AS BIRRAS DOS FUTEBOLISTAS


1- Já o disse e repito: não aprovo a conduta dos futebolistas que, depois de assinarem contratos de livre vontade, tentam forçar transferências só porque, de repente, apareceu alguém disposto a dar-lhes mais uns milhares.A novela em torno de Cristiano Ronaldo, já se disse, foi absurda e não dignificou muita gente, com o jogador à cabeça. O Real, se estava interessado, só tinha de apresentar uma proposta ao Manchester United. Não era preciso inventar truques (alguns de baixo nível), afectar a concentração do jogador (o que prejudicou Portugal no Europeu) ou promover uma campanha tão intensa quanto ignóbil na "sua" imprensa.Pelo que atrás refiro, é óbvio que também não concordo com a birra protagonizada agora por Robinho. De cabeça à volta com o convite do Chelsea de Scolari, o brasileiro faz tudo para forçar a saída de Madrid, esquecendo que se tem uma ligação ao clube espanhol é porque assim o desejou.Mas, independentemente da postura errada de Robinho, não deixa de ser curioso ver o clube merengue nesta confusão. Se há clube no Mundo que merece uma embrulhada assim... só pode ser este. O Real está a provar do próprio veneno.Calderon e seus pares não conseguiram "roubar" o português a Ferguson, mas gastaram tantas energias e tempo no "romance" que não repararam em mais nada. Esqueceram-se de equacionar outras eventuais aquisições, fizeram cedências a contar com algo que ainda não estava selado e, pior de tudo, desvalorizam uma das jóias do plantel.Robinho está a tentar apoveitar-se da situação, mas não deixa de ter razão quando diz que os espanhóis ignoraram a sua intenção de renovar contrato porque só tinham olhos para Ronaldo. Isto é mesmo verdade. Como foram gulosos, os madrilenos agora não têm o madeirense, nem o sul-americano, pois já se percebeu que se Robinho for obrigado a permanecer no Santigo Bernabéu o fará contrariado. Provavelmente ao ponto de fazer apenas figura de corpo presente.
2 - Quaresma foi mesmo para o Inter. Não pelas verbas prometidas por Pinto da Costa, mas por números bastante interessantes. Face à actual conjuntura económica, devido ao envolvimento de Pelé no negócio e, essencialmente, porque o extremo "já estava noutra" há muito... parece-me bom negócio. Agora, resta ver se Mourinho irá conseguir com que o internacional luso deixe de ser somente figura de proa no futebol nacional. Potencial ele tem, mas depois de falhada a experiência no Barcelona, esta deve ser a derradeira chance para deixar de ser apenas bom...

PS - Vi o Milan perder na estreia de Ronaldinho. Em casa e perante o recém-promovido Bolonha. Mas, por mais estranho que possa parecer, o brasileiro fez uma jogatana, a prometer época de grande nível. Horas mais tarde, assisti também à triste estreia do Barcelona na Liga espanhola. Foi derrotado pelo Numancia, igualmente oriundo do escalão secundário. Após estas partidas (e de ter visto o Chelsea jogar esta temporada) fiquei com uma dúvida: Guardiola sabia o que estava a fazer quando considerou que Ronaldinho e Deco estavam a mais no Barcelona? Duvido. Mas, nem tudo é mau, num momento de clarividência, o antigo capitão resolveu manter Eto'o. Ou será que foi obrigado a fazê-lo?!

LUÍS AVELÃS