BRAGA POR UM CANUDO


Terceiro treinador no Sp. Braga esta época. Não é inédito na Bwin Liga mas num clube com a dimensão do Sp. Braga dá pelo menos que pensar. Carlos Carvalhal conseguiu colocar a equipa pela primeira vez na fase regular da Taça UEFA e...saiu. Rogério Gonçalves está a um passo de levar a equipa ainda mais para a frente na mesma competição e...saiu. Quem pode dizer que Carvalhal e Gonçalves são maus treinadores? Bem, sempre haverá alguém... A verdade é que Rogério trabalhou no Braga sempre com rede, ou seja, com Jorge Costa, este, sim, grande aposta da SAD. O antigo capitão portista estava na calha para, mais dia menos dia, assumir a posição de n.º1, que é natural em si. Aí está. Terá de ser ele a responder perante o exigente Salvador, o presidente que fez enriquecer a SAD e que continua zangado com os seus adeptos, de que é exemplo a fraca assistência ao Braga-Parma. Não ganha muito o empreendedor empreiteiro em manter esta guerra com os adeptos do seu clube, melhor seria fazer algum charme, mas há estilos muitos difíceis de mudar sobretudo para quem está habituado a lidar com mestres de obras, picheleiros e trolhas. Salvador sente que tem tijolo, ferro e madeira para se candidatar ao título e já viu que não será esta época. Custa. Porque tem uma boa equipa, o melhor estádio português e as maiores reservas de capital. Mas está visto que para se vencer no futebol é preciso algo mais. Génio, por exemplo, como o de Pinto da Costa. Esperteza, como a de Vieira. Só para dar dois exemplos. Salvador ainda é novo, ainda pode aprender...
PS 1 - Esta mudança vai transformar o cada vez mais próximo FC Porto-Sp. Braga num jogo muito interessante, com Jorge Costa na condição de treinador principal a ter que "torcer" contra a equipa do seu coração, a equipa que o deixou partir sem uma festa de homenagem (é mais um para se juntar a uma extensa lista)
PS 2 - O inevitável José Pereira, presidente do sindicato dos treinadores, já saltou a terreiro para afirmar que Jorge Costa não tem sequer habilitações para treinar clubes da Liga de Honra. Com uma fugaz passagem pelo Campomaiorense, salvo erro, e como interino, o senhor Pereira devia pensar duas vezes antes de falar de Jorge Costa e de habilitações porque, primeiro, está a falar de um campeão e, segundo, toda a gente sabe que nos nossos cursos de treinadores nunca chumbou ninguém mesmo quem chumba por faltas!