A TAÇA DA LIGA


Anda por aí muito pateta alegre, com direito de antena (bem, até o mestre Alves tem, não é?), a afirmar que a Taça da Liga é um fracasso. Não me parece que seja essa a opinião da Carlsberg, o sponsor do evento. Nem da SIC, que investiu um pouco mais de um milhão de euros e está a ter um retorno fantástico com as transmissões de jogos da Taça da Liga. Deixando a TVI a larga distância nos dias de jogos... Reparem nas audiências dos últimos cinco jogos transmitidos pela SIC:

- Guimarães-Benfica 1,650 milhões de telespectadores.

- FC Porto-Setúbal 1,300 milhões

- FC Porto-Académica 1,260 milhões

- Sporting-Paços 1,460 milhões

- Rio Ave-Sporting 1,160 milhões


Não é mau...


Bem, podem continuar a dizer que alguns jogos da Taça da Liga tiveram assistências residuais. Esquecendo que alguns deles se realizaram no dia mais frio de 2008...ou que o Sporting no seu último jogo obrigava os seus adeptos a pagarem 30 ou 35 euros enquanto o Benfica, com bilhetes a 5 euros e o jogo a começar às 16 horas, meteu 35 mil na Luz... Pois é.

Mas os números não enganam e o que nos dizem é que a Taça da Liga antes das meias-finais somou um total de 143.899 espectadores. A última edição, do primeiro jogo à final, somou 134.327 espectadores. A Taça da Liga já é a segunda competição desportiva com mais espectadores... E esta, heim?

A média de espectadores das duas edição da Taça da Liga (2.767 espectadores) supera a média de espectadores da própria Liga Vitalis (1.225 espectadores) e não se envergonha perante a média de 10.328 espectadores de uma competição como é o campeonato, agora sponsorizado pela Sagres, que está a ter um retorno fantástico no investimento e que ultrapassou mesmo a Super Bock em termos de notoriedade de marca associada ao FC Porto, equipa patrocinada pela sua concorrente...


O próprio programa de promoção da Carlsberg Cup faz algum furor. É certo que conta com a Matadinho. Na última terça-feira, fez 18,2 de share contra 10,4 da sessão da noite da RTP e 14,1 do filme "Mar de Chamas" que corria na TVI (é verdade, já todos o vimos pelos menos cinco vezes).

Já vi muitos sucessos celebrados por muito menos.