O MORALISTA

Depois de um dia bem passado com a malta jovem na «Bracalândia», regresso à realidade e o tema é LFV. O presidente do Benfica entrou ontem na Redacção do "24 Horas" - ainda bem que a rapaziada já se habituou a estas coisas... - a ameaçar o director desta publicação de "engolir" o processo relativo à transferência de Mantorras para o Benfica, que custou a módica quantia de 5 milhões de euros. Antes do mais, uma lembrança: Vieira não é o primeiro presidente de clube que invade uma redacção! Segundo a reportagem do "24", assinada por um jornalista que conheço bem e que sei ter boas fontes, perdeu-se o rasto a 1 milhão de euros, que não terão chegado a entrar nos cofres do Alverca. Vieira garante que não, que está tudo limpinho, que tudo isto não passa de uma cabala para abafar o processo "Apito Dourado". Uma verdadeira teoria da conspiração que conduz à vitimização do costume e à ameaça já velha de deixar o Benfica, depois de no Benfica ter conquistado um dos 32 títulos nacionais conseguidos pelo Glorioso. Não tenho dados sobre o processo, sei apenas que já tem as calças rotas de tanto correr diversos departamentos... Mas sei, por exemplo, que ainda bem recentemente LFV perdeu um processo contra um jornalista que durante a fase quente do "Apito Dourado" referiu que LFV tinha tido conversas suspeitas com, pasme-se, Valentim Loureiro. O processo foi arquivado. Será que também faz parte da "box" que alguém deixou à porta da casa assaltada do presidente do Benfica? Enfim, um verdadeiro romance, no qual nem lágrimas faltam.
PS 1- Pergunta inocente: alguém me sabe explicar como é que um clube, como o Alverca, encaixa 1 milhão de contos e vem depois de escantilhão?
PS 2 - É no mínimo preocupante para o negócio futebol surgir o presidente da SAD com mais clube a afirmas que há resultados martelados, ou seja, mais que insinuando que esta é a Liga da Mentira. Não é nada que não se passe nos outros sectores mas o certo é que, tirando aqueles que vão dentro, nunca vimos nenhum capitalista afirmar que as cotações das empresas são manipuladas na Bolsa de Valores. Só mesmo no mercado de Angeiras é admissível ouvir uma peixeira aconselhar-nos a não comprar as sardinhas da vizinha, embora os seus carapaus não sejam propriamente os mais frescos e viçosos do dia...