Respondendo

Quanto às interpretações da Lei 12, qual era a teoria em vigor. As do "International Board" ou a que que constava do "Esclarecimento interno"? Ou mais propriamente as da autoria de P. Proença com acompanhamento à "viola" de V. Pereira?

Sr. Manuel Leão o que está em vigor é o Livro das 17 Leis do Jogo, editado em diversas línguas e em diversos países, autorizado pelo International Board F.A.
Ambos os comunicados de Vítor Pereira, o primeiro foi público, o segundo foi confidencial dirigido a todos os árbitros, por mail em mensagem que se autodestruía ao fim de alguns dias, não estão em consonância com as interpretações e as Leis do Jogo.
É a opinião generalizada dos árbitros, ex-árbitros e membros da Comissão Técnica de Arbitragem da FPF e até de monitores da FIFA, que ficaram surpreendidos com o comunicado.
E a prova de que a “viola” foi colocada no saco, é que o autor do comunicado nunca mais tocou no assunto, bem como o árbitro que decidiu de forma diferente da esperada.
Aliás, nem nos cursos dos árbitros de 2ª e 3ª divisão nacional, organizados pela F.P.P. foi permitido divulgação, antes pelo contrario houve foi um esclarecimento cabal de como devem agir os árbitros, e quais as diferenças em lances que devem ser analisados como cortes e outros lances que devem ser analisados por passes deliberados.
Aproveito para lhe esclarecer que o professor Jorge Pombo é um dos mestres e das vozes mais autorizadas em Portugal sobre teoria e leis do jogo em arbitragem de futebol.
O seu post é um trabalho magnifico de interpretação da Lei 12, aproveitando para lhe dar os meus parabéns.
Aconselho todos os leitores deste blog a lerem esse post (encontram nos comentários do post “Árbitros em Forma”).