UPS, MAIS APITO DOURADO?!

Para os leitores de BnA a notícia das despromoções, por corrupção desportiva, de Gondomar e Vizela não foi uma surpresa.
Sinceramente, nos últimos dias comecei a acreditar que o Vizela ia só perder 3 pontos mas a CD da Liga não teve contemplações e interpretou as escutas entre o então chefe do departamento de futebol do Vizela e o árbitro Pedro Sanhudo como um "contrato" que acabou por ser consumado, a que se acrescentaram as queixas do adversário dos vizelenses, o Fafe, relativamente a três penalties que terão ficado por marcar contra o Vizela, nessa época um dos candidatos à subida.
Este processo ainda está para julgamento no tribunal de Gondomar, incluído num pacote de casos em que Pedro Sanhudo é o protagonista. O julgamento ainda não foi marcado pois o padeiro de Salvador do Monte foi para Angola trabalhar...
Quanto aos casos do Gondomar, já foram decididos no julgamento do processo originário. A CD da Liga foi apenas um pouco mais longe que o colectivo presidido por António Carneiro da Silva nas condenações que, no fundo, já vieram formatadas pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Para quem diz que o Apito Dourado foi uma montanha que pariu um rato, começa a ser cada vez mais difícil falar do rato.
Vejamos as consequências:
- Condenações no tribunal de Gondomar a Valentim Loureiro, José Luís Oliveira e uma série de árbitros, a que se seguiram as respectivas penalizações desportivas, com a excepção do actual presidente da mesa da assembleia geral da Liga, que ainda recentemente vimos a cumprimentar energicamente Pinto da Costa na tribuna de honra do Jamor.
- Martins dos Santos e António Henriques condenados, em Gondomar, por corrupção desportiva, num caso relativo a um Marítimo-Nacional, ao qual o Marítimo só escapou porque Henriques na altura não era dirigente e não tinha quotas na SAD. O mesmo Henriques e Azevedo Duarte, antigo membro do Conselho de Arbitragem da FPF, condenados no tribunal de Santa Cruz.
- Boavista despromovido e com processo relativo ao jogo Boavista-Estrela ainda para julgamento.
- FC Porto duplamente condenado pela CD com a subtracção de 6 pontos por tentativa de corrupção. O caso FCP-Estrela morreu na instrução, o caso Beira-Mar-FC Porto faleceu em sede de julgamento mas ainda está em recurso.
- Uma série de árbitros suspensos pela CD da FPF.
- Um mega processo de adulteração das classificações dos árbitros para julgamento na Boa Hora, com Pinto de Sousa à cabeça.

Ok, eram 81 certidões e muita coisa ficou pelo caminho. A PJ e o MP pescaram com rede larga e muito peixe fugiu. No entanto, a pescaria ainda deu alguns resultados. E não fica por aqui.