sábado, junho 04, 2005

O AVEIRO



Na minha terra, Matosinhos, os homens de apelido Aveiro têm fama de lobos do mar. Cristiano Ronaldo, o nosso Ronaldinho, veio da Madeira para o Continente e felizmente não encontrou aqui qualquer Alberto Jardim, caso contrário seria tratado como um bastardo para não lhe charmarmos filho da puta. A Madeira não é só o Jardim e é isso que nos conforta, para além do facto de a espécie humana, mesmo quando foge ao género sapiens sapiens, ser mortal, sobretudo quando mergulhada em poncha e whisky. Este miúdo de apelido Aveiro que a escola de futebol do Sporting potenciou e que o Sporting-clube-SAD pouco aproveitou em termos de rendimento desportivo é hoje, seguramente, um dos cinco melhores jogadores do mundo. No grupo temos de incluir também Deco mas este tuga nasceu ainda mais longe, em S. Bernardo do Campo, no Brasil. O nosso Ronaldo faz coisas incríveis com a bola, pena é que nem sempre esta lhe seja oferecida, mas viver nessa expectativa também no conforta. Provavelmente descendente de homens do mar, ou até de piratas, e também de humildes agricultores da levada madeirense, Cristiano é, no fundo, a síntese da tugalidade e reparem que não é moreno, não é baixo e não usa bigode. Extraordinário, não é?

TUGOLÂNDIA



O apuramento para o Mundial 2006 está QUASE garantido. Com Figo, Deco e Ronaldo todos os sonhos são possíveis. O país paga 1,3 milhões para "reintegrar" na sociedade, entre outros, os deputados Paulo Fugas e Fernando Charrua. Por isso, não pode nem deve chorar o pouco que investe na selecção nacional, o nosso grande cartaz promocional. Apesar de tudo, no final do jogo um tuga que esteve na Luz não estava satisfeito com a exibição. Provavelmente estava com saudades daquelas grandes vitórias morais que nos candidatavam ao Mundial do Rei dos Sofás.

CP



"O Comércio do Porto" tem estado na linha da frente do noticiário portista. Admirável o seu exclusivo no primeiro dia de Co que se lê cu, numa prosa muito bem esgalhada por Vítor Hugo Alvarenga. O CP era o jornal da família dos Lima, no casarão de Cedofeita. E bem está a precisar de um empurrãozinho. Gosto do CP, o meu pai foi director do jornal e foi ali que comecei. É um jornal com uma relação quase sexual com a cidade do Porto. Só não gosto quando se torna estupidamente provinciano, defendendo causas quase perdidas só para ficar bem no boneco. O Porto não precisa de coisas destas, sempre foi uma cidade independente. Mas entendo algumas concessões. E aqui fico atento às cachas de desporto do também meu CP.

RUI BARROS


Gosto do Rui Barros, o tuga que o Co que se lê cu Adriaanse escolheu para representar Portugal na sua equipa técnica. Quem parece que se lixou foi o "Broas" mas a culpa não é do João Faria e do 24 Horas, nem do inglês das docas que domina o genuíno número 2 portista. Também gosto do João, embora se tenha zangado um dia comigo no bar do Estádio Nacional por causa de uma breve sobre um café... Quanto ao Rui, jamais esquecerei a reportagem que fiz com ele para o CM em Turim, nos seus primeiros dias na Juve. O Rui só sabia o caminho para o supermercado e estava com o pai e com a mãe. O pai ficou dentro do carro, virado para uma parede, enquanto o Rui foi treinar. Fiz o texto e as fotos e a reportagem foi falsa manchete. O Vítor Direito desceu à redacção e deu-me os parabéns. Os meus colegas acharam isto espantoso, quase inédito. Ficou, por isso, no meu currículo.
Os anos passaram e esporadicamente fui falando com o Rui. Sempre simpático, disponível. Os que o conhecem bem dizem que está longe de ser tonto. Há um ano, foi ele quem "traduziu" Del Neri e passei pelo seu sorriso no simpático hotel de Zeist onde fiquei e onde os italianos iam tomar um capuccino depois do jantar. Gosto do Rui, repito. Nunca perdeu a humildade apesar de ter sido grande-pequeno craque. São estas pessoas que fazem bem ao futebol.

DEIXEM-ME SONHAR





Leio agora na "Visão" um americano simpático, com residência na Sicília, classificar Freud como uma fraude e afirmar que os ansiolíticos provocam a doença de Parkinson. As coisas que se podem ler numa "newsmagazine"! Vale que a criancinha apareceu no quarto a pediu-me para lhe contar uma história do pai quando este tinha sete anos. É uma boa maneira de o pai recuperar memórias sem precisar de um divã ou de um anti-depressivo. Adormecida a criança, quedei-me na "2:" a ouvir o Rui Zink perorar sobre a associação pro-vida dos cidadãos automobilizados. Temo prosseguir em zapping, não vá descobrir que a minha mãe é um travesti e que o Público é um jornal de escândalos. Sim, eu sei, devia estar a falar nas aquisições do Benfica, do Sporting e do FC Porto. Mas estamos no defeso e jogo sem luvas. Passei parte da tarde em Serralves, onde sábado e domingo há festa. Os relvados estão óptimos mas não se pode jogar à bola. Outros jogos se anunciam. Prometo passar por lá, com o meu jornal desportivo debaixo do braço. Não combina muito com o sítio mas quero lá saber disso, do Freud e dos programas de televisão. O nosso bom gigante está com Alzheimer mas podemos continuar a sonhar. Acordados.

