RICARDO COSTA E O FCP

Mantenho o que tenho dito e escrito.
Com Hulk ou sem Hulk, o FC Porto continua a poder ser pentacampeão e agora até criou boas condições para pelo menos chegar aos "quartos" da Champions.
Percebo, por outro lado, o banzé que está a ser criado a propósito dos castigos a Hulk (4 meses) e a Sapunaru (6 meses). Todos sabemos que o que conta é o primeiro, o segundo, que representa apenas mais uma das contratações falhadas portistas, até já foi despachado para longe.
Tal como aconteceu no Apito Final, continuo a não acreditar na tese da cabala (ou do robalo).
- Se Ricardo Costa estava mesmo de faca afiada para o FCP, teria despromovido o clube no Apito Final e não reduziria quase para metade da pena mínima os castigos agora aplicados.
Com tanta agência de comunicação que anda por aí, com tanta parafernália para escutas, com tanta bufaria, não percebo como ninguém foi capaz até hoje de pelo menos fazer passar para a Comunicação Social uma tese mais ou menos credível relativamente a um presumível recalcamento do líder da Comissão Disciplinar da Liga em relação ao FC Porto e a um alegado benfiquismo primário do mesmo (nem que seja manifestado na...escola primária, ali por Canelas).
Obviamente, depois de termos ouvido as escutas a sanha cabalística amainou...
Compreendo que seja obrigatório manter uma certa linha de coerência, mantendo as batarias apontadas na direcção da Liga de Clubes, fazendo-se tábua rasa de coisas essenciais, como seja, por exemplo, o facto de apenas ter sido aplicada uma lei mal feita e de a CD da Liga ter deixado a porta aberta para o CJ da FPF absolver Hulk.
É certo que o FC Porto teve danos colaterais provocados pelo processo Apito Dourado/Apito Final. Mas convém não esquecer que esta não é a história da galinha e do ovo. Antes do Apito Final nasceu o Apito Dourado.
Mas a vida é mesmo assim. Quando os processos usados são marginais arriscamo-nos sempre a ser apanhados. Um dia tinha de acontecer. Como aconteceu.
Todos sabemos que, no fundo, o FCP e Pinto da Costa saíram mais ou menos airosamente do problema.
PC não foi condenado na chamada "justiça civil".
O FC Porto não desceu e não foi afastado da Champions, tendo ganho 4 campeonatos em 5 desde que o Apito Dourado veio para a praça pública.

Não sei do que se queixam os talibãs do regime. Ou melhor, sei porque se queixam. Quando começamos a dobrar a espinha é muito difícil vencer a inércia e a tendência é sempre para, nos limites da motricidade humana, ficarmos com a cabeça cada vez mais perto do chão onde os outros mais dia menos dia nos vão pisar.

O pior do futebol continuam a ser aqueles que dependem do futebol para ter uma razão para viver. Uns pobres coitados.