PRIMEIRAS REACÇÕES NA BLOGOSFERA

Numa decisão ainda passível de recurso, a UEFA decidiu que o FC Porto vai ficar afastado, no próximo ano, da Liga dos Campeões. Estranho o silêncio com que os mais fervorosos adeptos receberam a notícia. Não sei se porque ainda estão a digerir a perplexidade, se porque acreditam que a decisão é reversível. Mas que é estranho, lá isso é. Pensei que quando esta possibilidade se confirmasse, o Porto iria ficar em estado-de-sítio. Nada. Silêncio apenas. Enquanto o recurso vai e vem, vou pensando se, agora, a artilharia da justiça - a comum e a desportiva - irá apontar baterias ao sul, onde, diz-se, também haverá assunto para se entreterem.
http://oanonimoanonimo.blogs.sapo.pt/

Por decisão da UEFA, e na sequência do processo "Apito Dourado", que por sua vez originou o "Apito Final", o FC Porto está impedido de participar na Liga dos Campeões 2008-2009. Já há vários dias que os portistas mais bem informados estavam preparados para o pior. E as entrelinhas de notícias e artigos de opinião prenunciavam tempos difíceis no Dragão. Agora é que o FC Porto vai provar se é ou não um grande clube e não apenas um produto com o selo de qualidade de Jorge Nuno Pinto da Costa.
http://leaodaestrela.blogspot.com/

Na segunda-feira, falei com uma pessoa de grande importância na UEFA e as suas palavras foram exactamente estas: “O Porto está fora da Liga dos Campeões”. Falei com uma fonte ligada à FPF e de lá disseram-me: “O Porto em primeira instância não se safa”.Falei com uma fonte da Liga que me garantiu: “Não há hipótese do Porto se safar em primeira instância.” E finalmente falei com alguém ligado à SAD do FC Porto que me garantiu: “Já sabemos que vamos ser penalizados, mas vamos ganhar o recurso.”Como sempre acertamos e não foi só esta vez. Já agora garantimos, com base nas mesmas fontes, que o FC Porto tem fortes probabilidades de ganhar o recurso.
http://blogdabola.blogspot.com/

O padre américo disse não haver rapazes maus. eu acrescentaria: nem bons!no mundo futebol como na vida podem-se fazer uma série de asneiras.menos ser visto - e ouvido - a fazê-las!já nos meus tempos de adolescente as coisas aconteciam da mesma maneira. havia sempre uns que, por não estarem na mira dos professores, por maior velocidade de pernas, ou de raciocínio, conseguiam saír da 'cena do crime', enquanto outros, mais lentos, sem a fama de meninos 'bonitos', eram agarrados.sobre o castigo aplicado pela 'uefa' (e, a montante, pelo 'cd' da 'liga') ao 'fc do porto' tenho uma leitura semelhante: a equipa portista foi 'apanhada'; muitas outras, simplesmente, não o foram!
http://antonioboronha.blogspot.com/

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental, e o último dia do Quaresma no FCP.As cinzas que os crentes na justiça divina recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte (e à vergonha, à desonra e ao descrédito).A Quarta-Feira de Cinzas marca o fim do carnaval carmenmirandesco das frutas, das baianas que visitam árbitros e dos árbitros que visitam baianas através da Cosmos.As cinzas indicam que o clube não se chamuscou apenas na pena ridícula dos 6 pontos, queimou-se completamente na fogueira da vaidade de ser campeão não importa como.A Quarta-Feira de Cinzas é hoje, e eu virei aqui reeditar este post assim que a decisão da UEFA for tornada pública. Come on, baby, light my fire!
http://www.bnrb.blogspot.com/

O Apito Final, afinal, não teve consequências graves apenas para o Boavista. O FC Porto também foi, no início de Maio, castigado pela Comissão de Disciplina da Liga - em 6 pontos, por corrupção sob a forma tentada -, mas só agora é que ficou a conhecer a verdadeira pena: a exclusão da próxima edição da Liga dos Campeões. A UEFA foi peremptória e os tricampeões nacionais têm nos próximos dias que apresentar recurso da decisão. Vão fazê-lo, mesmo sabendo que muito dificilmente jogará nas competições europeias em 2008/09. Concentrará as atenções no tetra, para amenizar o castigo. O escândalo, no entanto, vai demorar mais tempo a ser apagado.
http://www.livreindirecto.net/

A Jorge Nuno Pinto da Costa e a Luís Filipe Vieira, do fundo do coração. Sem a vossa seriedade e a vossa competência, seria impossível ao Vitória Sport Clube estar tão perto da fase de grupos da Liga dos Campeões. Muito, muito obrigado.ps - Por ridículo que possa parecer, pela primeira vez na vida vou olhar para os potes e perceber o que é que me apetece, se esta decisão de hoje se confirma. Eh, pá... Obrigado Costa e Vieira! Um grande abraço!
http://quatroquatrodois.blogspot.com/

Depois de ultrapassado o impacto da notícia que abalou a família portista, é hora de calmamente e serenamente, esperar. Esperar pela entrevista do Presidente à Sic, onde todos os contornos deste abalo que a todos perturbou, mas não desmobilizou, vão, tenho a certeza, ser explicados. Depois, então, na posse de dados mais concretos, podemos reflectir mais profundamente sobre tudo isto, embora para mim e para muitos portistas, isto é, claramente: gato escondido com rabo de fora, e a UEFA vai perceber a seu tempo, as razões do que está por trás desta história. A tempo, é o meu sentimento, do F.C.Porto participar na prova, para a qual conquistou o direito dentro do campo e de forma brilhante. Já vai por aí um grande frenesim e, aposto, em alguns lugares, o champanhe jorrou.
http://dragaodoente.blogspot.com/

A UEFA envia uma nota de culpa ao Mágico Porto, para que este responda em meia dúzia de dias. A resposta do nosso clube é entregue no dia 3 e a decisão é tomada no dia 4 de manhã.Entre a entrada da resposta e a sua análise, passou uma noite, que, presumo, os membros do comité de análise não a passaram em claro a analisar.Entendo que a decisão já estava tomada e não poderia ter em conta os argumentos apresentados pelo FC Porto, uma vez que não existiu tempo para a assimilar e discutir.Esta situação faz-me lembrar aquelas que ocorrem em Portugal, em que Advogados são notificados para apresentar alegações orais no Tribunal da Relação, que as efectuam em pleno Tribunal e 10 minutos depois recebem um Acordão de 30-40-50 páginas devidamente fundamentado.Como será que, face ao regulamento, o Milan e a Juventus podem ser admitidos na Liga dos Campeões da próxima época!!! Como acontece a reabilitação destes infractores?O Milan e a Juventus estiveram envolvidos em situações de viciação de resultados, em anos posteriores ao do Porto. Não existe qualquer regulamento que os reabilite.Todos os anos têm de ser aferidos os critérios de admissão.O Milan e a Juventus, por terem estado envolvidos, não cumprem os termos do regulamento de admissão, sendo certo que o Regulamento na forma como está redigido abrange até o Marselha.O Milan também foi sancionado em 1.ª instância e absolvido no Comité de Apelo da UEFA! Aguardemos serenamente.
http://odragao.blogspot.com/