O "70"

Esta semana estive em Braga para fazer um apontamento com o famoso "70", também conhecido por José Fernandes, um dos maiores empresários da área da serralharia, com três grandes empresas sedeadas em Gaia. Mas uma pessoa muito simples e que nesta imagem vemos a dar uma entrevista a Trindade Guedes (o repórter TG) no restaurante de Artur Jorge, ex-capitão do Sporting de Braga, restaurante que, aliás, recomendo.
"70"?, perguntará já quem está desse lado. Sim, o Zé 70. Assim ficou porque o seu pai era o agente 70 da polícia. José Fernandes vai para o Braga para todo o lado e houve um tempo em que ia com o Benfica. Não por ser do Benfica mas porque é amigo do empresário Manuel Barbosa. Aliás, José Fernandes deve ser um dos poucos adeptos bracarenses que é só do Sp. Braga, ele que é também um amante de ciclismo e que até já foi dirigente do Sp. Braga. Tendo a particularidade de ser também sócio do Vitória de Guimarães, embora há apenas dois anos. Um minhoto de gema, portanto. "A minha alegria era ver o Braga campeão ou o Vitória, se possível com um deles em segundo", afirma quem todas as jornadas quer ver "o FC Porto, o Benfica e o Sporting sempre a perder".
O "70" sente um enorme orgulho na carreira que o Sp. Braga está a fazer na Europa. "Não fazemos ninguém passar vergonhas, como o Sporting, e até em Milão mostrámos de que matéria somos feitos", acrescenta quem não acredita ser possível ver o Sp. Braga ou o Vitória sagrarem-se campeões "porque os grandes não deixam", sublinhando o "roubo de igreja" que aconteceu na catedral da Luz e que levou Mesquita Machado a demitir-se da presidência da AG da FPF ("e muito bem"). Quanto ao Benfica, "teve o azar de não poder disputar os jogos da Taça UEFA com os árbitros portugueses..." E diz mais: "Por mim, os três grandes podiam ir jogar para Espanha!"
São 74 anos de vida cheios de vitalidade. E alguma desilusão pois o futebol "é uma mentira". Críticas também para Vítor Pereira: "Não sabe quanto custa a um adepto pagar para ver jogos de futebol e acompanhar as equipas porque sempre lhe pagaram para andar no futebol".
Do actual Sp. Braga, confirma algo de antigo: "Temos pouca sorte com os brasileiros". Não é brasileiro mas também leva por tabela: "o Andrés Madrid andou aqui dois anos lesionado e agora se calhar nunca se vai lesionar no FC Porto..." Quanto a António Salvador, apenas isto. "Gosta do Sp. Braga há pouco tempo..." O "70" está um bocado farto de ver na liderança do clube empresários escolhidos por Mesquita Machada que gostam pouco de futebol. "A verdade é que depois de saírem do clube nunca mais ninguém os vê nos jogos...", atira. Sobre Jorge Jesus: "É um bom treinador, só tenho pena que vá para o FC Porto".???????. "Já começaram a escolher os fatos dos noivos, só falta subirem ao altar", diz quem conhece bem os bastidores do clube. Quanto a Jesualdo Ferreira, "vai para um clube pequeno no próximo ano, tem categoria para isso".