GOULAG



Cenário: sala de desembarque de um aeroporto, algures numa galáxia muito distante.
O craque da equipa sai mais derrotado que a própria equipa, carregando a mala.
Ela:
- Então, correu bem a orgia?
Ele:
- Não te vi lá
Dois dias depois estava no mesmo aeroporto. Recambiado para as Minas da Panasqueira, no distante Planeta Terra.

sexta-feira, junho 03, 2005

APITO DOURADO



A acusação está pronta mas continua a marinar. Ao contrário do que foi dito, o número de suspensões processuais proposta é residual, está longe da centena anunciada... Caso Gondomar vai ser "blindado" e tem algumas hipóteses de ser julgado. A acusação de Pinto da Costa, essa, pode demorar mais um ano, pois se for extraída certidão os prazos passam a contar do zero. Ao que consta, os arguidos indiciados passaram de 198 para 201. Valentim Loureiro estará "suspenso" do processo durante as eleições autárquicas.

quinta-feira, junho 02, 2005

shiuuuuuuu...




- Presidente...
- Sim...
- Tenho aqui o homem.
- Óptimo.
- Cinco anos, cinco mil por mês. Sai a custo zero.
- Optimus.
- Ãh?
- PT.
- Ãh?
- Podes trazê-lo.
- Hoje?
- Sim, fónix!
- E a massa?
- O costume. Al dente
- Sim!?
- Por Niue ou pelas Caiman?
- Vai ao contrário. Começa pelo Luxemburgo.
- Off course!
- Ou off-shore!
- Xau.
- Ou Omo?
- O que lavar mais branco.

SI M ÃO


Não recebeu prémio na SuperGala da SuperLiga exclusivo Grupo Quim Oliveirinha. Mas foi, sem dúvida, o melhor jogador do Campeonato Português versão 2004/2005.
A minha homenagem ao transmontano que José Mourinho continua a perseguir...

PS - O tipo que está a agarrá-lo não é da Vodafone.

O que fazem estes gajos?



1. São adeptos do Vitória de Setúbal a comemorar a fruteira na Praça Luísa Tody

2. Conselho de administração da SAD do FC Porto após o golo de Meyong

3. Benfica atinge o número mítico de 299.999 sócios

4. Portugueses exultam com o aumento dos impostos e do IVA

5. Holandeses, os mesmos que um dia nos roubaram o Rio de Janeiro, dizem não à Constituição europeia.

6. Holandeses felizes com a descida do preço da canabis

7. Funcionários da Olivedesportos gritam "PT, PT, PT!"

8. Sócios do Benfica passam-se com a aquisição de Beto (o do Beira-Mar)

9. Adeptos do FC Porto festejam primeiro golo de Sokota pelo FCPorto, na 33ª jornada

10. Reunião de bloguistas de esquerda do BnA iniciam a festa anual a que chamam bacanal.

BOLA E RECORDES



José Mourinho esteve na velhinha Travessa da Queimada para receber o Prémio Vítor Santos. E foi entrevistado por dois jornalistas que O Chefe gostaria de ter na sua equipa: José Manuel Freitas e Rogério Azevedo. Apesar da fanfarronice do costume, uma entrevista que se aconselha. Mourinho diz que em Portugal bateria todos os recordes. Mas não estava a falar de jornais...

FRED



Armada brasileira do FCP não desarma. Agora é de Fred de quem se fala. Ei-lo.

quarta-feira, junho 01, 2005

TRAP

Arriverdeci.
O homem era um cavalheiro. E até tinha uma irmã que é freira.
Trap gostou do que viu quando veio cá para o Euro 2004: ele foi hotel da Lapa, ele foi Bom Jesus, ele foi Sheraton...
Ficou um ano no Hotel da Lapa. Ao contrário de Caniggia, não exagerou no room service. E deu um título à proclamada "nação benfiquista".
Trap teve um bom adjunto, Álvaro Magalhães.
E bons adversários.
Bons árbitros também.
Na hora da despedida, fica uma certeza: nunca agrediu ninguém verbalmente, foi sempre um cavalheiro.
Um verdadeiro senador romano.
Não vamos ter saudades mas custa vê-lo partir.
Foi bom tê-lo por aqui.
Foi uma espécie de "romanização".
Os bárbaros agradecem em latim.

AFINAL...

...segundo José Veiga, o resistente, o próximo treinador do Benfica será estrangeiro. E se Vieira não concordar. Não será um bom pontapé de saída para o folhetim "adeus Zé, um dia vemo-nos no Luxemburgo!"

