Apito Final


Será que a Comissão de Disciplina da Liga poderá dar um passo importante para quem gere ou vai gerir no futuro o sector de arbitragem?
Isto porque irá propor que as falhas no Regulamento Disciplinar sejam corrigidas.
O Apito Final decretou castigos severos para árbitros e ex- árbitros, por corrupção desportiva, mas, durante a investigação, verificou-se que vários árbitros, alguns observadores e árbitros assistentes tiveram actuações que merecem a mais viva reprovação e censura.
As práticas de tráfico de influência não correspondem a ilícitos nos regulamentos, sendo a razão por que não forampunidas.
E não é possível ficar impune, quando existe prática abusiva.
Este regulamento, que deve ser alterado, também é muito severo em relação aos árbitros, já que lhes aplica penas de corrupção desportiva sem que seja necessário provar que houve adulteração da verdade desportiva, enquanto que, para os dirigentes e, por consequência, para os clubes, obriga a que tal seja demonstrado, o que, como se sabe, é muito difícil.
Também não há paralelismo entre quem corrompe e quem é corrompido, o que é manifestamente injusto.
Houve clubes e dirigentes que foram punidos por corrupção tentada não consumada e os árbitros punidos por corrupção consumada pelos mesmos factos.
É mais uma das situações que estes regulamentos desvirtuam e vamos agora esperar que a Comissão Disciplinar da Liga proponha a alteração do Regulamento Disciplinar da Liga, propondo aos clubes a previsão de novos ilícitos disciplinares, a fim de que estas práticas não fiquem impunes e que todos sejam punidos de igual forma.
Será mais justo....