AGORA ESTOU AQUI

terça-feira, setembro 16, 2008

TAS FORCE


Hoje acordamos com as manchetes do JN e de O JOGO gritando que o TAS tinha arrasado o Apito Final da Liga, dando ao FC Porto argumentos definitivos para não ser excluído das competições europeias. Aguardamos algumas horas até o acórdão ser publicado no site do TAS. E o que é que se lê ali? Que os "árbitros" não conseguiram validar a tese defendida por Benfica e V. Guimarães porque, na altura da análise, não era clara ainda a decisão do CJ da FPF e também porque não tiveram acesso à tradução dos acórdãos da CD da Liga e do CJ da FPF. Mais, o TAS tira ao FCP um dos seus grandes argumentos em sua defesa na instância disciplinar da UEFA, onde invocou a impossibilidade de haver retroactividade na aplicação do artigo que pune a corrupção. Ora, o TAS considera que a retroactividade se aplica e por aqui é que a porca pode torcer o rabo. Vistas bem as coisas, o Comité de Disciplina da UEFA pode agora voltar a apreciar o caso, esclarecer as questões levantadas pelo TAS (que levantou também o facto de haver processos administrativos a correr, processos que não implicam, porém, a suspensão das decisões) e punir ou não o FC Porto. No acórdão do TAS quem sai mais causticada é a UEFA pela forma precipitada como tratou o caso, o resto da história em relação ao CJ da FPF é conhecido. Quanto a críticas à CD da Liga, como foi ventilado nos órgãos oficiais, nicles de pickles. Ou seja, assistimos todos mais uma vez a um golpe de desinformação com direito a editorial do pau-mandado do costume... Vamos agora esperar para ver no que isto dá e do que mais são capazes os recoveiros da nossa praça.

25 comentários:

Ricardo disse...

Está bem, abelha. Isso tudo é para justificar o facto de o seu jornal (e A Bola) terem ignorado o assunto? Quando, há uns meses, a coisa pendia para o lado dos vermelhos e dos aliados quiseram lá eles saber se ainda havia possibilidade de recursos ou não. Até orgasmos deve ter havido nas Redacções daqueles jornais só com a possibilidade de o Porto ser afastado da Champions...

Anónimo disse...

"Tribunal Arbitral do Desporto divulga acórdão favorável ao FC Porto

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) divulgou hoje o acórdão que recusa dar provimento aos recursos interposto pelo Benfica e Vitória de Guimarães sobre a sentença que permitiu a presença do FC Porto na presente edição da Liga dos Campeões.



O acórdão, divulgado no site do TAS, é a favor da manutenção do FC Porto na Liga dos Campeões e critica duramente as decisões da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Liga Portuguesa e da União Europeia de Futebol (UEFA).

O TAS realça no acórdão que não foi estabelecido com a «necessária certeza» o envolvimento do FC Porto em «actividades proibidas», como o descrito pelo artigo 1.04 do Regulamento da Liga dos Campeões.

«As duas decisões (do Conselho de Justiça da FPF e Comissão Disciplinar da LPFP) não demonstram com a requerida certeza que o Segundo Respondente (ou o seu presidente) tenham estado envolvidos em qualquer acto ilícito», refere o ponto 10.04.2.2 do acórdão.

O Tribunal Arbitral decidiu ainda que o Benfica, Vitória de Guimarães e a UEFA vão ter de indemnizar o FC Porto em 10 mil euros cada, isto por causa dos custos legais do processo.
in "A Bola" on-line
Sei que um blog é pessoal e que todos temos direito à nossa opinião, mas, por outro lado, nunca escondeu a sua condição de jornalista, que o obriga a apoiar-se mais em factos e menos em considerações pessoais. O seu comentário reforçado pelo cartoon revela muita falta de isenção .
Ah e apesar disso, concordo com quase tudo o que escreveu acerca do que se passa à volta dos paralímpicos

Enes

Armindo disse...

Oh sôrGénio.

Lampião já o sabia que o era, agora... num saber lêr English Language???

TAS-se bem!!!

TAS dá razão ao PORTO disse...

TAS bem!

olha os salazaristas a saltar! parece a dança do vira salazarista!!

aqui ao lado no blog da bola, parece a festa da espuma! o homem espumou-se todo, parecia que estava a ter um ataque!

ah, caralho! se eu pudesse limpar os salazaristas que existem em Portugal...não me bastavam 2 milhões de munições...