Martunis

Está aí o nosso miúdo do Tsunami. Atravessou meio mundo para cumprimentar Cristiano Ronaldo, o nosso galáctico. Gostamos de te ver aqui. Só não gostamos de te ver na crista de uma onda que outros aproveitam para cavalgar. Mas já nos vamos habituando a essas coisas. É pouco o que podemos fazer mas pelo menos aqui vamos dando os nomes aos bois e aos boys.

Sokota confirmado

Mais uma vez Pinto da Costa foi tentar "recuperar" um jogador do Benfica. Sokota esteve a marinar na equipa B do Benfica desde que recusou sucessivas propostas de renovação porque...sim, vocês sabem do que estou a falar. É um filme já muito visto neste país pequenino do cantinho ocidental da Europa, onde o que está a dar são vendedores da banha da cobra engravatadinhos e com laivos de yupies. Não há nada a fazer. Os vícios das gerações passadas são os vícios das novas fornadas. O beija mão e o lambecuzismo continuam na ordem do dia.

E VIVA O VERÃO

Sem dúvida, é o Verão. Apesar da nortada, até aqui no Porto já se pode curtir o bem-bom. Um mergulho na piscina para a média burguesia dos condomínios fechados, eu cá aproveito a minha, o céu bem azul e as gaivotas por perto, apesar de o mar estar a um quilómetro... Não é muito, vejo-o da minha janela todos os dias, excepto nas manhãs de nevoeiro, quase tão boas como as noites, que nos escondem do mundo e nos fazem mergulhar numa "sopa" especial, a nossa intimidade provavelmente partilhada, ou talvez não... E ninguém quer o Carlos Carneiro para além da noiva que vai desposar em Junho? E o João Alves, onde vai parar mesmo sem luvas pretas e com as luvas que se conhecem? E no Marítimo, sempre fica o morenaço Juca, também conhecido por Rui Rodrigues? E nos jornais, nicles de picles, tudo como dantes, para além da bicada que o "Público" deu no "JN"? E, a propósito, quando começa o Quim Oliveirinha a carburar? O António está a fazer um cruzeiro, no Mar Interior, perto da pátria de Alexandre, também o grande. Viram o filme? Está num clube de vídeo perto de si. Grandes realizadores, grandes filmes, grandes batalhas, grandes amores! Primeiro, "Tróia". Agora, o magno "Alexandre". Que mais pode um homem querer para além de uma boa Bohemia fresquinha?

REVISTA DE IMPRENSA

Mantorras garante que na próxima época estará a 100 por cento. Com Rodolfo Moura tudo é possivel. Campeão no FC Porto, no Sporting e agora no Benfica. Mas campeão a sério - não campeão da tanga, como muitos.

Scolari afasta Nuno e Miguel da selecção descontente com as miseráveis prestações na final da Taça de Portugal. Sargentão sempre profiláctico. E sempre a surpreender-nos. O homem do chimarrão está imparável...

Luisão no Real Madrid. Não terá o brasileiro queimado toda a fortuna quando apostou no Benfica e ganhou? Galáctico ultimamente só tem sido sinónimo de lunático.

Sokota 4 anos no FC Porto. Veremos se é Sokota ou Sokota.

Beto quase no Villarreal. É mau. O craque esteve com um pé no Real Madrid e outro no Manchester United...

PJ "investiga" Estoril-Benfica no Estádio do Algarve. Não se riam, vem nos jornais...

terça-feira, maio 31, 2005

O PEÇAS - o assessor do ano

De todos o nome mais conhecido talvez seja o de Cunha Vaz, o assessor de comunicação do Benfica. Compreende-se: é uma homem da "pub", gosta de promoções. Mas de todos os assessores de imprensa há um que eu acho que marca pontos enquanto outros marcam encontros: Carlos Severino. Quando trabalhava na TSF, quando a TSF era uma rádio de notícias, era conhecido como "O Peças", pois era capaz de numa reportagem fazer quatro ou cinco peças. Hoje na sombra de Dias da Cunha, ele tem sido uma peça importantíssima no Sporting moderno embora não tenha muitos amigos nos postos de comando do movimento das forças desarmadas. Outro assessor de que não sou capaz de não gostar é Antero Henrique. O homem do FCP faz justiça aos transmontanos. E até sou capaz de perceber as novas/velhas preferências... A roda da vida dá algumas voltas, eu sei.

ou será que o jackpot é de Rui Santos?

Estava, embora escondido, na sua crónica de domingo do CM. Insinuou o sempre bem informado Rui Santos que José Peyroteo Couceiro pode estar a caminho da Luz... Talvez se cruze no caminho com Sokota.

FEHER

Chamem-me nomes mas continuo sem perceber todo este folclore. Feher estava há dois anos para o Benfica como Delibasic para o Benfica campeão.
Uma morte em campo é sempre chocante mas não façam do húngaro uma lenda do nosso desporto.
Miki só deu realmente nas vistas com a camisola do Braga de Cajuda e na comissão arbitral paritária da Liga.

