UM MAR DE ÁGUA


Dezasseis anos depois do último derby entre os dois rivais disputado no Mar, num jogo relativo às meias-finais da Taça, Leixões e F. C. Porto voltaram a defrontar-se em Matosinhos, agora para o campeonato. A chuva assinalou o regresso no preciso momento em que as equipas entravam em campo.
Aproveitando o intervalo do jogo no Funchal, fica aqui a análise ao trabalho da equipa de arbitragem:
Bem exibidos os cartões amarelos a Bruno China e Fucile e faltou assinalar um pontapé livre directo aos 48 minutos favorável ao FC Porto, quando um defesa leixonense joga deliberadamente com o braço.
Aos 41 minutos Quaresma teve razão em reclamar quando o defesa saiu da barreira. O pontapé livre directo deveria ter sido repetido e exibido o cartão amarelo ao leixonense que saiu da barreira.
Bem assinaladas as posições de fora de jogo a Farias (20 m), Quaresma (31 m) e Cech (61 minutos) e foram mal assinaladas ao ataque do F.C. Porto logo no primeiro minuto a Lucho, aos 10 minutos dois defesas colocavam Lisandro em posição legal quando se isolou, aos 13 minutos novo erro no fora de jogo a Lucho que isolado rematou para o golo, aos 70 minutos mal assinalado o fora de jogo a Cech e finalmente aos 92 e 93 minutos dois foras de jogo mal assinalados a Adriano.
Nos golos:
Golo legal de Roberto pois no inicio da jogada Hugo Morais corta a bola legalmente e centra. Golo legal de Lisandro num lance muito bem analisado por José Luís Melo em lance de difícil julgamento e golo ilegal de Tarik que estava em posição de fora de jogo no momento do passe que o isolou.
Erro grave foi cometido, ao não expulsar Bruno Alves, por prática de jogo violento, quando na disputa da bola atingiu deliberadamente Jorge Gonçalves nas costas.