NOVOS VENTOS

O Sp. Braga e o Vitória de Guimarães investiram este ano nos seus departamentos de comunicação. O primeiro clube contratou Ricardo Lemos, que era jornalista de O Jogo, e o Vitória contratou José Marinho, da Sport TV e também ex-O JOGO. Os meus colegas do Norte ficaram um bocado amuados por terem sido escolhidos "mouros", se bem que o Marinho, presumo, seja "cá de cima". Eu não. Pelo que já percebi, Braga e Vitória escolheram bem. Cada um com o seu estilo, ambos jornalistas com provas dadas, Lemos e Marinho podem dar a estes clubes a dimensão que eles merecem nesta importante área. Ontem, por exemplo, o Vitória proporcionou, no seu site, uma grande entrevista, com algum sumo, de Emílio Macedo, na qual foram feitas perguntas que se aceitam de circunstância e outras também com bom ângulo jornalístico. É o que se pretende. Se bem que isto não seja tudo. Aos jornais que vão todos os dias a Braga e a Guimarães deve também ser dada alguma margem para trabalhar o "produto" de forma original, num momento em que a diferença entre a palavra "controlar" e "informar" é tão curta como a distância entre o Sameiro e o Bom Jesus, o Colombo da Luz ou a igreja das Antas e o Dragão, só para dar alguns exemplos.