Penso eu de que (1)


São pouco mais de 4 minutos de montagem mas as imagens são expressivas. No 'Youtube' podem apreciar o Tarik Sektioui, o penúltimo reforço do FC Porto. É um extremo que não se encolhe e que também aparece a finalizar. Adriaanse conhece-o muito bem. Pode ser uma das surpresas do novo-velho FC Porto que se prepara para atacar o bicampeonato, 22º para o clube.
O Benfica lá acabou por prorrogar o empréstimo de Fabrizio Micolli. É um ponta-de-lança 'sui generis', no jeito de pequeno bombardeiro. O seu histórico de lesões é o único factor negativo. Pode formar com Marcel uma dupla explosiva. Sim, mas o que fazer então a Nuno Gomes?
Entusiasmo no Bessa. O caso não é para menos. Os axadrezados, apesar dos problemas financeiros, têm um projecto sólido, profissional e sério. Mais a mais com a competência de Jesualdo Ferreira como locomotiva.
Em Braga, Salvador continua a reduzir a margem de manobra de Carlos Carvalhal. Só falta mesmo pedir-lhe o título. Espera-se que desta vez não venda a defesa em Dezembro, nos saldos de Moscovo.
Mais uma vez, a habilidade. Há 6 clubes com dívidas transitadas em julgado e que segundo a lei não só seriam impedidos de inscrever jogadores mas também de participar nos respectivos campeonatos. Isto é, se a comissão executiva da Liga não tivesse permitido que esses mesmos clubes - Naval 1º de Maio, Boavista, Leixões, Santa Clara... - pudessem inscrever jogadores (mesmo alguns que ainda não tinham sido anunciados) entre 1 de 5 de Julho. Há muitas maneiras de contornar a lei mas esta é, no mínimo, grosseira. É que no dá serem os clubes a determinar a sua própria legislação e a velar pelo respectivo cumprimento...
Quanto ao "caso Mateus", ganha cada vez mais força a tese de que deve ser o Leixões a subir, à custa do mérito desportivo que lhe valeu o 3º lugar na Liga de Honra (que um ano antes teria dado a subida não fosse essa obsessão mórbida pelo encolhimento dos campeonatos) e nunca o Belenenses, que baqueou do ponto de vista competitivo. É uma tese já com jurisprudência (veja-se o que aconteceu quando o Salgueiros caiu directamente da Liga de Honra para a 2ª B) e que fica também pendente neste imbróglio típico de um futebol pródigo em carimbos, conversas off-record, chávenas de café pingado, genuflexões e contorcionismos...
É no mínimo interessante a ideia da TMN de angariar clientes à conta da necessidade que os sócios do FC Porto têm de falar uns com os outros. Estamos a falar do ataque directo a uma quota de mercado de 80 mil potenciais "cidadão telemovizados". Qualquer dia temos a freguesia do BnA a poder beneficiar de um pacote deste género. Com a nossa média de 800 visitantes diários, mais de 20 mil por mês e quase 250 mil por anos, somos candidatos!