O INESGOTÁVEL SANTANA


O clima de "guerrilha" interna no PSD (no PPD ou no PPD/PSD, como gosta de dizer Santana Lopes) é um dos temas do momento. O maior partido da Oposição quer fazer-nos crer que é uma alternativa credível ao PS mas, ao mesmo tempo, não consegue organizar-se de modo a fazer passar uma imagem de estabilidade e credibilidade. Mas, enfim, nem tudo é mau: Alberto João Jardim desistiu de avançar com a candidatura à liderança do partido. Assim sendo, as minhas hipóteses de emigrar reduziram substancialmente.

Mas, naturalmente, a uma boa notícia costuma suceder outra menos positiva. Jardim continuará no meio do Atlântico a chamar tudo e mais alguma coisa aos continentais, mas o inesgotável Santana Lopes parece de regresso para mais uns períodos de "alucinação". Depois do brilhante desempenho enquanto Primeiro Ministro, o homem parece interessado em repetir a façanha. E, segundo consta, até parece contar com alguns apoios no seio do PSD.

Perante este cenário - e tendo em conta que os restantes prováveis candidatos a líderes do PSD também não parecem entusiasar ninguém -, creio que o José Sócrates e o PS já ganharam, por antecipação, as próximas eleições. E não será por goleada, mas por falta de comparência!