VÍTOR PONTES NO LUGAR DE TRAP

Pronto, Trap foi-se a martelo. Não deixa saudades, mas deixa um título. Onze anos depois. Foi obra.
Pronto, e agora temos o baile dos treinadores para o Benfica. Que ele dure pelo menos mais uma semana, para alimentar a fogueirinha. Ou será que Vieira já tem o trunfo a sair da manga?
Sim, desta vez parece que é: Vítor Pontes, pois. O discípulo.

segunda-feira, maio 30, 2005

OS BILTRES

Portugal é um país muito interessante, capaz de nos surpreender a qualquer momento. Subitamente, num domingo de Primavera, descobri que milhões de portugueses são adeptos do Vitória de Setúbal. Depois de ter visto adeptos da Grácie a falarem português fluente em Junho do ano passado, já não me devia surpreender com estas coisas.

RESCALDO DA TAÇA

Da final da Taça de Portugal, duas peças importantes do rescaldo:
- José Rachão é o céu, Norton de Matos o inferno. Disse-o Octávio Machado, que é de Palmela e sabe do que fala.
- Paulo Costa fez uma arbitragem medíocre e marcou um penalty que não era, segundo Jorge Coroada, que foi um árbitro medíocre e é um comentador com muita saída e ainda mais lata.
Concordo com Octávio. Quanto a Coroado, deixo nas mãos de Paulo Costa a resposta que se exige.

domingo, maio 29, 2005

BARREIRENSE

O Barreirense regressou ao segundo escalão. Merece. É um clube com história e com massa crítica e o meu amigo Ricardo, lá por Londres, deve estar num sino. Mas o que se passou, afinal, nos últimos 20 minutos do jogo com o Micalense, quando o marcador assinalava 2-1 para a malta do Barreiro? Um dos desportivos de hoje diz que os açorianos "desistiram do jogo"...

FRUTEIRA

Terceira Taça de Portugal, vulgo fruteira, para o Vitória de Setúbal, terra gémea de Matosinhos como o prova nova e velha matéria genética. A sardinha por lá diz-se sradinha mas não faz mal, sabemos que é gente boa. Quando era pequeno pensava que Luísa Todi era a inventora do saboroso chocolate para o leite só superado pelo "Ovomaltine", mas mais velho aprendi a conhecer uma cidade que para além de um excelente micro clima tem gente muito boa, como é o caso do Quinito. Já nem falo do Mourinho, pois duvido que seja setubalense, muito provavelmente nasceu algures numa galáxia muito distante... Pois bem, Setúbal está em festa e merece-a. O seu Vitória fez uma temporada excelente, pena foi que lá para Janeiro e Fevereiro tivesse aparecido o FCP a desestabilizar tudo, do treinador dos principais jogadores. O costume... Chegados ao Jamor, sob o comando de Rachão, que se iniciou como treinador no meu Leixões, a vitória foi natural pois Trapalhoni trocou Quim por Moreira e depois Fyssas por Dos Santos. Arriverdice, Giovani, e obrigado por este bocadinho. A fruteira era acessório.

BRAGANÇA

Para lá do Marão, nem o traçado rápido do IP 4 nos consegue roubar o gosto de ver o nordeste a subir e a descer na nossa janela - ora uma sucessão de colinas, ora um vale mais rasgado onde corre um rio (o Tua, o Sabor...). A estrada segue para a fronteira e corta-se à direita para Bragança. O ar está tépido, ali já é Verão. Não corre uma brisa enquanto Vinhais e FC Porto se defrontam, propósito de uma homenagem ao agente da PSP Irineu Dinis, morto nas ruas do bairro da Cova da Moura, a muitos quilómetros de distância, onde milhares de pessoas chocam com o stress, a agressividade e a falta de paciência. Aqui em Bragança é tudo muito diferente. O movimento de automóveis é residual, as pessoas são gentis e os restaurantes servem-nos com qualidade e fartura. Escolhemos um ao acaso, na urgência de terminar o envio de serviço - o Dragão de Ouro, ali perto do estádio. Atendimento superpersonalizado e a posta a esperar pelo nosso ok. Envios confirmados, venham elas, acompanhadas de grelos e batata frita. A faca entra na carne como manteiga. Não há tintol pois o IP4 está cheio de brigadas da BT e o vinho nordestino é também um graduado... Para rematar o lauto jantar, o dono do Dragão coloca na mesa as compotas feitas pela esposa, mais um queijo, mais um pudim, mais um digestivo, mais hospitalidade, mais simpatia.
Portugal com o seu melhor, em Bragança, onde só não houve tempo para confirmar se é de facto a capital europeia do sexo...

sábado, maio 28, 2005

LIGA DOS ÚLTIMOS

Passa na RTP-N e é um programa de referência. Rui Baptista, o homem do indispensável amor-e-ocio.blogspot.com, modera aquilo como quem despacha um prego no prato do "Fonte Luz" (Matosinhos City), o profe Bitaites faz o papel de entertainer, o João Coelho tem tanto de diletante como de conhecedor e o convidado desta semana também no fazia rir - era o Manuel Monteiro, o tipo da Nova Democracia. A "Liga dos Últimos" provou esta semana também que é possível ir ao futebol apenas para ver a performance do cabo da GNR ou para fazer horas para a merenda. Vi o Salgueiros a jogar em Valbom, o último jogo antes de descer à III Divisão. O velho Salgueiral não sabe ainda se vai poder inscrever jogadores no quarto escalão do nosso futebol, provavelmente só terá lugar no distrital. E ninguém prende o senhor Linhares que um dia também passou pela "Liga dos Últimos"?