Anónimo disse...

TAS é com AZIA.. ai TAS TAS HAHAHAHAHAHAHA

dragao vila pouca disse...

Tem vergonha na cara meu triste e apenas digo triste, porque se dissesse o que me vai na alma, tu censuravas.
Quais foram as providências cautelares que Pinto da Costa apresentou e que foram indeferidas, como dizes no Record, ó triste?
Dizes que não tem efeitos recroactivos, mas não dizes, meu triste, que se o F.C.Porto, por hipótese não puder participar, a Juventus, Marselha, Milan, etc., também não poderiam.
Repito o que disse em relação a ti há tempos atrás e que tu percebeste bem: tanta honra perdida, para nada.
Antes de criticares os outros jornais e jornalistas, pensa bem, tu, que tens tantos telhados de vidro - digo-o porque sei, já fizestes tantos fretes!...- e tens perto de ti, também, quem já tinha feito de tudo e repito, de tudo, para fazer fretes a favor de um determinado lado.
Eu tenho em relação a ti uma grande vantagem conheço-te bem.

Menphis disse...

Não sei se se lestes mas lá diz que para o FCP levar castigo então O Milan, a Juventus, Lazio, Fiorentina , Marselha e, vê lá tu, o Anderlecht também terão de ser castigados. Só demonstra a azia que esta decisão deu a muita gente.

Anónimo disse...

bela teoria menphis! quer dizer que és apanhado numa situação de corrupção és julgado e condenado 3 ou 4 anos depois e não podes ser castigado porque se tinhas que ser castigado era na epoca k isso se passou ...

Anónimo disse...

Olha´lá oh verme....gostei do pau mandado...os outros ( nos quais te incluo ) são os "moles comprados" ( sim que os outros nem coluna vertebral têm...como tu ) e são como aquele caozinho ( figuar mundial ) do " his master voice".... fica bem com o teu sentido de justiça.....( a vossa sim é cega ...e nojenta )

Anónimo disse...

"... considera que a retroactividade se aplica e por aqui é que a porca pode torcer o rabo ..."
É isso mesmo, a retroactividade pode aplicar-se, mas o que o TAS diz é que é para todos! Aí é que a porca torce o rabo!
ACL

Anónimo disse...

Era importante saber quem indicou os elementos para a CD e CJ e os seus clubes de "coração", para tudo ser o mais transparente possivel???

Anónimo disse...

eles nao invocaram a impossiblidade de rectroactividade.
eles simplesmente nao analisaram esse argumento portista.
que raio de jornalista é este que é o ultimo a saber da informaçao que passa pelos jornais.

Che

K-Jo Vendetta disse...

só demonstra o estado em que o futebol se encontra, e a culpa é de todos esses curruptos, que agora vêm defender-se com argumentos de caquinha... se os outros clubes tambem têm de ser castigados, então que o sejam, ou é bonito termos metade dos clubes na UEFA devido a corrupção??

são a vergonha de Portugal... A VERGONHA!!!! não me importo de acabr o campeonato em 6º, de perder com o basileia com golos roubados ou de levar 3-1 do barcelona com uma exibição de caca... ao menos não sou corrupto.... VERGONHOSOS!!!

Passaralho disse...

Até que enfim alguém leu o acordão e o compreendeu.
Parabéns EQ.
Aos grunhos, peçam a alguém que lhes leia isso e traduza para linguagem acessível a acéfalos.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Sim, sim...

Isto é tudo uma cabala e por aí fora.

Ainda não vi foi provar em contrário as escutas, que o Augusto Duarte esteve em casa do bufas e que as putas foram ao quarto dos árbitros.

De resto, tudo o que se diga, para mim é conversa...

Anónimo disse...

OUVI DIZER QUE AT´W ASSUSTAS OS CAEZINHOS QNDO PASSAS NA RUA MEU TRISTE....

genoveve disse...

Ó Geno, que gozo dá não saberes ler. Mas tamém, pa inda te enxufrares todo de raiva e despeito como aí uns do teu galinheiro, vá lá, deixa. Porém, faz-me certa confusão que, lido naquele livro teu, pareceu-me que eras meio inteligente e enxergavas acima do doente fanatismo. Mas já será mal de sangue, cartaxano ou de outra origem.

Não fiques triste, entrementes, Eugénio! Sê um jornalista dos grandes!

