Lançamento de Linha Lateral


No passado domingo na Figueira da Foz, antes do primeiro golo do Benfica, Binya efectuou um lançamento de linha lateral com um pé no ar.
O lançamento de linha lateral é uma das formas de repor a bola em jogo e não pode ser marcado golo directamente.
A bola entra em jogo no momento em que entra no terreno de jogo.
Se o executante do lançamento lateral for importunado ou obstruído por um jogador da equipa adversária, a este jogador deve ser exibido o cartão amarelo por comportamento anti desportivo.
Como deve ser efectuado o lançamento lateral pelo executante: deve ser frente ao terreno, segurar a bola com as duas mãos, lançar a bola por detrás da nuca e por cima da cabeça e ter pelo menos parcialmente os dois pés sobre a linha lateral ou sobre a faixa de terreno exterior a esta linha.
Ou seja o parcialmente deste lei obriga a que os pés estejam no chão, embora possa estar incompletamente, desequilibradamente e em desigualdade. Um à frente e outro atrás, a biqueira dos pés no chão e o calcanhar do pé levantado, ou vice-versa, mas nunca o pé totalmente levantado do chão.
E Binya no jogo Naval – Benfica ao levantar o pé do chão, para efectuar o lançamento de linha lateral, com esta irregularidade, ganha vantagem e mais impulso para o efectuar.