A ponte é uma passagem


Rui Moreira não coube na lista do conselho superior que surge acoplada à Lista B de Pinto da Costa. Disse B mas se calhar exagerei. É que, nas eleições do FCP, não há Lista A. O que há é...B, isto é, Pinto da Costa a concorrer sozinho e o seu conselho superior - que para nada serve a não ser para adorno - concorre contra o conselho superior de Rui Moreira. Confusos? Vou esclarecer: o cabeça de lista do conselho superior oficial é Pôncio Monteiro e o cabeça de lista do outro é Pôncio Monteiro. Este último só compareceu na apresentação do conselho superior da Lista B. Rui Moreira, que na blogosfera é o menino querido dos adeptos portistas, tendo ganho mesmo uma sondagem a Pinto da Costa no "Portistas de Bancada", está condenado a comer ostras. Como o comprova a entrevista muito crítica, da qual não tenho link, que hoje deu ao "Diário de Notícias" de Quim Oliveirinha e João Marcelino. De portista com declarado "low profile", Rui Moreira tem vindo a mostrar que não é apenas mais um que se vai ficar a babar sempre que o Papa tentar dizer uma piadinha. Está a seguir o seu caminho. 2010 pode ser a meta...que não a dos leitões, claro.
PS 1 - Note-se que Moreira é o comentador da "Trio de Ataque" que mais me consegue surpreender. Não vai para lá com os trabalhos de casa feitos, ao contrário do senhor das sondagens...
PS 2 - Mais uma vez sua santidade mostrou que é completamente insensível na hora de fazer sangue. Afastou Domingos Matos, o presidente do conselho fiscal, alegando que não é admissível que seja o mesmo Domingos Matos que é administrador da Cofina, o grupo que detém os jornais "Record" e "Correio da Manhã", que "perseguem sistematicamente o FC Porto", conforme disse à sua musa. Obviamente, os concorrentes do R. e do CM trataram imediatamente de avisar o mundo de que andam por aí à solta jornalistas perigosos, jornalistas que sobrepõem o interesse noticioso à vassalagem pura e dura (e ainda assim ficam alguns à porta, o que é fabuloso).
Já agora, o que disse Moreira ao DN que tanto irritou JNPC:
Não é só o presidente. Alguma coisa na SAD não está bem. Há uma sensação de que a SAD do FC Porto está assustada. Há factores externos que têm provocado isso e, nesse sentido, a direcção tem contado com a solidariedade dos adeptos que, como eu e até prova em contrário, acreditam que vão ser ilibados, mas o que é facto é que se comportam como se estivessem condicionados. E isso limita a capacidade de fazer o seu papel. E obriga o treinador a fazer mais do que a sua obrigação. A SAD e a direcção deixaram de ser um escudo efectivo. Aqueles que lhe [Pinto da Costa] faziam sugestões ou críticas ou foram-se afastando ou foram afastados. A SAD do FC Porto é hoje muito centrada em Pinto da Costa e nas pessoas da sua confiança. Que ele deixou de desempenhar as tarefas tal como as desempenhava no passado, não tenho dúvida. Aceito até que ele não fale mas não compreendo que não tenha na SAD quem o faça. Agora, que há eleições, é bom tomar nota desse facto. Mas há problemas maiores. O problema da sustentabilidade do modelo que o FC Porto enquanto clube com a sua SAD. Desde as vendas para o Chelsea, o FC Porto passou a gerir um orçamento superior ao dos concorrentes directos. Tinha sido uma boa altura para arrumar a casa e criar um projecto. Isso não foi feito, e pior, em Outubro do ano passado tive acesso a contas muito preocupantes. Na altura ouvi a promessa de uma terapia de choque que passava pela aposta na formação, redução do investimento no plantel, diminuição dos custos salariais e reestruturação organizacional. Era uma cura tão necessária quanto dolorosa pelo que pensei ser essa a última dádiva do presidente Pinto da Costa ao clube. Porque ninguém, a não ser ele, conseguiria explicar aos adeptos a necessidade de anéis para não perder dedos. Mas nada foi feito.