Ihihi, que dizem que os jornais, certas folhas, não gostam das frescas, só de noticiário de intriga e inveja, requentado.

Anónimo disse...

Quem está sob suspeita de ter mentido em tribunal ???!!!

QUÉM É ?!

simon disse...

De resto, tudo o que se diga, para mim é conversa...

E o que me importa é o Porto pagar ao benfas, como ao bitória, por ter perdido, mentido, em julgamento, além de à uefa, bem feito, que quanto a lá ter razão, ou não, já sabe, o TAS é só mais um tribunal a nível da morgada e costas, com amarais de encomenda.

E pronto, bisto que perdeu o Porto, parabens aos intriguistas, invejosos, e a esse bando mesquinho dos outros.

Ihihi, que tu, ó Geno, então o TAS não diz à Uefa que quando fale de retroactividade no tempo o faça a pensar na Juventus de Platini e assim do Milan, além de mais meia dúzia de clubes, antes de se dirigir somente ao Porto, em forma de imerecido privilégio?

Ai, ai, que não me leste o texto à pressa!

Pim-pim Santos Júnior disse...

Essa do pau mandado é de mestre.
O homem até rasteja e lambe as botas de for preciso para poder continuar a escrever editoriais ao melhor estilo de O PATO.

Tadinho do Nandinho...

Anónimo disse...

Em Julho benfica e guimarães viram indeferidos os seus recursos, e o porto brindou.
Agora sai o acórdão sobre essa decisão, e o porto brinda novamente.
O Porto ganhou ao fenerbahçe e ganhou 3 pontos.
Mas amanhã quando sair publicado o resultado, ganham mais 3 pontos.
O porto já tem 6 pontos na Liga dos Campeões.
É a teoria do TAS. Tas a ver.

EJ

Joe disse...

Ó inteligente, se leres o acórdão com atenção (ponto 10.3.3) verás que o TAS justifica a desaplicação do princípio da proibição da rectroactividade com o facto de os interessados terem outros meios de defesa, nomeadamente os princípios da igualdade e da proporcionalidade. É que nos termos em que está redigido o regulamento da UEFA nenhum comportamento prescreve, nem existe nenhum limite para a eventual exclusão.
O que é que isto quer dizer? Por exemplo, que se fôssemos a investigar as coisas que o árbitro Howard King contou há uns anos sobre as meninas e prendas que lhe apareciam no hotel quando apitava em lisboa jogos da UEFA (porque razão a nossa imprensa desportiva nunca se interessou por isso?....) os clubes da segunda circular ainda podiam levar por tabela. E o mesmo se diga se alguma vez tivesse havido um inquérito à viagem do "chinês" com a comitiva do spórtem, ou se no caso Calabote não tivesse sido esse triste o único a ser punido, e não quem lhe pagou. Ou se a Morgadinha não arquivasse as escutas em que o orelhas escolhe árbitros, ou não achasse perfeitamente normal a vergonha do estorilgate.

Claro que tudo isto não vale nada quando comparado com o saco de notas que o PdC pagou ao Augusto Duarte para conseguir empatar em aveiro, num jogo em que meia equipa descansou. Isso foram factos que ficaram inquestionavelmente asssentes depois do testemunho da quenga vingadora, que por acaso até está com um processo-crime por falsas declarações relacionadas exectamente com este caso.
E claro que tudo empalidece perante as 3 quengas que dormiram com o Jacinto e fiscais, por um preço total que não chegou a 500€ (!!!) pago por alguém que nunca pertenceu aos quadros do Porto (limitou-se a dar conhecimento do facto ao PdC) já depois de um jogo sem casos entre o FCP e uma equipa do fundo da tabela.

lamparinagem, ide mas é mamar. Contuinuem a tentar ganhar na secretaria, que eu gosto de ver.

bisturi disse...

Sr Eugénio: "golpe de desinformação com direito a editorial do pau-mandado do costume" - se o senhor o diz, eu nunca vou contra os especialistas!

Anónimo disse...

para o porco do joe

Tira essa coisa daqui
Tira esse lixo daqui
Tira esse nojo daqui
Tira essa merda daqui
Tira o fedor daqui
Tira essa porra daqui
Tira essa puta daqui
Caralho!!!

Eu tenho porcos no quintal
E todos eles cheiram tão mal
Mas o que é que eu vou fazer
Se é minha merda que eles querem comer

Joe disse...

Para o poeta anónimo das 23:41,

chupa-mos.