COISAS QUE PODEM ACONTECER

Álvaro Magalhães promovido a treinador principal do Benfica.
Hugo Viana no FC Porto.
João Pinto a a dizer "prognotics only in the end".
Toñito no Sporting de Braga.
João Alves jogador do Benfica.
Jorge Gonçalves, Leixões, no Boavista.
Manuel Cajuda treinador do PSG.
Manuel Fernandes no Chelsea.
McCarthy no Everton.
Arbitragem da SuperLiga de novo na FPF.
Mais um campo vendido no complexo da Unidade.
Quatro holandeses no FCP, sem contar com os 'treinadeiros'.
Poster da Maxmen banidos dos cacifos dos jogadores do FCP.
Benfica com equipamento alternativo azul e branco.

HOJE ACONTECEU NADA

No país que gasta 900 milhões para a formação profissional e 500 milhões em auto-estradas à borla, o feriado do corpo de Deus proporcionou mais uma "ponte" que não apenas a função pública usou. Na chamada "zona industrial" onde trabalho ontem, sexta-feira, abundavam lugares de estacionamento. O país está de tangas mas o povo marimba-se para a produção. O IVA pode subir mais dois pontos mas o Sol brilha e o Algarve está mais perto, embora em auto-estradas a pagantes. Um programa da TSF informa-nos sobre o estado dos pólens na nação. Acho curiosa esta preocupação com os pólens, faz-nos sentir que ainda temos olfacto... Hoje vinha no carro, a ouvir a RR, quando tentei recordar os nomes de ventos que conheço: o mistral, o siroco, o suão, a nortada... Não sei os nomes das árvores que definem o traçado da chamada Via Rápida, nem sempre tão rápida como isso. Ainda temos, no nosso Porto, a Circunvalação e a ela se acrescentou a VCI, trocando por miúdos a Via de Cintura Interna, que é o sonho de qualquer adolescente quando come com os olhos uma boa quarentona. Isto nada tem a ver com o futebol mas a verdade é que sobre o assunto pouco há a dizer embora os jornais da especialidade continuem a tratar do caso. Sim, há a fruteira para decidir no Jamor. E o Sporting ganhou a Taça Amizade nos penalties, no Estádio de Charlity, que é da marie de Paris, não confundir com a Maria de Paris que essa é portuguesa e não ataca no bosque, continua a lavar a roupa à mão e com "Sonasol". Quando me apanhei a primeira vez sob a Torre Eiffel pensei na história do homem e na história dos africanos que ali ao lado vendiam pássaros mecânicos de plástico. Nunca tinha andado de bateuax mouche e gostei, apesar da brisa fria e do cepticismo do Sena. Além, na margem gauche, sítio de poetas e estetas, talvez se possa beber um "pastis"... O "LÉquipe" é uma seca mas os gajos escrevem bem. Junto do Arco do Triunfo vendem-se os nossos jornais desportivos. Desta vez prefiro o "24 Horas" e mergulho no limbo enquanto leio a crónica do "roi". Sim, estou vivo, hoje nem preciso de ir ao Museu do Homem, para perguntar ao Yves Coupain se a Lucy era a puta que nos pariu ou apenas mais uma macaca.

quinta-feira, maio 26, 2005

FCP

Um pequeno ponto da situação. Fabiano é do Sevilha, acabou a fábula... McCarthy também vai sair. Sobra Postiga. Ainda não se sabe o que lhe vai acontecer, de certo apenas que nas férias vai dar uma ajuda ao pai na faina, no poveiro "Mar Cáspio", lugar onde uns tantos russos fazem fortuna com a petrolina. Lisandro López aí está para matar, com a assessoria de Jorginho. Seitaridis foi à vida, falta agora um defesa direito, que pode ser o Kram qualquer coisa, do AZT. Costinha também, pode vir o Lande A a Z, já com duas rodagens feitas mas decisivamente a extensão de Adriaanse no campo (sempre gostava de saber por que razão o nome precisa de dois aa copulados). Até já se falou num georgiano de 32 anos mas sobre esse nem me arrisco a dizer o nome. O que eu sei é que o FCP está cheio "dele" e vai às compras. Sokota? Bem, terá de passar no exame médico... Há ponta-de-lança a dar à costa... Leandro está interrogado no lado esquerdo da defesa, tudo depende da certeza da recuperação de Nuno Valente... Diego fica, com Ibson. São dois, faltam mais alguns para o meio-campo. Meireles e Paulo Machado podem ser apostas. Ivanildo será de certeza. Quaresma, bem, será para ficar, mas o "Harry Potter" tem mercado e tudo pode acontecer. Só um grande negócio o fará sair mas o FCP está num de movimentar o mercado. Por posições, eis o que temos:
GUARDA-REDES: Vítor Baía e Helton.
DEFESAS: Bosingwa, Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Pepe, Leandro e Nuno Valente (Areias é para despachar).
MÉDIOS: Raul Meireles, Paulo Machado, Ibson, Diego, Lucho Gonzalez, Sandro (V.Setúbal)
AVANÇADOS: Quaresma, Bruno Gama, Postiga, Lisandro López, Bruno Moraes e Jorginho.
Contei 21? É curto. Podem faltar cinco ou seis...

