente com as miseráveis prestações na final da Taça de Portugal. Sargentão sempre profiláctico. E sempre a surpreender-nos. O homem do chimarrão está imparável...
Luisão no Real Madrid. Não terá o brasileiro queimado toda a fortuna quando apostou no Benfica e ganhou? Galáctico ultimamente só tem sido sinónimo de lunático.
Sokota 4 anos no FC Porto. Veremos se é Sokota ou Sokota.
Beto quase no Villarreal. É mau. O craque esteve com um pé no Real Madrid e outro no Manchester United...
PJ "investiga" Estoril-Benfica no Estádio do Algarve. Não se riam, vem nos jornais...
terça-feira, maio 31, 2005
O PEÇAS - o assessor do ano
ou será que o jackpot é de Rui Santos?
FEHER
Uma morte em campo é sempre chocante mas não façam do húngaro uma lenda do nosso desporto.
Miki só deu realmente nas vistas com a camisola do Braga de Cajuda e na comissão arbitral paritária da Liga.
VÍTOR PONTES NO LUGAR DE TRAP
Pronto, e agora temos o baile dos treinadores para o Benfica. Que ele dure pelo menos mais uma semana, para alimentar a fogueirinha. Ou será que Vieira já tem o trunfo a sair da manga?
Sim, desta vez parece que é: Vítor Pontes, pois. O discípulo.
segunda-feira, maio 30, 2005
OS BILTRES
RESCALDO DA TAÇA
- José Rachão é o céu, Norton de Matos o inferno. Disse-o Octávio Machado, que é de Palmela e sabe do que fala.
- Paulo Costa fez uma arbitragem medíocre e marcou um penalty que não era, segundo Jorge Coroada, que foi um árbitro medíocre e é um comentador com muita saída e ainda mais lata.
Concordo com Octávio. Quanto a Coroado, deixo nas mãos de Paulo Costa a resposta que se exige.
domingo, maio 29, 2005
BARREIRENSE
FRUTEIRA
BRAGANÇA
Portugal com o seu melhor, em Bragança, onde só não houve tempo para confirmar se é de facto a capital europeia do sexo...
sábado, maio 28, 2005
LIGA DOS ÚLTIMOS
COISAS QUE PODEM ACONTECER
Hugo Viana no FC Porto.
João Pinto a a dizer "prognotics only in the end".
Toñito no Sporting de Braga.
João Alves jogador do Benfica.
Jorge Gonçalves, Leixões, no Boavista.
Manuel Cajuda treinador do PSG.
Manuel Fernandes no Chelsea.
McCarthy no Everton.
Arbitragem da SuperLiga de novo na FPF.
Mais um campo vendido no complexo da Unidade.
Quatro holandeses no FCP, sem contar com os 'treinadeiros'.
Poster da Maxmen banidos dos cacifos dos jogadores do FCP.
Benfica com equipamento alternativo azul e branco.
HOJE ACONTECEU NADA
quinta-feira, maio 26, 2005
FCP
GUARDA-REDES: Vítor Baía e Helton.
DEFESAS: Bosingwa, Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Pepe, Leandro e Nuno Valente (Areias é para despachar).
MÉDIOS: Raul Meireles, Paulo Machado, Ibson, Diego, Lucho Gonzalez, Sandro (V.Setúbal)
AVANÇADOS: Quaresma, Bruno Gama, Postiga, Lisandro López, Bruno Moraes e Jorginho.
Contei 21? É curto. Podem faltar cinco ou seis...
PALHAÇADA
quarta-feira, maio 25, 2005
PAULO COSTA
SABER GANHAR
LINHA DA FRENTE
terça-feira, maio 24, 2005
PIADAS GASTAS
SPORTING
PENSO EU DE QUE...
Peseiro eleito pelas redacções da TSF, do JN, da Sport-TV e de O JOGO como o melhor treinador da época. É brincadeira. Compreendo que a eleição foi feita provavelmente antes do jogo da Luz e da final da Taça UEFA (quero pelo menos acreditar nisso). Peseiro fez uma equipa, lançou jogadores (não percebi porque Moutinho apareceu na pré-época e depois foi passar mais uma temporada à equipa B...), mas borrou a pintura toda. O futebol tem sortilégios mas estes não explicam o duplo desastre. Face a estas circunstâncias, elegê-lo como o treinador da época é estar a brincar com o pagode. E com a nossa inteligência.
Para onde irá José Couceiro? Bem, o homem é sportinguista... E se em Alvalade acontecer qualquer coisa...
Manuel Cajuda não vai leiloar o sobretudo mas é bem capaz de precisar de um bem quentinho se aceitar uns convites que andam aí...
Barreirense a um ponto da subida. Daúto finalmente a justificar o proteccionismo do esférico, trazendo para a Liga de Honra um emblema com história e um clube com adeptos.
Grande destaque a Luís Filipe Vieira na capa de hoje do ESFÉRICO. Está visto que os dirigentes não marcam golos, parece que são os jogadores... Mas na hora da verdade até os puritanos pecam, colocando num pedestal os cartolas e não os artistas da bola. Que, está provado, nem sequer vendem bem jornais...
O meu Leixões deu três secos ao Benfica na primeira ronda da fase final de juvenis. Está de parabéns o meu amigo José Leirós, que tem feito milagres na cantera do Mar. Venha o próximo.
Quanto será que pagaram os órgãos de comunicação social do grupo Quim Oliveirinha pela organização da gala da SuperLiga? Mais um grande negócio de Valentim Loureiro e mais uma à atenção da Alta Autoridade para a Comunicação Social, esse grupo de "censores" do novo regime pago a peso de ouro e que não foi capaz de ver o que salta aos olhos de um ceguinho.
segunda-feira, maio 23, 2005
ESTORNICADINHO
catedráticas
METADE DO PAÍS A CANTAR...
domingo, maio 22, 2005
UM JÁ FOI...
SLB
PS - Quando se fala tanto na saída de Trapattoni, porque será que ninguém se lembrou de sugerir Álvaro Magalhães como seu sucessor. O "seis dedos" em dois anos ganhou uma Taça de Portugal e um campeonato...
