ASSALTO À LIGA


É um facto.

A operação de sapadores já começou.

Hermínio Loureiro está no ponto de mira sobretudo do FC Porto.

O clube portista tudo irá fazer para o fazer cair do duplo poleiro (presidência da Liga e vice-presidência da FPF).

O nome que surgiu a semana passada - Guilherme Aguiar - não passa de uma cortina de fumo. O antigo director executivo nunca foi uma figura consensual, nem no tempo do organismo autonómo, quando a Liga era dirigida efectivamente por Ângelo Ferreira.

A saída do Boavista da direcção da Liga é apenas mais um sinal da guerra que aí vem. Há duas semanas estava tudo bem entre o clube do Bessa e a Liga e na reunião da direcção em que foi apreciada a saída do Sporting os axadrezados não mostraram qualquer intenção de sair. Pelo contrário...

Na gíria diz-se que chegou a altura de contar espingardas. Nunca a expressão foi tão apropriada. Porque o que dá para ver é que Hermínio neste momento tem mais espingardas e apenas uma bombarda (o Benfica). As grandes peças de artilharia estão na outra trincheira.

Com o seu mandato a terminar em Outubro, Hermínio tem como primeiro objectivo completá-lo e dificilmente perderá quorum na direcção. Mas pode perder toda a legimitidade se na próxima assembleia geral da Liga não forem aprovados os pressupostos que idealizou para a homologação das equipas dos próximos campeonato profissionais... Quando e se tal acontecer, é muito provável que outro nome já tenha sido sugerido como candidato a presidente e não candidato a candidato.

Há várias possibilidades.

A saber:

- Álvaro Braga Júnior.

- Rui Alves.

- Carlos Pereira.

- Dias Ferreira.

- Vítor Baía


A minha zebra é o mais laureado dos futebolistas portugueses.