UPS

Podem ler hoje no "Record" uma história muito curiosa sobre uma experiência pioneira na classificação dos árbitros. Um primeiro passo da adopção das novas tecnologias à arbitragem. Na época de 2002/2003, sob a direcção de Luís Guilherme, a Liga avaliou os árbitros com base em imagens integrais dos jogos que apitaram. A lista que estão a ver nada tem a ver com a classificação final. O 2.º classificado, por exemplo, até desceu de escalão...
A lista, que não está rubricada, foi mostrada ontem no tribunal de Fafe por um ex-membro da Comissão de Arbitragem da Liga, Júlio Mouco, o tal que foi afastado por Luís Guilherme e Mário Graça antes do final do respectivo mandato. Porque sei que são curiosos sempre vos posso dizer que para além das classificações normais, com as notas dos observadores, os árbitro foram pontuados com as notas dadas pela comissão de análise TV e dos observadores (50 por cento para cada lado).
Por isso, Hernâni Duarte surge, no mix TV/observadores, na 2.ªa posição e na lista final é último, com Duarte Gomes sem nota pois esteve lesionado nessa época e José Pratas a reformar-se. O mano mais novo de Augusto desceu à 2.ª categoria com o prémio de quase ter sido o melhor nas avaliações feitas através da televisão, nesta experiência piloto da CA da Liga que até aqui foi secreta.
Curioso tambem o facto de Jorge Sousa ter sido em 2003 o ano árbitro do ano com as novas tecnologias, só conseguindo sê-lo de facto em 2008. Esta foi a época em que Pedro Proença foi o árbitro do ano, embora na tabela com nota TV surja no meio do pelotão. C0m razões de queixa podem estar, isso sim, os árbitros António Resende, José Godinho e António Taia, despromovidos com Hernâni quado na tabela com TV não ficaram em zona de descida. Nessa tabela, como podem ver se ampliarem a imagem, os árbitros em zona de descida são Hélio Santos, João Vilas Boas, José Godinho (único comum às duas listas nesta posição) e, surpreendentemente, Paulo Paraty, sendo que este último acabou em 18.º na tabela oficial.
Reflexão imediata: vale mesmo a pena avaliar os árbitros depois do visionamento completo dos seus jogos na TV ou será que é melhor deixar o assunto nas mãos dos observadores?