PALHAÇADA

Mudança de rotinas. Impossível. Junho está aí e espreita quente. Eu gosto é do Verão, diz o ex da Ana Afonso. Os picolés já saem em força, o corneto tem um novo formato? Quero lá saber. A pilha de desportivos já quase desapareceu na bomba da gasolina e famílias numerosas invadem o Parque da Cidade para o pic-nic-cão, embora este último só possa entrar atrelado. Como eu estou não digo a quê mas há quem saiba. Notícias, querem notícias? Elas "andem" aí... É a febre do defeso, que continua na pré-época, reacende-se em Outubro e volta em força em Dezembro, ficando por cá até ao fim de Janeiro. No fundo, o mercado dura o ano inteiro... Na TVI, Vieira terminou a longa entrevista-pívia a chantagear os adeptos do Benfica, que ficaram a saber que o presidente só continua se o cartão Benfica for um sucesso. Eu cá preferia um cartão dourado do banco do Mourinho, sempre dava para curtir antes de vir a conta... Consta que milhares de benfiquistas vão tentar trocar os títulos coração de Damásio pelo tal cartão que, segundo Vieira, irá dar retorno a quem o comprar. Vale e Azevedo não diria mais e melhor. E por muito menos foi dentro...

quarta-feira, maio 25, 2005

PAULO COSTA

Nomeação justíssima para a final da Taça de Portugal. Paulo Costa pode não fazer as diagonais de que Jorge Coroado tanto gosta mas que também não fazia - mas é um homem íntegro, bem formado, e um árbitro de qualidade. Não tem galões de major, não usa gel, não é do eixo Setúbal-Lisboa e um dia até "boicotou" o Sporting. Eu falo de quem conheço. E a pessoa que conheço é uma daquelas que acrescentam algo ao futebol. Que o tornam melhor. A cinco anos do seu jubileu na arbitragem, Paulo Costa merece ter, depois, uma palavra a dizer na organização do nosso futebol. Assim o permitam os dirigentes do passado que ainda dominam o presente.

SABER GANHAR

Tal como a política, o fracasso morre sempre solteiro. Mas o fracasso é inevitável. Sem ele não haveria sucesso. O que fica mal neste filme é não saber ganhar. Sobretudo quando estamos perante pessoas que sabem como ganhar.

LINHA DA FRENTE

Quando finalmente começa a assentar alguma poeira, os responsáveis de Benfica e de Sporting precisam de cair na real - o FC Porto é, afinal, o único clube português com poder de compra. E PC está com grande sede de triunfos. Veremos como, com o conselhos de Mister Co, que se lê cu, consegue reestruturar o plantel. Antes do mais, terá de terminar a "sangria" de campeões da Europa para depois começar a reconstrução. Dos argentinos, Lisandro López e Lucho Gonzalez, já estão no papo, Jorginho e Sandro são também certezas, Helton pode vir a caminho para suplente de Vítor Baía ou o gigante também vai para o Dínamo, N'Doye continua a ser fruto apetecido mas Oliveira não está para aí virado... A verdade é que PC está a trabalhar em força e tem dinheiro vivo, ou seja, poderá chegar sempre à frente da concorrência. Portanto, o FCP sai na frente na nova época. E este pode ser um avanço importante, caso o Benfica continue a festejar...

terça-feira, maio 24, 2005

PIADAS GASTAS

No país mais fácil de governar de mundo - há crise, já défice? Vamos lá subir o IVA, o IRC e a idade de reforma... -, PC aparece a sacodir a água do capote, atirando para os treinadores que ELE contratou, Del Neri e Fernández, o ónus do insucesso. E não se esquecendo de atirar mais uma farpa ao brasileiro Scolari, que foi só o seleccionador que nos levou à final do europeu, que reabilitou Hélder Postiga e que está quase a levar-nos ao mundia. Há fotos de ambos "de beijo na boca", no centro de treinos portistas, quando PC pensava que seria capaz de ter algum ascendente sobre o "Sargentão". Está visto que não tem e agora, com tanto guerra, nem pode contratá-lo. PC e Scolari daria uma mistura explosiva. Mas o que temos é isto: uma guarda tertuliana a sorrir babada de piadas estafadas do presidente do FC Porto. É de ter pena desta gente...

