Jornada 17

A teoria do "já podem encomendar as faixas para o FC Porto", que tanto pano para mangas deu aos nossos comentadores que nasceram com o rei na barriga, mas que (como se vê) rapidamente são apanhados com as calças na mão consequência de mais uma diarreia mental, já era. Apetece-me quase citar um amigo meu que acredita que o tuga Magueijo conseguiu pôs em causa a teoria da relatividade. Ok, Xavi, não percebo nada de matemática... A nova teoria do nosso futebol é uma espécie de teoria do caos. Reparem no que aconteceu este fim de semana. Jogos intragáveis, lentos, pobretanos; jogos de alta intensidade, como os de Alvalade e da Luz. E mais uma vez os comentadores a pedirem processos sumaríssimos, quando se sabe que estes já eram, que só o que está no relatório do árbitro é substância... A desatenção do costume numa ciência colada a cuspo. O que resulta essencialmente da ronda 17 é:
- A confirmação da crise do líder e campeão, pese embora Jesualdo Ferreira ache que não. Perder com o Atlético, com o Leiria (que perdeu em Aveiro) e com o Estrela (que nunca tinha ganho na casa portista) é o quê? Azar?
- O futebol empolgante do Benfica e a resistência fantástica de um Boavista que ameaça subir na tabela, misturando-se no pelotão das equipas que lutam pelo 4.º/5.º lugares.
- A grande reviravolta do Sporting, se bem que suportada em erros do árbitro...madeirense Duarte Gomes. Os leões não foram às compras, se pudessem tinham despachado o Bueno mas como não foi possível lá tiveram que levar com o seu fabuloso tetragolos.
- A arbitragem de Pedro Henriques na Luz, deixando faltas por marcar mas potenciando, e de que maneira, o jogo jogado num desporto, como o futebol, que é de contacto.
- A preciosa vitória da Académica, uma das melhores equipas do campeonato, que se afasta um pouco da perigosa boca do aspirador, onde voltou a cair o Vitória de Setúbal.
- 12.ª grande penalidade não marcada esta época a favor do FC Porto. À dúzia é mais barato? Não, são as sequelas da reabertura do Apito Dourado. E isto não vai ficar por aqui...