PORTISTA DESDE PEQUENINO


“Faltaste ao respeito à instituição do Futebol Clube do Porto! Vens para aqui com perguntas encomendadas? És um filho da puta! És um bardamerdas! Vai para o caralho! És muito pequeno para mim!”.


Foi esta frase, dirigida a um antigo colega de profissão, que valeu a Rui Cerqueira, director de comunicação do FC Porto, uma suspensão de três meses.


Eis a confirmação de que o pior inimigo do jornalista é o ex-jornalista.


Para Cerqueira, esta é apenas uma medalha. No clube onde é funcionário o excesso de zelo é uma qualidade.


PS - A CD da Liga considerou que um jornalista em funções no jogo é "agente desportivo", ao contrário do que defendeu o FC Porto, pelo que Cerqueira lesionou a honra e a reputação de um agente desportivo e por tal foi punido. É pena que a CD da Liga não possa, por tal extrapolar o seu universo, punir também os clubes e sads que impedem os jornalistas de ter acesso a actos dos mesmos, promovendo cortes de relações e blackouts. Mas mais lamentável ainda é que o Sindicato dos Jornalistas e o Clube Nacional de Imprensa Desportiva continuem a assobiar para ar quando esta é cada vez mais uma arma de arremesso usada pelos clubes e sads, perante o aplauso silencioso dos jornalistas e jornais que continuam a ter acesso a conferências de imprensa, treinos e jogos. Os tais que não fazem perguntas encomendadas...