SPORTING

Começou a revolução. Carlos Freitas, ex-jornalista, feitor da quinta leonina, atirou a toalha ao chão. Depois de Bettencourt e Ribeiro Teles, cai o último bastião. Dias da Cunha segue de vento em popa. Resta saber se com ou sem o campino. A seguir, num qualquer escaparate.

PENSO EU DE QUE...

Pinto da Costa mais rápido que a própria sombra, tentando dar a volta por cima com o cadáver ainda quente. Benfica a festejar e novo treinador dos dragões pronto para ser apresentado. Ou seja, PC quis abreviar a agonia, acabando de vez com a época horribilis e iniciando um novo ciclo. PC fá-lo (atenção, não há aqui segundas intenções...) com a barriga cheia com mais 30 milhões de euros do russos Fedor qualquer coisa, que já lhe tinha dado oito milhões por um Derlei só com um joelho. Tudo somadinho, 38 milhões de euros made in enxofre russo desde Janeiro. Um verdadeiro jackpot. Veremos o que PC faz com ele. Para já, foi à Holanda colher um treinador que nunca ganhou coisa nenhuma mas que consta ser muito bem a lançar jovens e na formação. Não sei quem o recomendou, espero que não tenham sido os tipos da Roma...

Peseiro eleito pelas redacções da TSF, do JN, da Sport-TV e de O JOGO como o melhor treinador da época. É brincadeira. Compreendo que a eleição foi feita provavelmente antes do jogo da Luz e da final da Taça UEFA (quero pelo menos acreditar nisso). Peseiro fez uma equipa, lançou jogadores (não percebi porque Moutinho apareceu na pré-época e depois foi passar mais uma temporada à equipa B...), mas borrou a pintura toda. O futebol tem sortilégios mas estes não explicam o duplo desastre. Face a estas circunstâncias, elegê-lo como o treinador da época é estar a brincar com o pagode. E com a nossa inteligência.

Para onde irá José Couceiro? Bem, o homem é sportinguista... E se em Alvalade acontecer qualquer coisa...

Manuel Cajuda não vai leiloar o sobretudo mas é bem capaz de precisar de um bem quentinho se aceitar uns convites que andam aí...

Barreirense a um ponto da subida. Daúto finalmente a justificar o proteccionismo do esférico, trazendo para a Liga de Honra um emblema com história e um clube com adeptos.

Grande destaque a Luís Filipe Vieira na capa de hoje do ESFÉRICO. Está visto que os dirigentes não marcam golos, parece que são os jogadores... Mas na hora da verdade até os puritanos pecam, colocando num pedestal os cartolas e não os artistas da bola. Que, está provado, nem sequer vendem bem jornais...

O meu Leixões deu três secos ao Benfica na primeira ronda da fase final de juvenis. Está de parabéns o meu amigo José Leirós, que tem feito milagres na cantera do Mar. Venha o próximo.

Quanto será que pagaram os órgãos de comunicação social do grupo Quim Oliveirinha pela organização da gala da SuperLiga? Mais um grande negócio de Valentim Loureiro e mais uma à atenção da Alta Autoridade para a Comunicação Social, esse grupo de "censores" do novo regime pago a peso de ouro e que não foi capaz de ver o que salta aos olhos de um ceguinho.

segunda-feira, maio 23, 2005

ESTORNICADINHO

Ao nosso amigo Estorninho, para além de condolências só queria dizer uma coisa: com o Carlos Carneiro e sem o Couceiro o FCP tinha sido campeão.

catedráticas

"Olho para o céu e vejo lá o meu marido, que faleceu há sete meses..." - na Luz, uma velha benfiquista à espera dos jogadores. Ao lado, a parceira, acabadinha de chegar do hospital depois de as tensões terem disparado. Eis a paixão em todo o seu esplendor. E no sítio certo: na catedral.

METADE DO PAÍS A CANTAR...

...e a outra metade a ruminar. Quantos somos, quantos somos? Dez milhões !? Pois bem, cinco pelo menos são do Benfica. A amostra está aí, numa TV perto de si. O país, a diáspora e os Palop's em festa, Piçarra de novo na moda, aquela imagem de Trapalhoni a esmurrar o banco depois do 1-1, as bancadas do Bessa cheias e quando estas se esvaziavam as da Luz a encherem. Era dia de lua cheia e ela surgiu nos céus do Porto, levemente enevoados, enquanto tudo se decidia ali para os lados da Boavista. Quando o jogo acabou vi pessoas dentro dos carros a darem murros no ar de contentamento. E o camião dos campeões até deu uma voltinha por Matosinhos, passando bem nas barbas do tio Narciso, um ex-águia convertido em dragão por razões políticas... Mas o que é que isso interessa? O Benfica foi e é campeão, tem ainda uma taça para ganhar, 7 por cento de défice é só o nº da camisola do Carlitos e foi também do grande Nené... E logo mais, na TVI, que pagou um milhão, vamos poder ver o presidente Vieira novamente de cuecas, como o Saddam ou como o presidente do Benfica quando foi campeão de fusala. O que está mal nisto tudo foi terem corrido com o Vale e Azevedo de sócio. O homem no fundo foi quem começou a ganhar, com a Volta a Portugal.

domingo, maio 22, 2005

UM JÁ FOI...

Grande atitude de José Couceiro ao demitir-se menos uma hora depois do fim do campeonato. Espera-se o mesmo de José Peseiro, depois de uma noite de reflexão.

SLB

Campeões, campeões, campeões, campeões, campeões, carago! E no Porto, como vaticinou Vieira. O Benfica de Trapalhoni merece o que tem: foi a equipa que mais lutou pelo título. É certo que o Benfica beneficiou do facto de o FC Porto terminar a época com um sportinguista no comando e de o Sporting ter sido treinado por um benfiquista... A vitória é da nação benfiquista no ano do "Apito Dourado", um ano atípico. Por isso já há quem diga que este título do SLB não começou quando Cunha Leal e Luís Guilherme foram para a Liga mas sim a 20 de Abril de 2004, quando foram feitas as primeiras detenções da operação "Apito Dourado".
PS - Quando se fala tanto na saída de Trapattoni, porque será que ninguém se lembrou de sugerir Álvaro Magalhães como seu sucessor. O "seis dedos" em dois anos ganhou uma Taça de Portugal e um campeonato...

CABEÇUDOS

O resultado do culto do caceteirismo, do provincianismo e da pelintrice teve a sua expressão máxima na ocupação da portuense Praça da Liberdade (!). Os SuperDragões foram para ali festejar o...2º lugar, que, como se sabe, é o primeiro dos últimos. Mas foi só um pretexto. O que os energúmenos quiseram, e conseguiram, foi evitar que os benfiquistas do Porto festejassem o título com a tradicional voltinha à Avenida dos Aliados. Estamos a falar de uma tropa fandanga que insulta jogadores, treinadores e dirigentes mas que dá jeito sobretudo em determinadas horas. Esta gente envergonha o Porto e os portuenses. Gente, disse eu? Trogloditas, talvez.

sábado, maio 21, 2005

PC EM BRASA

Não fica nada bem a Pinto da Costa todo este circo montado à volta da contratação do holandês Andriassen quando o campeonato estás prestes a ser fechado com o FC Porto versão nº 3 da época ainda com hipóteses de ser campeão. É um sinal bem revelador de algum desespero, que não se compreende. PC vem de duas épocas de tremendo sucesso não apenas desportivo mas também no que toca a facturação. Descobrir o que motivo este nervosismo é o desafio que aqui lanço.

RICARDO CARVALHO

Foi ontem operado no Porto a um problema no ombro. O cirurgião escolhido foi José Carlos Noronha, um reputadíssimo médico portuense que também operou César Peixoto e Derlei, entre outros. Não é só nos pontapés na bola que somos bons. Na ortopedia também damos uns toques...para o osso.

sexta-feira, maio 20, 2005

À LUPA

Liga estuda a possibilidade de a partir da próxima época adoptar a análise estatística e detalhada dos jogos da SuperLiga, recurso que poderá fazer desaparecer os observadores dos árbitros. Isto ainda vai dar que falar...

BADAMEQUICES

Quase houve levantamento de rancho em Guimarães, onde, pelos vistos, Vítor Magalhães ainda não percebeu que já não está no Moreirense. Os craques não gostaram de ser informados por uma circular colada na parede de que tinham de entregar os equipamentos, ao mesmo tempo que lhes chegava o rumor sobre o não pagamento do prémio pela conquista do acesso à Taça UEFA. O presidente teve de ceder perante a pressão dos jogadores, em pleno átrio da "Unidade", uma situação impensável durante os 24 anos e meio de liderança de António Pimenta Machada. Mas este filme ainda será visto mais vezes.

PIRATAS HOLANDESES

Parece que vem aí um camião de holandeses para o campeão nacional. PC pelo menos aprendeu uma coisa com Del Neri: é preciso fazer a vontade ao treinador. O italiano também queria trazer alguns compatriotas mas a SAD estava mais virada para outros mercados. Depois da Endemol e do inefável Peter não sei quê que comeu a nossa doce Alexandra, eis a "holandização" do FC Porto. Convém desde já referir que os holandeses são nossos adversários históricos e que tiveram a ousadia de um dia nos roubar o Rio de Janeiro e as suas beldades. Foi há muito tempo mas eu não me esqueci do acto de pirataria.

ZANDINGA

Promete a última jornada. Couceiro armou-se em Zandinga e garante que tudo se vai decidir nos últimos dez minutos. Quero quer quem entra primeira em campo, pois a multa por atraso até nem é pesada... Nas mãos de Nelo Vingada e de Pedro Barny está a HONRA. Que haja futebol. Que o Porto não seja como Palermo.